quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Júlia e os esportes

Final do ano chegando, e como boa planejadora que acho que sou, já estou pensando no próximo ano letivo de minha Jujuba... Principalmente no que diz respeito a atividades físicas.
É algo muito essencial para o seu bom controle glicêmico!!!!
Neste ano de 2010, tentei algumas coisas com Julia, mas terminou que nenhuma deu certo. Ela voltou para a natação, mas ficou super alérgica ao cloro e teve que abandonar por "livre e espontânea pressão". 
Tentamos o balé, com a turminha dela, onde ela frequentou os 3 prmeiros meses... Depois disso, era um chororô todas as vezes que se falava em aula de balé... Justificou assim: " É muito chato e paradinho mamãe!!!" Fazer o que não é?!?!?! Não deu também!!!!
Por ultimo tentamos ajustar seu horário pra a aula de tênis, mas como só tinha turma de 18:00 às 19:00, iria atrapalhar demais os horários do jantar e da insulina basal que é de 18hs... Aí complicou!!!!
Bom, no fim das contas, resolvemos comprar uma bicicleta para que ela ande quase todos os dias com as amiguinhas do condomínio e um jump que serve como cama elástica... Resolveu a nossa situação!!!! 
Exercícios diário de pelo menos 1 hora!!! Hahahaha... "Quem não tem cão caça com gato" não é mesmo???

Todo o nosso problema com esportes para a Júlia consiste na sua idade (4 anos)... A maioria deles só aceitam crianças com mais de 5 anos, pelo menos aqui em Maceió...
Mas esse ano que vem vou fazer outras tentativas de esporte....
Na escola vão passar a oferecer para a turma dela (jardim 1) aulas de  DANÇA, e acho que vou matriculá-la... Tem a opção também de Judô, mas sinceramente não acho muito o perfil de minha filhota "princesa" (muito diferente da mãe).... 
Ela tem muita vontade de fazer sapateado... Fala sempre nisso, mas acho que só pode com 7 anos... Está muito longe ainda... As ginástica (ritmica e olimpica) é a mesma situação....
Vamos ver como as coisas vão acontecer...Tenho ainda muito o que pesquisar e planejar... Ainda tem tempo pra pensar....

Achei esse texto aí embaixo muito interessante... 
A atividade física é fundamental na infância, especialmente porque previne doenças como obesidade, ajuda no crescimento, melhora o desenvolvimento motor, além de socializar a criança ou adolescente.
Nas crianças menores, geralmente abaixo de 6 anos de idade, a indicação é de brincadeiras lúdicas ao ar livre tais como jogar bola, pular, dançar, correr com outros colegas, sem muitas atividades programadas. Um dos esportes que já pode ser iniciado nesta faixa etária é a natação ou a dança.
Já nas crianças acima de 7 anos até a adolescência, além das atividades lúdicas citadas, é bom sempre estimular as caminhadas do dia a dia, como ir para a escola ou ao supermercado, preferencialmente a pé e não de carro. Nesta idade muitos se acomodam na frente da televisão, computador ou videogame, e ficam muito sedentários. A Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 2 horas por dia destas atividades, sendo que as demais devem ser brincadeiras ou esportes, enfim atividades que gastem energia. O mínimo recomendado de atividade física por dia é de 30 minutos (3 vezes na semana), sendo o ideal 60 minutos por dia. É bom lembrar que pode ser um esporte como futebol, vôlei, basquete, natação ou mesmo aquela atividade que não tem horário fixo, desde que seja realizada de modo regular como caminhadas, corridas, pular-corda e etc. Muitas escolas oferecem atividades esportivas em horário extra, sendo uma excelente oportunidade para praticar. Vale salientar que a prática regular de atividade física é um dos melhores meios de se combater a obesidade infantil.
É especialmente na faixa etária dos pré-adolescentes e adolescentes que muitos pais procuram auxílio médico para saber se os filhos podem frequentar academia. Bem, para ser liberado é importante realizar uma avaliação como radiografia de idade óssea, para ver o grau da maturação e o potencial de crescimento. Conforme esta avaliação, o adolescente é liberado somente para atividades aeróbicas como esteira e bicicleta ou para atividades de impacto como a musculação. Quando há uma maturação óssea incompleta não devemos sobrecarregar estes ossos em desenvolvimento com atividades que exijam muita força, pois poderiam levar a microfraturas, atrapalhando assim o crescimento e causando dores ósseas. Caso o adolescente já esteja com a estrutura óssea completa, então já estaria habilitado a realizar todas as atividades. Assim, antes de iniciar um esporte com um treinamento mais intensivo ou uma atividade em academia, faça uma avaliação com seu médico. 
É bom lembrar que toda atividade física deve ser acompanhada de uma boa hidratação e de uma alimentação saudável, sempre rica em frutas, verduras e cálcio (leite e derivados), principalmente nas crianças e adolescentes, a fim de promover um bom desenvolvimento ósseo e melhorar o desempenho físico durante as atividades.
Por: Drª Adriana Beletato dos Santos Balancieri - Endocrinologista Pediátrica 
Fonte:"http://endoped.com/2010/08/12/crianca-pode-frequentar-academia/"

Diabéticos treinados para cuidar de si próprios têm menos riscos de sofrer complicações

Hospital Albert Einstein destaca em artigo na VEJA, a importância do tratamento dos diabéticos.
O auto cuidado é a chave para prevenir o diabetes tipos 2 e para melhorar a qualidade de vida de quem já tem o problema.
Com incidência Crescente, o diabetes já adquire características de pandemia. A Organização Mundial de Saúde prevê que o número de casos duplique até 2023. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes a doença afeta cerca de 12% da população entre 30 e 69 anos. Desse total, metade ignora que tem diabetes e apenas uma minoria está com o problema bem controlado. Por quê? Principalmente porque faltam o conhecimento e a motivação para se cuidar melhor.
O auto cuidado é a chave para prevenir o diabetes tipo 2, que responde por 90% dos casos e atinge principalmente adultos. Seu desenvolvimento está associado ao ganho de gordura abdominal, e a gordura afeta a ação da insulina, tornando-a menos eficiente na função de transportar a glicose do sangue para dentro das células.
Para compensar essa dedução de eficiência, o pâncreas produz mais insulina e acaba sobrecarregando suas células, que morrem precocemente. Após 10 anos, em média, o organismo perderá perto de 50% dessas células e com elas a capacidade de processar a glicose, elevando sua concentração no sangue até caracterizar o diabetes.
Estudos como o do Diabetes Prevention Program (EUA) mostram que os pacientes com alto risco para desenvolver diabetes que são treinados para cuidar da alimentação e praticar atividade física reduzem em 58% o risco de desenvolve a doença. Uma vez diagnosticado o diabetes, o desafio é lidar com as complexas mudanças ocasionadas por ele.
Os pacientes saem do consultório dispostos a cumprir as recomendações sobre dieta, atividade física, dosagem de glicose na ponta do dedo e uso de medicação. Mas, sozinhos, uma minoria consegue manter tais mudanças. No caso do diabetes, as chances de sucesso aumentam significativamente com a orientação de um educador.
Esse profissional, atuando de maneira integrada com uma equipe multidisciplinar, vai motivar e treinar a pessoa para adotar novos comportamentos, identificando eventuais dificuldades e estabelecendo estratégias de cuidados personalizadas.
A dieta, por exemplo, terá restrições de carboidratos, mas o nutricionista levará em conta hábitos e preferências do paciente, buscando alternativas saudáveis e prazerosas. A mesma regra vale para o educador físico, que planejará as atividades considerando as condições físicas e de saúde e as aptidões do individuo.
O paciente também será treinado em procedimentos como controle de glicose e aplicação correta da insulina, incluindo a técnica, as doses certas e a higienização. Já o psicólogo ajudará a lidar com o impacto do diagnostico e a aceitar a condição de diabético, para que a pessoa não se considere um doente, e sim alguém que precisa ficar mais atento consigo mesmo e assumir a responsabilidade de ter uma vida mais saudável.
O diabetes não é curável, mas a educação e o auto cuidado fazem a diferença, reduzindo complicações e melhorando a qualidade de vida. Para quem está ganhando gordura abdominal ou será na fase pré- diabetes, que se caracteriza por níveis de glicose maiores que o normal, mas não tão altos para serem considerados diabetes, esses cuidados consigo mesmo podem virar o jogo.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Adenóide

Como Julia sempre teve problemas de sinusite de repetição, nos preocupamos e decidimos levá-la a uma otorrino que admiramos muito e que conheço desde pequena, Dra Ana Paula Montenegro, para ver o que poderia estar acontecendo. Ela cuidadosa como sempre, colocou Julia "de cabeça para baixo" de tanto examinar, fez algumas perguntas e finalmente nos avisou que estava desconfiada que ela tinha adenóide... Então na Quarta feira,  fomos fazer um exame que se chama vídeo-naso-faringo-laringoscopia, para se tirar logo essa dúvida. 
Júlia chorou muito no exame, foi um caos, mas com muita paciência, Dra Ana Paula , conseguiu fazê-lo. 
Resultado: Julia tem mais de 80% de obstrução por adenóide, ou seja, só passa pelo seu nariz menos de 20% de ar. Ninguém merece!!!!
Depois que Dra Ana Paula começou a fazer algumas perguntas, é que começamos a ver que ela tinha todos os sintomas que denunciavam a adenóide, e nós nunca tínhamos parado para pensar nisso - Respiração quase sempre pela boca, Respiração ruidosa, principalmente dormindo, às vezes até roncando, tosses noturnas e inquitação durante o sono, sem contar com as infecções de repetição.
Outra coisa que começou a chamar a minha atenção, foi o fato de que Julia começou a falar algumas palavras com a lingua entre os dentes. Tinha falado com uma fonodióloga amiga minha sobre isso e a primeira pergunta que ela tinha feito foi se Julia tinha adenóide...

Acho que terminamos nos concentrando tanto no Diabetes, que as vezes esquecemos que existem outras coisas com o que nos preocupar...

O caso da Julia, se desejamos a ela uma boa qualidade de vida, é realmente cirurgico. Ela terá que fazer uma adenoidectomia... 
Lógico que nos assustou um bocado o fato de  fazer uma cirurgia na nossa pequena, independente do diabetes, afinal de contas , apesar de pequena é UMA CIRURGIA e toma ANESTESIA GERAL e somado com esse fator complicador que o diabetes é... Não gosto nem de pensar....

O fato é que: Temos que nos programar para que nesse inicio de ano, Julia se submeta a essa cirurgia, e para isso temos que aliar, um bom quadro clinico da Júlia com um dia bom para a otorrino e sua equipe e principalmente a presença da Susana (endocrino da Júlia) e dos pediatras juntinho em todos os momentos...
Não vai ser fácil essa preparação... Temos que deixar tudo ajustadinho para o sucesso total e a fácil recuperação dela... Ai Deus!!!!!!


Adenóides: Crianças no Centro Cirúrgico

Não é habitual que se submeta uma criança à uma sala de cirurgia. Contudo, há um procedimento cirúrgico que é quase um clássico na idade infantil: a extração das adenóides, uma formação de tecidolinfático situado na zona de transição entre o nariz e a garganta que aparece no segundo mês de vida.
As adenóides alcançam seu tamanho máximo durante a puberdade, momento em que começam a diminuir. Seu crescimento (que no jargão médico se denomina hipertrofia de adenóides)ou sua infecçãocrônica ocorrem durante a infância, mas sua extração (adenoidectomia) está justificada somente em casos de obstrução nasal persistente e em casos de infecções freqüentes.Trata-se de uma intervenção excepcional em adultos.
As adenóides são formadas por um tecido similar ao das amígdalas, que estão situadas na parte posterior do nariz. Não são visíveis quando se inspeciona a boca porque ficam escondidas atrás do palato. Junto com as amígdalas podem sofrer desde processos infecciosos até tumorais. As mais freqüentes são as inflamações provocadas por infecções virais ou bacterianas (por exemplo, amigdalites).
Os cientistas acreditam que as adenóides funcionam como parte do sistema imunológico, filtrando os germes que tentam invadir o corpo, e que ajudam no desenvolvimento de anti-corpos para os germes. Isto ocorre principalmente durante os primeiros anos de vida, tornando-se menos importante no decorrer dos anos.
Segundo dados do Instituto Otorrinolaringológico Fundação Arauz, em Buenos Aires, as crianças que extraem as amígdalas ou as adenóides não sofrem perdas na sua resistência, porque outros tecidos linfáticos do organismo suprem as suas funções.
Sintomas de alerta
Distintos processos – como infecções reiteradas, alergias ou fatores irritantes- podem provocar um aumento de tamanho das adenóides fazendo com que persista a inflamação. Estes quadros clínicos sem gravidade, podem repetir-se e chegar a colocar em risco a vida do paciente.
Os especialistas concordam que a extração das adenóides está justificada somente no caso de obstrução nasal persistente ou de infecções repetidas, que provocam freqüentes otites, ou secreção persistente em um ou ambos ouvidos. Para estabelecer o diagnóstico, baseiam-se nos sintomas, no exame físico e no estudo radiográfico.
A criança ou o adulto com adenóides aumentadas ou com infecção de adenóides podem apresentar alguns dos seguintes sintomas:
· Dificuldade de respirar pelo nariz, o que leva a que respire normalmente pela boca.
· Fala como se o nariz estivesse obstruído.
· Respira ruidosamente.
· Ronca durante o sono.
· Pode ter apnéia (deixa de respirar durante alguns segundos enquanto dorme)
· Secreção nasal, com muco permanente no nariz.
· Tosse noturna.
· Otites agudas freqüêntes
· Gânglios no pescoço.
· Repercussão geral e perda de peso, principalmente nos lactantes.
· Febre
A solução
O tratamento inicial das infecções das adenóides são os antibióticos. Não obstante, ocorre que estes transtornos geralmente são recorrentes, e as adenóides hipertrofiadas causam verdadeira dificuldade de respirar, com apnéia e problemas na fala, além de influir na aparição de otites. O otorrinolaringologista indicará então, sua extração cirúrgica.
A adenoidectomia é uma intervenção rápida (em torno de meia hora), que se faz com a ajuda de um instrumento que se introduz pela boca e permite a extração de grande parte do tecido adenoedeano.
“Cada vez menos se realiza junto com a extração das amígdalas, mas se pode fazer colocando tubos de ventilação através do tímpano. Isto se realiza para favorecer a ventilação do ouvido médio e é indicada em casos de otites médias agudas de repetição, otites com perda auditiva e em casos de retração do tímpano”, explicam os otorrinolaringologistas da Fundação Arauz. Esta intervenção se realiza uma vez comprovado que não acontece uma absorção espontânea da secreção do ouvido e que a inflamação não responde ao tratamento farmacológico.
O tubo de ventilação é expulso espontaneamente entre 3 mêses e 1 ano depois de sua inserção e, habitualmente, o tímpano fecha-se completamente.
Contudo, e apesar de se tratar de uma intervenção ambulatorial, os profissionais do Instituto Otorrinolaringológico da Fundação Arauz fazem as seguintes advertências:
· É necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação.
· A operação deve realizar-se com anestesia geral, em um centro cirúrgico, sob a vigilância de um anestesista e com o monitoramento necessário para controlar todas as constantes e minimizar os riscos.
· O cirurgião extrairá as adenóides através da boca, sem realizar incisões na pele. · A extração das adenóides não influi de maneira negativa nas defesas do organismo. A função das adenóides será suprida por outros tecidos do organismo.
· Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas.
· Quando se dá alta ao paciente, o otorrinolaringologista prescreverá o tratamento com antibióticos. Geralmente não é necessário indicar tratamento para dor.
Quais são os riscos da adenoidectomia?
A adenoidectomia é realizada com anestesia geral e isto implica em um risco igual a qualquer outra operação. Felizmente, graças as medidas de controle e os novos fármacos anestésicos este risco é mínimo.
Uma complicação da adenoidectomia é o sangramento, que é menos freqüente que na retirada das amígdalas. Esta complicação pode ser minimizada seguindo as recomendações de seu médico para o período pós-operatório.
Quando a hemorragia ocorre, na maioria das vezes é escassa e cessa espontaneamente. Entretanto, em algumas ocasiões, é necessário o ingresso do paciente no hospital para controlar o sangramento.
Que cuidados devemos ter após a operação de adenóides?
Após a intervenção de adenóides forma-se na zona operada uma crosta, que não deve ser retirada bruscamente para evitar o risco de sangramento. Por isso, é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos. Nos primeiros dias posteriores a intervenção se deverá seguir uma dieta leve e fria. Há medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) que interferem na coagulação, procure evitá-los, antes e depois da intervenção.
Copyright © 2000 eHealth Latin America

Antibiótico hipoglicemiante

Depois de mais de 50 dias (desde o dia 8 de outubro) de todas as “ites” do mundo, Júlia finalmente está boazinha!!! Foi um período muito conturbado, ela teve que tomar muita medicação, incluindo dois antibióticos, mas, finalmente parece que acabou!!!
Nesse ultimo antibiótico que ela tomou, que se chama Klaricid UD (claramicina), aconteceu uma coisa interessante com o organismo dela... Ela teve muita hipoglicemia, do nada (algumas delas relatadas aqui no blog). Tivemos que reduzir bastante a quantidade de insulina diária para equilibrar as glicemias, e sinceramente, a vontade era de ela continuar tomando esse antibiótico por toda vida, de tão boas que as glicemias ficaram... hehehe
Fiquei com isso na cabeça e só hoje fui procurar na bula do remédio para tentar achar uma explicação, e encontrei o seguinte: “...Foram descritos raros casos de hipoglicemia, alguns dos quais ocorreram em pacientes fazendo uso concomitante de agentes hipoglicemiantes orais ou insulina...”
Realmente TINHA NA BULA!!! Bem que podia ter lido isso antes!!!! Isso é que dá não dar atenção a bula de remédio... Podia ter evitado algumas hipos severas!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como identificar o estresse na criança?

Entrevista com a psicóloga Patrícia Guillon Ribeiro, da Associação Paranaense do Diabético Juvenil (Apad)

Criança também se estressa e, como acontece na pessoa adulta, se ela tem diabetes o estresse pode lhe causar um severo descontrole glicêmico. Nem sempre os pais percebem, porém, quando um filho está estressado e alguns não sabem lidar com essa situação. Quem dá as dicas de como fazer isso é a psicóloga Patrícia Guillon Ribeiro, da Associação Paranaense do Diabético Juvenil (Apad).

Patrícia Guillon Ribeiro - "O estresse emocional não é apenas causa do descontrole glicêmico, ele pode ser o elemento que desencadeia o diabetes na criança. Em geral, o estresse infantil surge diante de uma situação que angustia a criança e que ela não entende. Muitas vezes os pais acreditam que a criança não percebe ou não entende uma situação e assim raramente lhe explicam o que ela está vivendo. Situações como separação dos pais ou dificuldades financeiras podem ser percebidas pelo filho que, sem receber as explicações necessárias, acaba fantasiando e se angustiando.
É possível notar que a criança está estressada a partir de mudanças radicais em seu comportamento. Crianças muito alegres que de repente se tornam quietas e fechadas, comportamentos muito agressivos que não eram usuais, choros repentinos sem motivo aparente são indícios de que ela não está bem.
Na presença dessas mudanças, o aconselhável é conversar com a criança e falar claramente sobre o problema que a família vivencia. É importante mostrar que os adultos estão sentidos pela situação, para que a criança perceba que não está errado ela também ficar triste. Falar com os pequenos dá a eles a oportunidade de fazerem perguntas sobre o problema e isso sinaliza para os pais até onde vai sua compreensão e até onde eles devem ir nas explicações.
Quando a situação familiar é tranqüila, o problema pode estar em outros meios sociais onde a criança convive. Os pais devem, nesse caso, ir à escola para verificar se há possibilidade de que o filho esteja passando por bulying, quando a criança é humilhada ou maltratada por colegas, ou se ela está enfrentando outro tipo de dificuldades.
Sempre é bom recorrer à ajuda de um psicólogo, mas isso é imprescindível quando a criança se recusa a conversar sobre os eventuais problemas que está vivendo. Às vezes o olhar de alguém externo pode observar mais facilmente as causas da angústia infantil."

Fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_duvida_mes.aspx?id=740

domingo, 14 de novembro de 2010

Locais em Maceió Iluminados em Azul


Sede do Lions Clube Pajuçara - Maceió/AL

Sede IOFAL Ponta Verde - Maceió/AL

MUTIRÃO ALAGOANO DO DIABETES (PARTE I)

 Manhã bem interessante, com muitos exames de ponta de dedo feitos!!!!
Diabetes: Educar para prevenir!!!!!!

Tenda da IOFAL em Parceria com ADABETES
Blog Jujuba Diabética ficando famoso!!! Hehehehe

Amigas da ADABETES
Eu tirando a glicemia do pessoal

Pessoal do IOFAl, ADABETES e Lions Club Pajuçara


Minha Jujuba mais linda do mundo
Jujuba e o Pai

Nós duas na frente da tenda
Muitas e muitas glicemias
Vovô Clailton, Eu, Jujuba e Papai
 
Familia feliz!!!!

Minha amiga Paula Brêda - O marido dela, Tibério que foi o mentor desta ação.



Agora é descansar um pouco que de noite tem mais!!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

Amanhã é Dia Mundial do Diabetes

Minha Galera!!!!

Amanhã é Dia Mundial do Diabetes!!!! 
Dia de reforçar a luta pela prevenção e divulgação do Diabetes...

“Diabetes: Educar para Prevenir”


Só lembrando nossas ações de amanhã aqui em Maceió ...

Durante o Dia:

O IOFAL - Centro Oftalmológico , na orla da Pajuçara, em Maceió (AL), Montará duas tendas com médicos oftamologistas orientando sobre retinopatia diabética.
Estarão presentes um médico endocrinologista convidado, integrantes da ADABETES e AAAHD para interação com o público e distribuição de folhetos educativos, testes de glicemia e agendamento para fundoscopia. Também estará sendo lançado o site Mutirão Alagoano do Diabetes, que servirá de convergência para as ações dos anos posteriores no estado.


Durante a Noite: 
 A ADABETES (Associação dos diabéticos de Alagoas) em parceria com o Lions Club Pajuçara e a IOFAL,  fará uma mobilização em prol do Dia Mundial do Diabetes que terá como principais ações a iluminação na cor azul da sede do Lions Club Pajuçara, a distribuição de folhetos educativos e testes gratuitos de glicemia. O evento contará com a presença de médicos e associados voluntários.
LOCAL: Lions Club Pajuçara (Rua  Jangadeiros Alagoanos, na antiga Praça do Rex)
Horário: das 18hs às 22hs

Contamos com vocês!!!!!!! Abraços em todos!!!!!

Carolina Lima
Mãe da Júlia

Campanha - Lance um e-balão

Minha amiga Nicole em seu Blog postou essa campanha que achei uma graça e resolvi postar aqui também!!!!!
Olha só que lindinha!!!!!




sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reportagem na Revista Crescer

Recebi hoje de uma amiga-prima-irmã a dica de uma reportagem que saiu na Revista Crescer, sobre o dia mundial do diabetes e resolvi compartilhar com vocês!!!!

Obrigada Renatinha pelo carinho e atenção sempre!!!! Saudades!!!!!


Dia Mundial do Diabetes: educação e prevenção
Este ano, o foco da campanha é a informação como base para prevenção e controle do diabetes. E os números mostram que a incidência está crescendo entre as crianças. Veja como prevenir a doença
Ana Paula Pontes
 Shutterstock
Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, promovido, no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Atualmente, essa é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças, tanto é que há dois anos, elas foram o tema da campanha. Este ano, o enfoque é a importância do conhecimento sobre a doença para que, assim, haja prevenção.
No Brasil, segundo a SBD, mais de 10 milhões de brasileiros são diabéticos e 500 novos casos surgem a cada dia. Em relação às crianças, dados mundiais da International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes - IDF), mostram que há cerca de 440 mil crianças com menos de 15 anos com diabetes tipo 1, antigamente chamado juvenil. E o índice sobe 3% ao ano na fase pré-escolar. Já, o diabetes tipo 2, que até então atingia em sua maioria adultos por volta dos 40 anos, está cada vez mais presente entre elas. “O excesso de peso é o principal fator para o desenvolvimento desse tipo de diabetes. O estilo de vida das crianças mudou. Elas ficam em casa, não brincam tanto fora como antes e não têm uma alimentação adequada”, diz Antonio Carlos Lerario, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes.  
Sim, a genética tem uma grande influência. Mas o fator ambiental desempenha um importante papel no aparecimento da doença. Por isso, é tarefa dos pais e de todos que convivem com a criança incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regulares para evitar o sobrepeso. Isso porque estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada podem prevenir 80% dos casos de diabetes tipo 2. 

Quanto mais cedo, melhor

 Receber a notícia de que a criança tem diabetes não é fácil para os pais. Mas diagnosticar a doença tão logo ela apareça é fundamental para melhorar a qualidade de vida da criança. Se ela está acima do peso ou ainda há na família casos de pessoas com diabetes e hipertensão, por exemplo, é preciso fazer um rastreamento com um profissional para descartar o diabetes. Alguns sinais, como muita sede ou fome, urina em excesso, cansaço ou perda brusca de peso, também são motivos para procurar o médico o mais rápido possível.

Tudo azul

Para celebrar o Dia Mundial de Diabetes, em 2007, a IDF lançou a ideia de iluminar de azul monumentos espalhados pelo mundo. No Brasil, este ano, o número de participantes da mobilização já passa de 90. Entre eles, o Cristo Redentor e o Pão de Acúcar, no Rio de Janeiro, e a Praça da Estação, em Belo Horizonte receberão uma luz azulada. Confira outros locais que serão iluminados e outras informações sobre a data no site  http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ADABETES e o Dia Mundial do Diabetes



A ADABETES (Associação dos diabéticos de Alagoas) em parceria com o Lions Club Pajuçara e a IOFAL,  fará no dia 14 de novembro uma mobilização em prol do Dia Mundial do Diabetes. O evento contará com a presença de médicos e associados voluntários e terá como algumas das ações a iluminação na cor azul da sede do Lions Club Pajuçara, a distribuição de folhetos educativos e testes gratuitos de glicemia.  
LOCAL: Lions Club Pajuçara (Rua  Jangadeiros Alagoanos, na antiga Praça do Rex)
Horário: das 18hs às 22hs

IOFAL Promove Campanha em Maceió

O IOFAL - Centro Oftalmológico está aliando-se à mobilização em torno do Dia Mundial do Diabetes. No dia 14 de novembro, na orla da Pajuçara, em Maceió (AL), haverá duas tendas decoradas com médicos oftamologistas orientando sobre retinopatia diabética.

Estarão presentes um médico endocrinologista convidado, integrantes da ADABETES e AAAHD para interação com o público e distribuição de folhetos educativos, testes de glicemia e agendamento para fundoscopia. Também estará sendo lançado o site Mutirão Alagoano do Diabetes, que servirá de convergência para as ações dos anos posteriores no estado.

sábado, 6 de novembro de 2010

Hipoglicemia severa

Julia de Gatinha, na apresentação da
 escola hoje sobre Biodiversidade.
 Tudo muito lindo!!
Pela primeira vez nesses anos de diabetes, Julia deu uma apagada em uma Hipoglicemia... Uma apagada de uns 5 segundos, mas foi uma apagada!!!
Confesso que na hora nem pensei em medo... Só fiz reagir e pronto!!!
Peguei o primeiro sachê de mel, espremi debaixo de sua lingua, espremi o segundo em meu dedo e friccionei a sua bochecha, e abri ainda um terceiro que espalhei em sua lingua...
Foi difícil segura-la de tanto que ela chorava e se debatia, realmente estava fora de si, mas aos pouco ela foi acalmando, foi deixando de se debater até que resolveu sentar para comer algo...
Interessante foi que hoje teve uma apresentação na escola (linda por sinal), e tirei a glicemia dela às 9:20 pois o lanche ainda demoraria um pouco e fiquei tranquila por estar 342. Ela lanchou cerca de 12g de CHO às 10:30 e não queimei com a rápida. E às 11:40, quando  consegui tirar a glicemia dela (após o segundo mel) estava em 35... Ela estava só com a insulina basal... Muito estranho!!!! Realmente inexplicável!!!!
No fim das contas, achei realmente que minha reação foi das melhores...
O baque mesmo só veio alguns minutos depois, mas estava tão feliz de vê-la bem novamente que não me dei nem ao direito de ficar chateada!!!
E o dia continuou como qualquer outro dia...

Campanha Paula Toller

veja o vídeo da campanha do dia mundial do diabetes, gravado pela vocalista Paula Toller...

Nutricionista da Jujuba - Drª Íris Macêdo

Ontem tivemos uma consulta com a nutricionista da Julia, Dra Íris Macêdo.
Andava meio preocupada com a alimentação dela que apesar de bem balanceada e controlada ela anda  dando trabalho para comer todos os tipos de carne e rejeita verduras de toda formas... Então fomos atrás de Íris para mais uma vez ela resolver este pepino para nós...

Conhecemos a Íris através de uma indicação de Susana Chen, edocrino-pediatra da Júlia e o dia  26 de dezembro de 2007 (3 dias após o diagnóstico) foi o nosso primeiro contato por telefone. Lembro que ela estava de férias em São Paulo, mas mesmo assim nos atendeu muito bem e foi sempre muito solicita. Nos deu uma primeira orientação só para não ficarmos “ao Deus dará” e marcou uma primeira consulta para uma semana depois, no dia que chegava de viagem. Adoramos ela desde a primeira consulta!!! Ela nos orientou muito bem , nos deu todas as possibilidades e nos ensinou, como num passe de mágica, a fazer a contagem de carboidratos. Acho que talvez, na época, Julia tenha sido a sua paciente mais nova com diabetes, e portanto um desafio  e um caso de estudo para ela . Mas ela soube conduzir tão bem a situação e soube nos guiar tão bem em seus ensinamentos que de totais “ignorantes” em alimentação para diabéticos (principalmente para um bebê de 1 ano) e em contagem de carboidratos ela nos transformou com muita competência, paciência e dedicação em doutores!!!! E em pouquíssimo tempo!!!

Extremamente estudiosa no assunto, desde o primeiro dia, com toda segurança e explicação para tudo que ela tem, nos mostrou  logo que realmente seria a melhor pessoa para cuidar da alimentação de nossa filha. Sei que ela às vezes deve ter “queimado muito as pestanas”  para achar soluções e possibilidades alimentares para Jujuba,  mas sempre conseguiu ajustar e balancear sua alimentação de um modo muito suave e que Julia sempre aceitou muito bem.
Bom, mas voltando a consulta ela nos deu umas possibilidades interessantes para oferecer carne para Julia e que acho que vai dar certo. E quanto às verduras, ela viu que as que colocamos “embutidas” no feijão, sopa, arroz e etc, já era a quantidade  suficiente para sua alimentação.
No fim das contas, a minha preocupação com a alimentação da Jujuba não era nem tão séria assim... 


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MUTIRÃO ALAGOANO DO DIABETES

Meus amigos:

Essa semana recebi um telefonema muito interessante de um amigo, nos convidando para ajudar um centro de oftalmologia (Centro Oftalmológico IOFAL), em um mutirão realizado por eles, que acontecerá em convergência com a mobilização em torno do Dia Mundial do Diabetes que acontece no dia 14 de novembro. 
Confesso ter ficado intensamente feliz em poder ajudar de alguma forma, pois estava altamente frustrada de nesse ano não ter tido muita movimentação aqui em minha cidade em comemoração a esse dia tão significativo na luta pelo diabetes.
Aceitei na hora o convite e o Blog passou a ser parceiro do movimento!!!

Então aí vão algumas informações sobre o  MUTIRÃO ALAGOANO DO DIABETES

Datas:
14.11.2010 - Maceió
27.11.2010 - Arapiraca

Ações previstas:
a) Iluminação de prédios e monumentos na cor azul. - O Estado vai iluminar a associação comercial de Maceió e o IOFAL vai iluminar as unidades da Ponta Verde, Benedito Bentes e Arapiraca.
b) Banners em prédios.
c) Cartazes em locais públicos.
d) Tendas em local público com distribuição de folhetos e atividades educativas. - As tendas serão instaladas na orla da Pajuçara, ao lado da tenda da Secretaria Estadual de Saúde,  e além da orientação aos portadores e familiares, há um planejamento para a realização de orientação para atividades físicas com professores. Irá contar também com a presença de médicos oftalmologistas e endocrinologistas no local para melhor esclarecer a população. 
e) Lançamento do site do Mutirão Alagoano do Diabetes.

Parcerias confirmadas e a confirmar:
Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, TV Pajuçara, TNH, CBN, Unimed, Algás, Allergan, K2, Blog Jujuba diabética , Drogaria São Luiz, Edson Perroti - Centro de Endocrinologia Avançada, ADABETES, Associação Alagoana de Assistencia ao Hipertenso e Diabético.

Referências:

Aos interessados em ajudar e participar, entrem em contato!!!!
Sua presença e ajuda é muito importante na luta pela causa!!!

Contamos com vocês!!!!

Abraços em todos,

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes (Parte IV) - Assistam ao vídeo e doe insulina a crianças carentes

Meus Amigos:

A Accu-chek (empresa da Roche Diagnostics ) está fazendo uma campanha muuuito legal em homenagem ao o dia mundial do Diabetes (14 de novembro).

Para cada vez que alguém assiste ao vídeo que está postado abaixo, uma criança carente se beneficia com a doação de insulina através da Diabetes Hands Foundation (DHF)!!!!

Pensem em quantas crianças podem ter a chance de ter uma melhor qualidade de vida (ou até o direito a própria vida) com essas doações!!!

Ajudem!!!!!

Fazer o bem faz bem!!!!!!

Divulguem pelas suas redes sociais (Orkut, Facebook, twitter e etc) e através de e-mail para todos seus conhecidos e amigos!!!!!

É uma ação simples e que pode realmente fazer o bem!!!!!!



Beijos em todos e contamos com a sua colaboração!!!!!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes (Parte III)

Uma das ações que acho mais legais no Dia mundial do Diabetes é a iluminação azul em alguns monumentos e residências pelo Brasil...
No ano Passado aqui em Alagoas, dois monumentos foram iluminados: O Museu do Palácio do Governo, no centro da cidade e no memorial Teotônio Vilela, na Pajuçara. Foi uma iniciativa da secretaria de Saude do Estado.


Em 2008, acho que foi o ano mais bonito, quando iluminaram o Museu Théo Brandão... Ficou simplesmente lindo!!!! Deu muito orgulho!!!!



Neste ano a programação Brasil AINDA não inclui nenhum previsão para Alagoas... Uma pena realmente!!!!

Será que tem alguém por aí, algum empresário, donos de lojas, ou o que quer que seja interessado em iluminar alguma edificação na cor azul no dia 14 de novembro??????
Abracem a causa gente!!! Fazer o bem e divulgar o bem faz muito bem!!!!!!
Eu vou fazer a minha parte... Minha varanda vai ter iluminação azul durante toda a noite e durante a semana inteira .....

Aí vai a programação oficial Brasil confirmado até agora....


Todos os anos, no Dia Mundial de Diabetes, milhares de locais adotam a campanha e são iluminados de azul. Confira a lista de 2010.

Brasil

  • ADJ Birigui - Birigui, SP

  • Antena da Rede Globo Nordeste - Recife, PE

  • Arco de Entrada do Campus Universitário da UFSM - Santa Maria, RS

  • Assembleia Legislativa - Recife, PE

  • Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético - Botucatu, SP

  • Associação Catarinense de Medicina - Florianópolis, SC

  • Avião Douglas DC3 - Alta Floresta, MT

  • Câmara Municipal - Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

  • Câmara Municipal - Recife, PE

  • Capela Menino Deus do Imperial Hospital de Caridade - Florianópolis, SC

  • Capela Nossa Senhora das Dores - Campo Grande, MS

  • Casa de Cultura - Içara, SC

  • Casa de Cultura - São Miguel dos Campos, AL

  • Catedral - Campinas, SP

  • Catedral São José - Itabuna, BA

  • Centro Hospitalar UNIMED - Joinville, SC

  • Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão - Fortaleza, CE

  • Centro Universitário FEEVALE - Prédio Branco da Ciência - Novo Hamburgo, RS

  • Clínica Metabólica - Itabuna, BA

  • Colégio João Kopke - Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

  • Coluna da Hora - Fortaleza, CE

  • Companhia Alcoolquímica Nacional, Vitória de Santo Antão, PE

  • Cristo Redentor - Rio de Janeiro, RJ

  • Droga Vida - Franca, SP

  • Estação Cultura - Campinas, SP

  • Estátua de Iracema - Fortaleza, CE

  • Estátua do Laçador - Porto Alegre, RS

  • Estrela da Entrada da Cidade - Jaguariúna, SP

  • Fachada da Fábrica da empresa Merck, em Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ

  • Farmácia Mottin - Montenegro, RS

  • Farmamellitus - Joinville, SC

  • Fonte de Parnamirim - Recife, PE

  • Fonte Jerusalém - Curitiba, PR

  • Fonte Luminosa - Torre de TV- Brasília, DF

  • Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre, RS

  • Grande Garça - Garça, SP

  • Hospital César Perneta - Curitiba, PR

  • Hospital da Restauração - Recife, PE

  • Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo - Santa Maria, RS

  • Hospital de Olhos Beira Rio - Itabuna, BA

  • Hospital dos Servidores do Estado - Recife, PE

  • Hospital Nossa Senhora das Graças - Curitiba, PR

  • Hospital Sírio-Libanês - São Paulo, SP

  • IEJE-CAD - Joinville, SC

  • Igreja Católica - Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

  • Igreja Maria Gorete - Itabuna, BA

  • Igreja Matriz - Palmital, SP

  • Igreja Santo Antônio - Palmital, SP

  • Igreja Universal - Itabuna, BA

  • Imperial Hospital de Caridade - Florianópolis, SC

  • Instituto da Criança com Diabetes - Porto Alegre, RS

  • Instituto de Nefrologia/Clínica do Rim - Novo Hamburgo, RS

  • Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco - Recife, PE

  • KG Laboratório - Joinville, SC

  • Lions Club Pajuçara - Maceió, AL

  • Maria Fumaça - Jaguariúna, SP

  • Monumento ao Cristo Redentor - Cornélio Procópio, PR

  • Monumento ao Expedicionário - Porto Alegre, RS

  • Morro do Careca - Natal, RN

  • Mural da Biblioteca Pública Municipal - Santa Maria, RS

  • Obelisco do Lions - Itabuna, BA

  • Paço Municipal - Santo André, SP

  • Paço Municipal - Garça, SP

  • Paço Municipal - Jaguariúna, SP

  • Palácio do Governo - Recife, PE

  • Palco Priscila Santos Zanetti - Camboriú, SC

  • Pão de Açúcar - Rio de Janeiro, RJ

  • Passarela Joaquim Macedo - Rio Branco, AC

  • Portal de Palmital - Palmital, SP

  • Praça Camacan - Itabuna, BA

  • Praça Central - Araçariguama, SP

  • Praça da Estação - Belo Horizonte, MG

  • Praça Portugal - Fortaleza, CE

  • Praça Rio Cachoeira - Itabuna, BA

  • Prédio FCM da UNICAMP - Campinas, SP

  • Prefeitura Municipal - Alagoinhas, BA

  • Prefeitura Municipal - Botucatu, SP

  • Prefeitura Municipal - Campinas, SP

  • Prefeitura Municipal - Curitibanos, SC

  • Prefeitura Municipal - Itabuna, BA

  • Prefeitura Municipal - Santo André, SP

  • Residências em Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

  • Restaurante Porto Ferreiro - Recife, PE

  • Rotary Clube - Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

  • Rotary Clube - Itabuna, BA

  • Rotary Clube - Itu, SP

  • Ruínas da Igreja de Alagoinhas Velha - Alagoinhas, BA

  • Santa Casa - Piracicaba, SP

  • Secretaria de Saúde - Glicério, SP

  • Secretaria de Saúde do Estado - Fortaleza, CE

  • Sede da IOFAL Ponta Verde - Maceió, AL

  • Sede do Poder Executivo - Cornélio Procópio, PR

  • SESC - Joinville, SC

  • Shopping Midway - Natal, RN

  • Torre da Antiga Prefeitura - Joinville, SC

  • Torre da Faculdade Maurício de Nassau - Recife, PE

  • Torre do Castelo - Campinas, SP

  • Torre da TV Cabrália Record News - Itabuna, BA

  • UNICAMP Entrada Barão - Campinas, SP

  • UNICAMP Entrada HC PUCC - Campinas, SP

  • UNIMED - Itabuna, BA

  • Wise Up - Recife, PE

  • Yázigi - Recife, PE