segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cuidando de adultos e idosos com diabetes


Assumir a responsabilidade de cuidar de um parente, cônjuge ou amigo é uma decisão muito generosa — é isso que cada vez mais pessoas vêm enfrentando a cada ano. O cuidado proporciona um relacionamento gratificante e ao mesmo tempo estressante, pois você tem que aprender como ajudar alguém a controlar o diabetes, adaptar-se a outras condições médicas e ainda achar tempo para suas próprias necessidades. Sendo um cuidador, uma rotina já ocupada torna-se mais atarefada ainda. Você não pode fazer tudo, mas quer se sentir bem em fazer o seu melhor.

Você pode começar com um planejamento escrito. Comece conversando com um profissional de saúde sobre as coisas que a pessoa de quem você está cuidando precisará. Pense sobre tudo, da ajuda com as compras no supermercado ao transporte em equipamento especial, fornecer medicamento e cuidados pessoais diários. Em seguida, determine quem será o responsável por fornecer essas coisas — profissionais, você, o cuidador ou família e amigos disponíveis.

Embora o diabetes possa ser controlado, frequentemente a pessoa sente-se exausta pela necessidade de observação contínua sobre o que comer, picar a ponta do dedo para o teste do sangue e praticar atividade física suficiente. Conforme a pessoa fica mais velha, essas necessidades podem ser até um pouco mais difíceis de lidar, especialmente se elas estão se ajustando a outras complicações médicas, como perda de visão, mobilidade reduzida ou problemas digestivos.

Lembre-se de que talvez seja difícil para a pessoa que está ficando mais velha aceitar o fato de que pode precisar de ajuda. Ninguém quer se sentir como se estivesse perdendo a independência. Faça o melhor para continuar falando com essa pessoa como um adulto maduro e mantê-la envolvida o máximo possível nas decisões sobre o auto-cuidado. Quanto mais confiante ela estiver, mais energia você terá para cuidar do resto.

Dicas para cuidar de adultos e idosos
-Pode ser difícil para algumas pessoas aceitar que não podem mais cuidar de si mesmas sozinhas. Converse com a pessoa de quem você está cuidando para determinar o que ele/ela ainda é capaz de fazer. Use sua imaginação e você descobrirá maneiras para ajudar a pessoa de quem você está cuidando a sentir-se menos dependente de você.
-Inicie a conversa. Mesmo quando você achar que não há nada a falar, comente sobre a paisagem ou sobre as notícias nos jornais. Falar ajuda a manter a pessoa atenta e socialmente envolvida.
-Transforme a casa em um local a prova de quedas. As quedas podem ser emocionalmente devastadoras, fazendo com que a pessoa se sinta fraca e receosa. Ajude a pessoa a fazer exames nos olhos e ouvidos regularmente e retire todos os perigos dos caminhos.
-Crie um banheiro seguro usando um tapete antiderrapante no chuveiro ou uma cadeira para banho. Certifique-se de que todos os porta-toalhas estejam be firmes e pense na possibilidade de ter um vaso sanitário mais elevado se a pessoa tiver problemas para sair das cadeiras.
-Incentive seu ente querido a se envolver em grupos da comunidade e acompanhe-o nos assuntos que interessam. Atividade física, como caminhada ou jardinagem, é ótimo para manter a mente e o corpo da pessoa saudáveis.
Participe de um grupo de apoio com o cuidador — específicos para cuidadores que cuidam de pessoas com diabetes ou em um grupo geral. Muitas pessoas enfrentam desafios similares e terão bons conselhos para você.
-Reserve um tempo só para você. Você ainda precisa e merece ter um tempo para buscar seus próprios interesses e objetivos. Cuidar de alguém não significa que você precisa colocar sua vida de lado.
-Dê uma boa olhada em você mesmo. Se você estiver perdendo o sono, mostrando sinais de depressão, sentindo raiva o tempo todo ou negligenciando suas responsabilidades, a relação de cuidado não está funcionando. Não se sinta culpado. Faça as mudanças necessárias ou considere uma outra solução.


Cuidando de adolescentes com diabetes



Todo mundo sabe que ser adolescente não é nada fácil. Colocar o peso do auto-cuidado da diabetes nos ombros do adolescente não fará com que se torne mais fácil. Este é um momento importante para toda a família— seu adolescente está ávido pela independência, estando pronto para a faculdade ou para o mundo adulto. Mas eles ainda precisam da sua orientação e apoio.

É importante compreender que esta condição pode afetar a todos em qualquer idade. Ter diabetes significa que você e seu filho terão responsabilidades adicionais nos próximos anos, mas isso não pode e nem deve prejudicar a qualidade de vida do seu filho. Na verdade, a auto-disciplina acrescentada pode trabalhar em favor do seu filho.

Embora o diabetes possa ser controlado, é uma doença com danos imediatos potenciais e complicações a longo prazo. É importante que seu adolescente entenda que os passos positivos hoje podem ajudá-lo a fazer uma diferença significativa na sua saúde conforme ficar mais velho. Isso pode ser difícil para um adolescente entender— eles podem sentir como se estivessem vivendo com grandes limitações e não conseguem perceber o benefício.

Para garantir que seu filho adote a melhor prática de auto-cuidado possível, aproveite as oportunidades para dar conhecimento a toda a família. Incentive seu adolescente a se envolver com outras pessoas da sua idade portadoras de diabetes — e encontre um grupo de pais para você participar.

Conversando com seu filho adolescente

Esta é uma época especialmente sensível — a adolescência é uma montanha russa. Você não pode começar a supor o que eles estão pensando e não pode esperar que eles saibam o que passa na sua mente, então aproveita cada oportunidade para falar abertamente sobre o que está acontecendo na vida de vocês.

Este também é o momento para começar a falar com seu filho, ou filha, como um adulto. Você não pode mais dizer a eles o que fazer— você precisa negociar regras e envolvê-los nas decisões sobre o auto-cuidado.

Dicas para cuidar de adolescentes

-Escolha as palavras com cuidado. Não diga que as leituras do açúcar no sangue estão “boas” ou “más, em vez disso use “altas”, “baixas” e “normais”.
-Quando o nível do açúcar no sangue estiver alto, decida como resolver isso. Castigo não é adequado e pode levá-los a não dizer a verdade na próxima vez. Se o nível alto de açúcar no sangue for resultado de comida em excesso, elogie seu filho por estar sendo honesto e crie um plano para evitar o problema no futuro.
-Não fale somente sobre diabetes. Lembre-se de perguntar, “Como foi seu dia na escola?” ou “Como foi a educação física?” — não apenas “Como estava sua glicemia hoje?"
-Nunca deixe seu filho usar o diabetes como uma desculpa. Explique que se ele tentar usar o diabetes como um motivo para fingir, isso poderá facilmente ser usado como um motivo para evitar que ele faça as coisas que deseja fazer.
-Compartilhe suas preocupações sobre as complicações a longo prazo, mas não as use como táticas de intimidação. O tiro pode sair pela culatra— seu filho, ou filha, pode começar a acreditar que não há vantagens em cuidar do diabetes.
-Deixe seu filho conversar em particular com o médico. Eles não apenas conseguirão conversar mais abertamente sobre seus problemas, mas receber orientações diretamente do médico pode tirar um pouco da pressão sobre você.
-E o mais importante: limites consistentes e disciplina são essenciais para o seu adolescente. Às vezes os pais sentem pena do filho portador de diabetes e tentam compensar isso sendo tolerantes em outras áreas. A longo prazo, isso não ajudará— e realmente pode fazer com que seja difícil para o seu adolescente enfrentar o mundo real.

Cuidando de crianças com diabetes



Um diagnóstico de diabetes não deve diminuir a qualidade de vida do seu filho. Você e seu filho terão responsabilidades adicionais nos próximos anos, mas a autodisciplina pode funcionar a favor do seu filho.

Como pai de uma criança ou bebê recém-diagnosticado como portador de diabetes, o diagnóstico do seu filho pode afetar você muito mais do que a própria criança. Afinal de contas, seu filho é totalmente dependente de você para todo tipo de cuidados, não apenas para os tratamentos de diabetes. Ao mesmo tempo em que seu filho começa a andar e falar, o diabetes será uma pequena parte do mundo dele. As crianças vivem o momento. O teste de açúcar no sangue ou a injeção que eram um transtorno esta manhã, foram esquecidos.

Para sua própria tranquilidade, bem como para a saúde do seu filho, aproveite toda oportunidade possível de aprender. Participe de grupos de apoio local, onde você pode saber que outras famílias que estão enfrentando exatamente os mesmos problemas diariamente. Cuide-se. O diabetes é uma responsabilidade diária, às vezes horária — se você não se cuidar, poderá ficar extenuado.

Conversando com seu filho

Só você sabe quantas informações fornecer a seu filho e quando ele está pronto para entender mais. Por enquanto, basta ele saber que tem muito açúcar no sangue e precisa de insulina para viver.

Também é uma boa idéia começar falando sobre diabetes e como você se sente. Mantenha o foco nos fatos sobre injeções e resultados do açúcar no sangue — mesmo os bebês ficam atentos à maneira como falamos as coisas, que pode revelar mais do que as palavras que usamos.

Dicas para cuidar de crianças pequenas
-Preste muita atenção no seu filho. Há coisas que ele/ela não entende muito bem
-Escolha as palavras com cuidado. Não diga que as leituras do açúcar no sangue estão “boas” ou “más”, em vez disso use “altas”, “baixas” e “normais”.
-Parabenize seu filho por ser corajoso quando chegar a hora de fazer o teste ou aplicar a injeção.
-Transforme os horários do teste e das injeções em um momento caloroso e afetuoso. O abraço depois de um teste de açúcar no sangue pode ser bem demorado.
-Deixe a criança participar escolhendo um dedo para fazer o teste ou esfregando o local após o teste.
-Faça regularmente um rodízio dos locais de aplicação da injeção. O ideal é não injetar no mesmo local mais que uma vez a cada 30 dias.
-Deixe tudo pronto antes do teste. Faça com que o processo seja rápido e calmo. Quanto menos você se chatear com isso, menos seu filho ficará chateado também.
-Fale com seu médico para criar um plano de alimentação, testes e medicação ideal para seu filho.


domingo, 22 de novembro de 2009

Diferenças entre Diet e Light



O consumo dos alimentos diet e light aumentaram progressivamente nos últimos anos. Desde o início de sua comercialização, os consumidores começaram a associar os produtos diet como sendo de baixo valor calórico, depois vieram os lights e a confusão se formou!


É importante esclarecer que os alimentos diets não estão associados a baixas calorias e sim à alimentos que estão isentos de um ou mais ingredientes da fórmula original ou que foram 100% trocados por outra substância. Estes produtos foram criados para atender pessoas que tenham restrição de algum tipo de substância, como os diabéticos pelo açúcar ou os hipertensos pelo sal. Portanto, lembre-se: Nem todos os alimentos diets apresentam redução na quantidade de calorias e, por isso, devem ser evitados por quem quer perder peso. Um caso clássico seria o chocolate diet, que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa ser um alimento de baixa caloria, é um produto que contém muito mais gordura, em função da retirada do açúcar e por vezes mais calóricos que os chocolates comuns.


Já os alimentos lights apresentam uma diminuição calórica de, no mínimo, 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. Este alimento não é necessariamente indicado para pessoas que apresentam alguma doença, nesse caso os diets seriam os mais indicados.

Moderação na hora de comprar diets e lights! 


Ao contrário do que se pensa e faz não se deve aumentar a quantidade consumida de alimentos diets e lights em função de serem menos calóricos ou terem um nutriente reduzido, pois o alimento perderá sua finalidade, podendo até engordar. Não esqueça que o abuso desses tipos de alimentos é o principal responsável pelo fracasso da maioria das dietas.

A melhor receita ainda é manter o equilíbrio e moderação com alimentos saudáveis e hábitos alimentares adequados!

Dicas na hora de consumir alimentos diets e lights! 


Ø Ler os rótulos, observar as calorias e a composição desses alimentos é importante. Como são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando a mais por um alimento que não precisa ser substituído;

Ø Para emagrecer, ingira os produtos lights na mesma quantidade dos produtos normais. Um grande erro é que as pessoas exageram no consumo e podem até engordar;

Ø Não consuma abusivamente os produtos lights que substituem o açúcar por adoçante, pois seu consumo exagerado pode trazer desconfortos gástricos;

Ø Ao consumir esses produtos, procure ler no rótulo qual ingrediente que está alterado em relação à sua fórmula original (ex.: chocolate = gordura, queijos = sal).

Mitos e verdades sobre alimentos diets e lights! 

-Diet é sem açúcar?


Ø Não necessariamente. O que caracteriza um produto diet não é a falta de açúcar, mas a retirada total de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura...).

-Light é sem gordura?

Ø Não necessariamente. Lights são classificados como sendo de baixa caloria ou algum nutriente (açúcar, gordura, sódio...), é reduzido pelo menos 25% quando comparado ao alimento normal.

-Light e diet são saudáveis?

Ø Sim, se forem usados em ocasiões especiais, mas não devem substituir a alimentação convencional, que inclui frutas e verduras, pois se tratam de produtos industrializados, por isso devem ser usados com moderação. Quando usados por pessoas conscientes, trazem mais saúde, pois possibilitam um maior controle sobre os nutrientes que a pessoa ingere.

-Light e diet emagrecem?

Ø Não necessariamente. Por serem menos calóricos do que alguns alimentos convencionais poderão fazer parte da dieta de quem quer perder peso, mas isso não acontece com todos eles. Não possuem nenhum “efeito emagrecedor”.

-Posso comer o quanto quiser?

Ø Não. Muitas pessoas acabam cometendo exageros achando que está tendo uma alimentação mais saudável. Quem age assim poderá estar consumindo ainda mais calorias.

-Gestantes podem comer?

Ø Sim. Não há nada que impeça grávidas e lactantes de consumir esses produtos. Apenas recomenda-se que a mulher que não está acostumada com adoçante não ingira a substância.

-Light e diet tem menos calorias?

Ø Depende. Se um produto for light por ter menor valor energético, será menos calórico. Por não conterem açúcar ou gordura, alguns produtos diet também terão menos calorias. Mas essa não é a regra: alguns são mais calóricos do que os originais. COMPARAR SEMPRE OS RÓTULOS!

-É totalmente sem açúcar?

Ø Não necessariamente. Mesmo que não tenham sido adicionados açúcares durante o preparo, os produtos diet “sem adição de açúcar”, podem conter açúcares em seus próprios ingredientes. Já quando aparece a mensagem “diet sem açúcar”, o alimento não terá açúcar nenhum.

-São bons para o coração?

Ø Depende. Nem todos os alimentos light e diet fazem bem aos cardíacos. Alguns deles têm muita gordura saturada, sal e gordura trans.

-Chocolate diet não engorda?

Ø Em geral, o chocolate sem adição de açúcar tem tantas ou mais calorias do que o original.

-Diet controla a diabetes?

Ø O diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos em geral, e não apenas do açúcar. Assim, produtos isentos de açúcar podem ter carboidratos provenientes de outras fontes.

-Light é melhor para a pressão?

Ø Para manter uma dieta favorável, o hipertenso deve analisar a quantidade de sal em todos os alimentos, e não apenas nos produtos diet ou light



Alimento Diet e Light: Qual a Diferença?




Desde o início da comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e, conseqüentemente, permitidos para as pessoas que precisam ou desejam perder os quilos extras. Depois, vieram os light e a confusão se formou 




Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet. Diet e light virou "sobrenome" de diversos alimentos mas, o que os diferenciam?



Alimento Diet



De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usados em dois tipos de alimentos:

1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);

2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?

Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente sendo permitida a existência do açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose.

Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto. Já, os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como, a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.

É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico, é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois, é isento (restrito) em açúcar (carboidrato), mas, não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal. Por outro lado, com a retirada de um nutriente, o alimento pode vir a apresentar uma diminuição de calorias mas, nesse caso, é preciso verificar se a redução justifica a substituição do alimento convencional pelo diet.



Alimento Light 



A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.

Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença, é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos). Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.

Além disso, a quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Freqüentemente, ocorre o erro que ingerir o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light mas, dificilmente, há a redução de 50% das calorias nesses alimentos.

Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempre atento na hora da compra pois, como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.




FONTE:http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010126_nut_diet_light.htm


Falta de distinção é o problema nos diets e lights


Estudo com 120 diabéticos tipo 2 feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, mostrou que, apesar de consumir produtos diet e light com frequência, mais da metade não sabe a diferença entre os dois tipos de produtos, não tem o hábito de ler o rótulo desses alimentos e também não controla a quantidade ingerida. Entre os pacientes entrevistados (60 homens e 60 mulheres), todos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a média de idade era de 63 anos e 83,3% tinham sobrepeso ou obesidade. Os dados foram obtidos por meio de um questionário envolvendo variáveis sociodemográficas, hábitos de vida, história da doença e consumo de produtos dietéticos e adoçantes. A amostra foi composta principalmente por indivíduos com baixa escolaridade.


O estudo, publicado pela Agência Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, foi conduzido pela nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, que alerta para o fato de que o consumo excessivo desses produtos pode interferir no controle glicêmico e trazer prejuízos para a saúde dos pacientes. Os alimentos classificados como diet são aqueles que estão isentos de determinados nutrientes, como açúcar, sódio ou gordura. Já os produtos light apresentam redução de, no mínimo, 25% do valor energético total ou de algum nutriente presente no produto convencional.


O trabalho indicou ainda que, embora não tenham sido observadas diferenças significativas entre homens e mulheres com relação à ingestão de produtos diet e light, os idosos são os maiores consumidores de adoçantes entre todas as faixas etárias, enquanto as mulheres usam mais o adoçante fora de casa e se dizem mais preocupadas com a quantidade utilizada do que os homens.

FONTE: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_fique_por_dentro.aspx?id=674

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Zinco reduz risco de diabete


De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista científica americana Diabetes Care o consumo de zinco diminui em até 28% o risco de desenvolver o diabete. Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de analisar incidência de diabete tipo 2 em mais de 80 mil mulheres com idade entre 33 e 60 anos.
“O mineral ajuda a regular a ação da insulina. E, além disso, o zinco participa da formação de substâncias que protegem as células contra os radicais livres, moléculas que também favorecem o diabete”, explica Qi Sun, condutor da pesquisa.
A pesquisa informa ainda que a dose diária (de zinco) recomendada para uma mulher é de 8 miligramas. Já os homens devem ingerir 11 miligramas.


Além de prevenir o diabete, o zinco também serve para “turbinar” o sistema imunológico, afastar problemas cardiovasculares, driblar a falta de apetite, deixar o cérebro em forma e melhorar a cicatrização. Essa substância pode ser encontrada em alimentos como trigo, ostra, amêndoas, castanha-do-pará e carne bovina.

Fontes de zinco 

Cereja, pêra, nozes pecans
Peixes, ostras, sardinha e marisco
Ovos
Carne de carneiro, fígado, carne vermelha
Levedo de cerveja, algas, couve, cogumelos, soja e grãos. 


Outros Benefícios e funções do zinco

Auxilia no bom funcionamento da  próstata, como também no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos
Ajuda na prevenção da acne
Participa na síntese de colágeno e outras proteínas
Funciona como cicatrizante de feridas e machucados
Potencializa as defesas do organismo
Protege o fígado
Indispensável para boa formação óssea
É também um poderoso antioxidante
Ela facilita na absorção da vitamina A, já que o bom crescimento e desenvolvimento do bebê durante a gestação, infância e adolescência são dependentes da sua presença.
O zinco mantém os sentidos do olfato, paladar e protege seus olhos. 






      segunda-feira, 16 de novembro de 2009

      Cristo Redentor - 14 de novembro de 2009

      Gente, Olha como o Cristo ficou lindo no sábado!!!!

      Uma das maravilhas do mundo moderno "vestindo" a nossa camisa!!!


      PARTICIPEM!!!!!!
      NOSSA UNIÃO É QUE FAZ ACONTECER!!!!


      sábado, 14 de novembro de 2009

      Sobre o Dia Mundial do Diabetes


      È hoje!!! 
      14 de novembro, Dia mundial de combate ao diabetes.


      Sobre o Dia Mundial do Diabetes 
      O dia 14 de novembro foi escolhido para ser o Dia Mundial do Diabetes por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Banting. Ele e Charles Best projetaram a ideia que levou à descoberta da insulina.


      Para que o diabetes ganhe destaque, a International Diabetes Federation incentiva a realização de centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a SociedadeBrasileira de Diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também apoiam a causa.




      Por Que um Círculo Azul?

      A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela foi e continua sendo representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.



      Tema 2009
      O tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é 
      Diabetes: Educar para Prevenir. 

      A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.




      Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para os governos, é um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que possuem risco de ter. Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o público em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.

      As mensagens-chave dessa campanha são:

      • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta
      • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
      • Saber como cuidar do diabetes e controlar.
        Os objetivos da campanha 2009-2013 são:
        • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
        • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
        • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
        • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
        • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
        • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.




          quinta-feira, 12 de novembro de 2009

          Corrida contra o diabetes reúne centenas de pessoas na Pajuçara


          Centenas de pessoas participam na manhã deste domingo, dia 8, da segunda edição da Corrida contra o Diabetes. O evento, que aconteceu na orla de Pajuçara, com mais de 800 inscritos só para a corrida, pretendeu chamar a atenção dos portadores de diabetes sobre a importância de manter uma vida normal.



          Mais uma vez marcamos presença em mais um evento nessa luta contra o diabetes. Nossa associação ficou responsável pelos exames de glicemia (ponta de dedo) e nosso stand fez o maior sucesso!!







          Dieta e exercícios são mais eficazes que medicamentos na prevenção do diabetes



          Um estudo publicado esta semana na conceituada revista científica Lancet indica que mudanças no estilo de vida que levam à perda de peso em longo prazo – mesmo que uns poucos quilos – são mais eficazes na prevenção do diabetes tipo 2 do que o tratamento com medicamentos. Avaliando, por dez anos, quase 3 mil pacientes de alto risco, os pesquisadores observaram melhores resultados na prevenção da doença entre aqueles que adotaram uma dieta pobre em gorduras e a prática de 30 minutos de atividades físicas moderadas cinco vezes por semana com o objetivo de perder 7% do peso em um ano, comparados aos pacientes que usaram a droga metformina.

          De acordo com os autores, muitas pessoas do grupo da intervenção no estilo de vida alcançaram o objetivo, perdendo uma média de 6,8 kg durante o primeiro ano de estudo. E, embora, eles tenham recuperado 4,5 kg, em média, nos sete anos subsequentes, as taxas de diabetes continuaram mais baixas nesse grupo. "A perda de peso é a coisa mais importante que temos recomendado às pessoas com sobrepeso em risco para diabetes tipo 2", destacou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes dos Estados Unidos. "Esse estudo mostra que os benefícios mesmo de uma perda de peso modesta podem persistir por muitos anos", complementou.

          Três anos após o estudo, os especialistas relataram uma redução da incidência da doença de 58% no grupo da intervenção no estilo de vida e de 31% no grupo que usou metformina, em comparação com o grupo controle – que não recebeu nenhuma intervenção. Além disso, as intervenções retardaram o desenvolvimento do diabetes em quatro e dois anos, respectivamente. E essa grande diferença fez com que os autores oferecessem sessões de aconselhamento e apoio para mudanças no estilo de vida nos três grupos.

          Os pesquisadores continuarão a acompanhar os participantes por pelo menos mais cinco anos, com o objetivo de determinar o impacto das intervenções no estilo de vida e do tratamento medicamentoso no desenvolvimento de complicações do diabetes, como danos no sistema nervoso e cegueira.



          FONTE: http://gaad-amigosdiabeticos.blogspot.com

          Museu Théo Brandão

          A ideia de iluminar espaços públicos e privados com a luz azul é uma grande ideia, porque vai chamar a atenção das pessoas para a nossa causa... As pessoas vão parar e olhar e vão procurar saber porque está tudo azul, o que aquilo significa.
          Ano passado aqui em Alagoas, a secretaria de saúde do estado, iluminou o prédio do Museu Théo Brandão, que por sinal ficou lindíssimo!!! Mas me parece que esse ano Alagoas está fora da lista oficial da Sociedade brasileira de Diabetes... Uma pena!!!


          O Dia Azul de 2008 foi assim:
          http://www.flickr.com/photos/socbrasdiabetes/sets/72157609164082777/show/

          Agenda para as comemorações do Dia mundial do diabetes em ALAGOAS


          2ª Corrida Contra o Diabetes

          Cerca de 1000 atletas, amadores e profissionais – com diabetes ou não – partirão em prol da saúde e qualidade de vida no dia 08 de novembro. A corrida terá percurso de 5 e 10km, com largada prevista para as 07h (horário local), na Praça Multieventos, na Pajuçara.

          A 2ª Corrida Contra o Diabetes é uma realização das regionais Alagoas da SBD e da SBEM. O evento tem objetivo de mobilizar pessoas, empresas e governos, no sentido de difundir os avanços no tratamento da doença. Durante o evento, serão realizados testes de glicemia, ginástica, atividades recreativas, além de palestras.A organização da prova fará uma distribuição de R$ 15 mil em prêmios para os vencedores das várias categorias. Para sua realização a corrida recebe o apoio do Instituto GBarbosa, Drogarias São Luiz, Vip Aerobic Assessoria Esportiva, Top Academia, Prefeitura de Maceió, Sesi, Nutrilar, Governo de Alagoas, Cesmac, Braskem, Novo Nordisk, Turiscam, Unicred, Sococo, Maceió Shopping, Casa do Médico, Diagnose e Cardio Cardiologia Avançada.

          Festa Para Pacientes com Diabetes

          A Casa do Médico fará um evento para 50 clientes com diabetes sorteados. A festa acontece no dia 11 de novembro, às 19h, no Salão de Festas Bistrot. Haverá palestra com endocrinologista, sorteio de brindes e produtos, música ao vivo e jantar diet.

          Segundo a organização do evento, o objetivo é que através de um encontro descontraído entre profissionais da saúde e pacientes, seja feita uma contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes.

           Palestras em Marechal Deodoro

          O Centro de Saúde Prof. Estácio de Lima, na cidade de Marechal Deodoro, realiza, na manhã do dia 11 de novembro, palestras sobre alimentação, prevenção, pé diabético e saúde bucal. A atividade será realizada na Sociedade Musical Santa Cecília.

          Um dos palestrantes é o endocrinologista Edson Perroti, da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ele vai falar sobre o tema “Diabetes: Educar para Prevenir”. O encerramento está previsto para o meio dia, quando serão oferecidos lanches. O apoio é da Secretaria municipal de Saúde.

          II Fórum de Apoio ao Diabético
          A Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal de Alagoas (LADUFAL) promove, no dia 12 de novembro, das 8h às 11h, o II Fórum de Apoio ao Diabético. O objetivo é esclarecer as pessoas com diabetes e seus familiares sobre aspectos relacionados ao diabetes. Serão realizadas palestras e atividades práticas multidisciplinares, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde acadêmicos e profissionais de saúde vão orientar sobre fisiopatologia da doença, complições, aspectos nutricionais e da reabilitação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes.


          Também haverá triagem para pessoas com diabetes, com medição de glicemia capilar, pressão arterial, circunferência de cintura e quadril, peso e altura, além de exame do Pé Diabético, de urina e de fundo de olho.

          Orientações em Arapiraca

          No dia 14 de novembro, a Farmácio Altofarma (Rua Governador Luiz Cavalcante, 629 - Alto do Cruzeiro) será decorada de azul e serão distribuídos panfletos, com orientaçãoes sobre como prevenir e como conviver com o diabetes.


          Amigos Acadêmicos em Maceió
          O Grupo de Estudos em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, realizará pelo segundo ano consecutivo, o Projeto AMIGOS ACADÊMICOS – como forma de contribuição ao Dia Mundial do Diabetes.
          Local: Universidade Federal de Alagoas
          Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n,
          Tabuleiro do Martins – Maceió – AL, CEP: 57072-970
          Data: 16 a 18 de novembro
          Público-Alvo: Estudantes Universitários dos cursos das áreas de saúde
          Objetivos:
          • Avaliação do conhecimento dos estudantes sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, medidas antropométricas (Índice de Massa Corpórea, Circunferência Abdominal), Pressão Arterial, Medidas da Glicemia Capilar;
          • Promoção de medidas educativas sobre fatores de risco para diabetes mellitus e suas complicações; estimulo a uma vida saudável;
          • Sensibilizar os estudantes sobre a importância do Diabetes Mellitus e da necessidade de uma integração entre todos os cursos com o intuito de formar multiplicadores de medidas educativas e preventivas sobre diabetes em suas populações–alvo.
          Metodologia: Serão confeccionados bannerseducativos abordando os fatores de risco, conhecimentos sobre diabetes e suas complicações e a importância de cada curso da área de saúde para a promoção de educação em diabetes. Um questionário será aplicado para avaliar o conhecimento dos alunos sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, bem como para registrar as medidas antropométricas e glicemia capilar.
          O coordenador é o Dr. José Anderson da Silva, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

          Comemoração Para os Funcionários do HGE – Maceió
          O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE) promove uma manhã de atividades em seu auditório, junto a seus funcionários, com a realização de exames de glicemia; palestra com nutricionista ,abordando a importância de uma alimentação equilibrada; além de um lanche. O evento acontece no dia 
          18 de novembro, às 07h.

          Dia Mundial do Diabetes 2009




          Dia 14, sábado, será comemorado o Dia Mundial do Diabetes. 
          125 locais irão aderir a Luz Azul (Abaixo segue a lista dos locais).
          Temos que comemorar muito os avanços em Diabetes, porém ainda existe uma longa jornada a ser percorrida no âmbito da informação à população, afim de quebrar de vez com preconceito com relação à doença. 

          Prevenção e educação serão os pontos fortes da campanha do Dia Mundial 2009. "Diabetes: Educar para Prevenir" é o tema adotados pela SBD.

          Locais confirmados onde a Luz azul da Diabetes será ligada:

          ·  Águas do Lago do Ibirapuera - São Paulo - SP
          ·  Assembleia Legislativa de Pernambuco - Recife - PE
          ·  Abadtu – Associação Botucatu – SP
          ·  Associação de Diabetes Juvenil - São Paulo - SP
          ·  Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí - Blumenau - SC
          ·  Associação Nacional de Assistência ao Diabético - São Paulo - SP
          ·  Avião da Praça do Centro Cultural - Alta Floresta - MT
          ·  Bandeiras da Prefeitura Municipal de Jaguariúna - SP
          ·  Barco Rio Amazonas - AP
          ·  Câmara Municipal de Porto Alegre - Porto Alegre - RS
          ·  Capela Nossa Senhora das Dores – Rio de Janeiro - RJ
          ·  Casa da Memória - Jaguariúna - SP
          ·  Catedral Metropolitana - Porto Alegre - RS
          ·  Catedral São José - Itabuna - BA
          ·  Centreventos Cau Hansen - Joinville - SC
          ·  Centro Cultural - Coronel Vivida - PR
          ·  Centro Hospitalar Santanense - Santana do Livramento - RS
          ·  Centro Hospitalar Unimed - Joinville - SC
          ·  Centro Universitário FEEVALE - Prédio Branco do Instituto de Ciências da Saúde - Novo Hamburgo - RS*
          ·  Chafariz da Praça Três Poderes - Coronel Vivida - PR
          ·  Companhia de Eletricidade do Ceará - Fortaleza - CE
          ·  Concha Acústica da Pça Maria Aragão - São Luís - MA
          ·  Curso Yázigi (4 unidades) - Recife - PE
          ·  Cristo Redentor – Poços de Caldas – MG
          ·  Cristo Redentor – Rio de Janeiro - RJ
          ·  Drogaria Letícia - Itabuna - BA
          ·  Escola Estadual Municipalizada Pantanal - Miguel Pereira - RJ
          ·  Estátua de Iracema - Fortaleza - CE
          ·  Estátua do Borba Gato - São Paulo - SP
          ·  Estrela da Entrada da Cidade - Jaguariúna - SP
          ·  Farmácias Drogão (matriz e mais 15 lojas) - São Paulo - SP
          ·  Feira Coberta da 304 Sul - Palmas - TO
          ·  Fonte Luminosa - Praça Getúlio Vargas - Cambé - PR
          ·  Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre - RS
          ·  Gabinete do Prefeito - São Paulo - SP
          ·  Governo do Estado de Pernambuco - Recife - PE
          ·  Hospital Albert Einstein - São Paulo - SP
          ·  Hospital da Cruz Vermelha - Curitiba - PR
          ·  Hospital de Olhos Beira Rio - Itabuna - BA
          ·  Hospital do Coração - São Paulo - SP
          ·  Hospital do Servidor Público Estadual - São Paulo - SP
          ·  Hospital Geral de Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
          ·  Hospital Municipal Walter Ferrari - Jaguariúna - SP
          ·  Hospital Regional do Agreste de Caruaru - PE
          ·  Hospital Sírio Libanês - São Paulo - SP
          ·  Hospital Universitário da Universidade de Marília - SP
          ·  Hospital Universitário da Universidade de São José do Rio Preto - SP
          ·  Igreja Matriz - Jaguariúna - SP
          ·  Imperial Hospital de Caridade - Florianópolis - SC
          ·  Instituto da Criança com Diabetes - Porto Alegre - RS
          ·  Instituto Estadual de Diabetes - Rio de Janeiro - RJ
          ·  KG Laboratório - Joinville - SC
          ·  Monumento "A Barca de Joinville" - SC
          ·  Monumento ao Expedicionário - Porto Alegre - RS
          ·  Monumento às Bandeiras - São Paulo - SP
          ·  Monumento de Nossa Senhora Aparecida - Cascavel - PR
          ·  Monumento do Lions - Itabuna - BA
          ·  Monumento "Os Tropeiros" - Lages - SC
          ·  Monumento Turístico do Marco Zero - AP
          ·  Obelisco da Praça Central – Taquaritinga – SP
          ·  Obelisco da Praça Sete - Belo Horizonte - MG
          ·  Ônibus da ROTA Transportes Rodoviários - Itabuna - BA
          ·  Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - RJ
          ·  Palácio La Ravardiere - São Luís - MA
          ·  Poupa Tempo Itaquera - São Paulo - SP
          ·  Ponte da Ponta Aguda - Blumenau - SC
          ·  Ponte Estaiada - São Paulo - SP
          ·  Ponte JK - Brasília - DF
          ·  Ponte Pênsil - São Vicente - SP
          ·  Praça da Bandeira - Campina Grande - PB
          ·  Praça do Ferreira - Fortaleza - CE
          ·  Praça Portugal - Fortaleza - CE
          ·  Prédio da Faculdade de Tecnologia e Ciência - Itabuna - BA
          ·  Prédio da ROTA Transportes Rodoviários - Itabuna - BA
          ·  Prédio da SEMUS - São Luís - MA
          ·  Prédio da Unicred - Itabuna - BA
          ·  Prédio da Unimed - Itabuna - BA
          ·  Prédio da Unimed - Fortaleza - CE
          ·  Prédio da Unimed - Juiz de Fora - MG
          ·  Prédio do CIDH - Fortaleza - CE
          ·  Prédios particulares - Itabuna - BA
          ·  Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - MG
          ·  Prefeitura Municipal de Blumenau - SC
          ·  Prefeitura Municipal de Jaguariúna - Jaguariúna - PS
          ·  Prefeitura Municipal de Saúde de Curitibanos - SC
          ·  Restaurante Popular - Vitória - ES
          ·  Santa Casa de Belo Horizonte - MG
          ·  Santa Casa de Piracicaba - SP
          ·  Santuário São Geraldo – Curvelo – MG
          ·  SESC - Joinville - SC
          ·  Secretaria Estadual de Saúde - Belo Horizonte - MG
          ·  Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco - Recife - PE
          ·  Sede UNIMED Vitória - Vitória - ES
          ·  Shopping Iguatemi - Fortaleza - CE
          ·  Símbolo do Rotary Club - Itu - SP
          ·  Sociedade de Medicina de Presidente Prudente - SP
          ·  Teatro Municipal - São Paulo - SP
          ·  Terminal Rodoviário – Belo Horizonte – MG
          ·  Theatro São Pedro - Porto Alegre - RS
          ·  Torre da Igreja - Blumenau - SC
          ·  Torre da RPC (Rede Globo) - PR
          ·  Torre da TV Cabrália RecordNews - Itabuna - BA
          ·  Torre da TV Santa Cruz / Rede Globo - Itabuna - BA
          ·  Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz - Itabuna - BA
          ·  Torre de TV - Brasilia - DF
          ·  Tribunal de Justiça de Pernambuco - Recife - PE
          ·  Usina Cultural - Sorocaba - SP
          ·  Viaduto do Chá - São Paulo - SP