quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Genética do Diabetes

Hoje a nossa doce amiga Silvia Onofre, postou em seu blog essa reportagem do site da American Diabetes Association que achei essencial compartilhar com vocês aqui também… Excelente reportagem…..

A Genética do Diabetes

Provavelmente você desejou saber como adquiriu diabetes. Você pode estar preocupada se seus filhos também terão. Ao contrário de algumas características, o diabetes não parece ser herdado em um padrão simples. Contudo, claramente algumas pessoas já nascem com predisposição para desenvolver a doença.


O que leva a ter diabetes?
As causas para o diabetes tipo 1 e tipo 2 são diferentes. Ainda assim, dois fatores são importantes em ambos. Primeiro, você deve ter herdado uma predisposição para a doença. Segundo, alguma coisa no seu meio ambiente deve ter ativado o diabetes. Somente os genes não são suficientes. Uma prova disto são irmãos gêmeos idênticos. Irmãos gêmeos idênticos têm genes idênticos. Contudo, quando um gêmeo tem diabetes tipo 1, o outro adquire a doença quase na metade das vezes. Quando um gêmeo tem diabetes tipo 2, o risco do outro é na maioria das vezes de 3 em 4.

Diabetes Tipo 1
Na maioria dos casos de diabetes tipo 1, as pessoas precisam herdar os fatores de risco dos pais. Nós entendemos que estes fatores são mais comuns entre os brancos porque estes têm a maior taxa de diabetes tipo 1. Como a maioria das pessoas em risco de adquirir diabetes não têm a doença, pesquisadores querem descobrir qual a influência do meio ambiente para o aparecimento da mesma.
O diabetes tipo 1 desenvolve com mais freqüência no inverno e é mais comum em lugares de clima frio. Outro fator, responsável pelo para desencadear o diabetes pode ser um vírus. Talvez um vírus, de efeitos moderados na maioria das pessoas, pode ativar o diabetes tipo 1 em outras.
Uma dieta logo no início do nascimento pode ter uma participação. O diabetes tipo 1 é menos comum em pessoas que foram amamentadas e naquelas que se alimentaram de alimentos sólidos mais tarde.
Em muitas pessoas, o desenvolvimento do diabetes tipo 1 parece demorar muitos anos. Em experimentos que seguiram parentes de diabéticos tipo 1, pesquisadores descobriram que a maioria daqueles que tiveram diabete em idade mais avançada, tinham certamente auto-anticorpos no sangue por muitos anos antes. (Auto -Anticorpos são anticorpos “que deram errados”, os quais atacam os próprios tecidos do corpo).


Diabetes Tipo 2
O diabetes tipo 2 tem bases genéticas mais fortes que o diabetes tipo 1, mas ainda assim depende mais de fatores ambientais. Parece confuso? O que acontece é que o histórico familiar de diabetes tipo 2 é um dos fatores de risco mais forte para se adquirir a doença.
Americanos e Europeus comem muita comida com gordura e com pouquíssimo carboidrato e fibra, e praticam poucos exercícios. O diabetes tipo 2 é comum em pessoas com esses hábitos. Nos Estados Unidos, os grupos étnicos com maior risco de adquirir a doença são os Afros Americanos, Mexicanos Americanos, e os Índios.
Outro fator de risco para adquirir diabetes tipo 2 é a obesidade. A obesidade é mais arriscada para os jovens e para pessoas que têm sido obesas por um longo tempo.
O diabetes gestacional é mais um quebra-cabeça. Mulheres que adquirem diabetes durante a gravidez têm provavelmente um histórico familiar de diabetes, especialmente pelo lado materno. Mas como em outras formas de diabetes, fatores não genéticos têm certa influência. Mães de idade mais avançada e mulheres acima do peso têm mais propensão a adquirir diabetes gestacional.


Diabetes Tipo 1: o risco do seu filho
Em geral, se você é um homem com diabetes tipo 1, o risco de seu filho adquirir diabetes é de 1 em 17. Se você é uma mulher com diabetes tipo 1 e seu filho nasceu antes de você ter 25 anos, o risco dele adquirir diabetes é 1 em 25; se seu filho nasceu depois que você completou 25, o risco dele é de 1 em 100.
O risco de seu filho é dobrado se você desenvolveu diabetes antes dos 11 anos. Se você e seu marido têm diabetes tipo 1, o risco fica entre 1 em 10 e 1 em 4.
Existe um teste que pode ser feito para crianças que têm irmãos com diabetes tipo 1. Este teste mede os anticorpos para insulina, para ilhotas de células no pâncreas, ou para uma enzima chamada
Ácido glutâmico descarboxilase. Altos níveis podem indicar que uma criança tem altos riscos de desenvolver diabetes tipo 1.

Diabetes Tipo 2: o risco de seu filho
Diabetes tipo 2 ocorre nas famílias. Em parte, essa tendência se deve porque as crianças aprendem maus hábitos de seus pais, por exemplo, comer mal, e não se exercitar. Então há também uma base genética.
Em geral, se você tem diabetes tipo 2, o risco de seu filho adquirir diabetes é 1 em 7, se você foi diagnosticada antes dos 50 anos, e 1 em 13 se você foi diagnosticada depois dos 50.
Alguns cientistas acreditam que o risco de uma criança adquirir diabetes é maior quando é a mãe que tem diabetes tipo 2. Se ambos, você e seu companheiro têm diabetes tipo 2, o risco de seu filho é cerca de 1 em 2.

O que é “Em Risco?”
Estimativas de risco são as melhores suposições dos cientistas. Eles podem estar errados. As estimativas de risco lidam com probabilidades, não lidam com certezas.
Isso significa, que você pode adquirir a doença apesar de ter um risco baixo ou você pode não adquirir a doença apesar de ter um alto risco. Por exemplo, fumantes têm um alto risco de câncer no pulmão, mas alguns fumantes nunca têm câncer.
Esses fatores significam que seus filhos podem ter diabetes ainda que o risco deles adquirirem a doença seja baixo. A média entre americanos com chance de adquirir diabetes tipo 1 é de 1 em 100 e 1 em 9 de adquirir diabetes tipo 2. Mesmo que o risco de seu filho adquirir diabetes não seja maior que de outra criança, ele ou ela poderá assim mesmo adquirir a doença.


Fonte: American Diabetes Association (ADA)

http://grupedh.blogspot.com.br/2012/04/genetica-do-diabetes.html

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vídeo com a colocação da cânula na Perna

Normalmente colocamos as cânulas da Júlia em dois lugares específicos: No bumbum e na barriga… Ainda não tinha parado para pensar em coloca-la na perna ou no braço…

Vendo esse vídeo da Luisa, filha da Lu Nunes, passei a pensar no assunto… Vou fazer uma tentativa com a Jujuba… Quem sabe dá certo….. Seria mais lugares para se fazer o rodìzio….

Olha aí o vídeo da Luiza:

sábado, 26 de maio de 2012

1º Encontro de Famílias DM em Brasília

Para quem mora em Brasília, está aí um ótimo encontro para ir….

“É com muito prazer que anunciamos o 1º Encontro de Famílias DM em Brasília. O encontro vai ser na373170_383886461648869_1682146663_n quinta feira 07/06 (feriado de Corpus Christi) na nossa casa as 20h. Para este primeiro encontro, teremos a rica contribuição de dois convidados especiais: Bruno Pereira e Gabriela Menezes. Eles que vêm de São Paulo trazendo suas experiências em trabalhos voluntários com diabetes tanto no Brasil quanto fora. Vamos nos reunir, conversar sobre como é conviver com o diabetes, trocar experiências, escutar dicas importantes, tudo isso numa conversa em clima de família.
Confirme sua presença no evento no facebook ou deixe seu email para te enviarmos os detalhes de como chegar à nossa casa.
Você também pode nos enviar um email para silvanians@gmail.com ou ligar para (61) 9107-3749 (vivo) ou (61) 8488-1108 (brasil telecom).
O evento é gratuito!
Esperamos por vocês!
Forte abraço,
Vânia Nogueira e Silvânia Nogueira”

Link do evento: https://www.facebook.com/events/383886461648869/

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vídeo “ Diabetes na Escola”

Esse vídeo é muito legal para que todos os pais de crianças com diabetes levem para as escolas de seus filhos…

Que bom que a Nicole mãe da Vivi conseguiu colocar ele no YouTube….

Vale super a pena mostrar a TODOS (professores, diretores, coordenadores, funcionários e colegas de classe)que lidam com crianças com diabetes…

quarta-feira, 23 de maio de 2012

JERRY, O URSINHO DIABÉTICO

Gente olha só que legal esse ursinho!!!!!

Pensando em ensinar as crianças com diabetes a entenderem e controlarem a doença desde cedo, dois estudantes da Northwestern University criaram um ursinho de pelúcia. Ao invés de Teddy, Jerry.

Jerry possui um medidor de glicose no braço que diz à criança qual a hora de aplicar injeções de insulina. E para isso há uma “seringa” de brinquedo que deve ser aplicada em Jerry, que possui alguns lugares especiais para isso.

Só fico imaginando aqui as infinitas aplicações desse tipo de raciocínio. E para adultos também. A previsão é que o brinquedo chegue ao mercado já em 2013.

via Springwise

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aprendendo a viver

Linda mensagem a de hoje no DiabeteNet….

Aprendendo a viver

Aprendi que se aprende errando
Que crescer não significa fazer aniversário
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem
Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a natureza é a coisa mais bela na vida
Que amar significa se dar por inteiro
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos
Que se pode conversar com estrelas
Que se pode confessar com a Lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso
Que se deve ser criança a vida toda
Que nosso ser é livre
Que Deus não proíbe nada em nome do amor
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a paz interior
E, finalmente, aprendi que não se pode morrer pra se aprender a viver.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Adesivos para as bombas de insulina Roche

Ao chegar hoje em casa me deparei com um presentinho bem legal que chegou pelo correio para a Jujuba enviado pelo Laboratório Roche Diagnóstica … Foi uma folha de adesivos divertidos para a bomba de insulina dela… IMG_1229 Cada um mais lindo do que o outro!!!!!!!

Não preciso nem falar que ela amoooou, né?!

IMG_1233

 

 

 

 

 

 

 

Foi logo escolher qual deles ela usaria essa semana… O escolhido da vez foi a carinha feliz…. Acho que remete bem ao seu humor diário pós bomba de insulina…. Uma criança radiante!!!!!!!

Taí um “agrado” que faz toda diferença para o consumidor…

Parabéns ao laboratório Roche!

domingo, 13 de maio de 2012

Era uma vez uma criança pronta para nascer…

E Chegou o Dia da Mães…

P1000089

Ano passado escrevi uma cronica aqui no blog sobre muito do que eu sentia em ser mãe. Esse ano preferi em vez de escrever, colocar o conteúdo de um e-mail que recebi da minha madrinha Tânia hoje e achei muito lindo…

Era uma vez uma criança pronta para nascer…

“Meu Deus é verdade o que me dizem? Que amanhã tu me enviarás para a Terra? Mas como vou poder viver lá, sou tão pequeno e sem recursos?”

Deus respondeu: “De entre todos os anjos, escolhi um especialmente para ti… ele te entenderá e vai tomar conta de ti…”

“Mas …” disse a criança: “Aqui no Paraíso eu não faço outra coisa a não ser cantar e sorrir… tenho necessidade disto para ser Feliz…”

Deus diz: “A cada dia, teu Anjo cantará para ti. Sentirás seu amor e serás Feliz…”

A criança continuou… “Como poderei compreender o que me dizem se não conheço a língua deles?”

“É fácil!…” - respondeu Deus  “O teu Anjo te dirá as mais doces, as mais maravilhosas palavras… e com muita paciência e delicadeza, teu Anjo te ensinará a falar…”

A criança olha para Deus e diz: “E como vou fazer quando quiser falar Contigo?” ‘

Deus sorri para a criança lhe dizendo: “Teu Anjo te mostrará como juntar as mãos e te ensinará a rezar”

Diz a criança: “Ouvi dizer que na Terra existem homens maus. Quem me protegerá???”

Com muita ternura, Deus respondeu… “Teu Anjo te defenderá ainda que seja com risco de sua própria vida!”

A criança ficou triste e disse: “Mas eu serei sempre infeliz por não Te ver mais…”

Deus abraçou a criança dizendo a ela: “Teu Anjo te falará de mim e te ensinará o caminho para voltares a mim, mas estarei sempre a teu lado.”

Reinou no céu, nesse momento, uma grande Paz. Vozes se ouviram vindas da Terra…

Sentindo o tempo se esgotando, a criança perguntou: “Oh! Meu Deus, estou pronto para partir, mas por favor diga-me o nome do meu Anjo!!!”

Deus respondeu: “O nome do teu Anjo não tem importância, minha criança. Tu o chamarás simplesmente… MÃE!!!”

Feliz dia das mãe para minha maezinha linda, para minha filhota que um dia será uma linda mamãe, para minhas avós que já estão com Papai do céu, para minha sogrinha, minhas tias amadas (as de sangue e as de coração), minha cunhadas, minhas amigas de infância e de faculdade, minhas amigas da vida, minhas queridas mamães Pâncreas, meu maridão, meu paizão e meus irmãos que não deixam de ser um pouco de “mães para mim”!!!! Amo todos vocês!!!!!!!!

544192_217310641718918_122599774523339_363272_1241967542_n

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fiocruz usa parasita da doença de Chagas para prevenir diabetes

 

Saiu uma reportagem sobre isso ontem no Jornal Nacional… Será a esperança para os filhos da minha Jujuba????? Assim espero!!!!!

Fiocruz usa parasita da doença de Chagas para prevenir diabetes

 

Objetivo é criar vacina para prevenir o surgimento do diabetes tipo 1.
Testes foram feitos em camundongos e precisa ainda ser feito em humanos.

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, descobriram que o parasita causador da doença de Chagas pode ser usado na prevenção de outra doença sem cura: o diabetes tipo 1, que atinge 1 milhão de brasileiros. As informações são doJornal Nacional.

A descoberta ainda precisa ser testada em seres humanos, mas os pesquisadores estão otimistas.

O diabetes tipo um é uma doença autoimune cujo corpo ataca as células do pâncreas que produzem insulina. O hormônio é responsável pela quebra das moléculas de glicose para transformá-las em energia. Quando não há produção de insulina, a quantidade de açúcar no sangue aumenta e as consequências podem ser problemas na visão, nos rins e no coração.

A descoberta da Fiocruz, no entanto, foi por acaso. Enquanto pesquisavam a doença de Chagas, os cientistas perceberam que camundongos que recebiam o parasita Trypanossoma cruzi no laboratório não desenvolviam diabetes, apesar de ser geneticamente propensos a doença.

Os testes começaram em 2005 e a equipe da Fiocruz em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis está otimista com os resultados. O diabetes não se manifestou em nenhum animal testado.

Segundo José Mengel, pesquisador da Fiocruz, o parasita mostrou ser “uma proteção extremamente robusta”.

“Você continua tendo uma proteção muito alta, em torno de 100%, mesmo quando você usa uma droga que desencadeia o diabetes nesses camundongos”, afirma Mengel.

O segundo passo do estudo é identificar e isolar a substância produzida pelo parasita, capaz de proteger o organismo, para poder usá-la em pacientes sem infectá-los com a doença de Chagas.

A expectativa dos pesquisadores é que no futuro a descoberta feita no laboratório se torne o primeiro remédio capaz de prevenir a doença.

“As pessoas que já tem pais que apresentam a doença, a gente sabe de antemão que eles têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 1, ou seja, você poderia vacinar essas pessoas contra o futuro aparecimento do diabetes tipo 1”, afirma Mengel.

Fonte: http://www.caririnoticia.com.br/2012/05/fiocruz-usa-parasita-da-doenca-de-chagas-para-prevenir-diabetes.html