terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Células-tronco ajudam a combater tipo perigoso de diabetes

Reportagem que passou essa semana no jornal nacional sobre as pesquisas em Ribeirão Preto com Diabetes 1…

Assista ao Vídeo com esse link: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/celulas-tronco-estao-ajudando-combater-tipo-perigoso-de-diabetes.html

 

Células-tronco ajudam a combater tipo perigoso de diabetes

Na infância e na juventude, quando a gente começa a descobrir os sabores da vida, é que a diabetes tipo 1 costuma se manifestar.

“O prazer do ser humano é a comida. Tirar da pessoa o prazer de comer é ruim”, comenta o administrador de empresas Miguel Bimageretas.

Miguel Bretas e o biomédico Rodrigo Ribeiro da Silva iam passar a vida tomando várias doses de insulina todo dia. Eles preferiram se oferecer para participar de um estudo pioneiro.

“A possibilidade de tentar resolver um problema foi maior do que qualquer medo que eu tinha”, conta Rodrigo.

A opção era um teste com células-tronco para diabetes 1, o tipo mais perigoso da doença, em que as células de defesa do corpo agridem o pâncreas, onde é fabricada a insulina. Este hormônio é essencial porque faz o corpo usar o açúcar que comemos para gerar energia.

O primeiro teste no mundo com células-tronco para diabetes tipo 1 foi realizado em Ribeirão Preto em 2003. Os pacientes recebem acompanhamento até hoje.

No Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto o combate ao  diabetes começa com uma operação de segurança: o paciente fica isolado em uma unidade especial. Antes do isolamento, o sistema imunológico dele é zerado por uma quimioterapia. Depois que o sistema de defesa do corpo é desligado, o paciente recebe uma aplicação na veia de células-tronco tiradas do seu próprio sangue. Elas vão formar a nova tropa de defesa do corpo.

“A célula-tronco que usamos vem para regenerar um novo sistema imunológico, que a gente quer que seja livre de vícios e que esse novo sistema imunológico não agrida o pâncreas do próprio paciente”, esclarece o médico Carlos Eduardo Couri.

A terapia é  um desafio para pacientes e médicos. “Como oferecer para ele um procedimento com quimioterapia para uma doença que não é câncer?”, questiona Belinda Simões, coordenadora da pesquisa no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto.

“É um ataque grande. Eu tive todos os efeitos colaterais: perdi cabelo, perdi peso. Mas hoje, fazendo uma síntese de tudo que aconteceu, valeu a pena”, afirma Miguel Bretas.

A maioria dos 25 voluntários que participaram do teste ficou vários anos sem tomar qualquer remédio.

“Para um diabético tipo 1, ficar seis anos sem tomar nenhuma medicação nem insulina é inédito na pesquisa”, comenta Rodrigo Ribeiro da Silva.

O estudante de medicina Renato Luís Silveira teve um dos melhores resultados do estudo: sete anos sem tomar insulina. “Se eu tiver algum problema no futuro, acho que vai ser menos do que em uma pessoa que nunca fez tratamento”, comenta.

O estudante ainda controla a alimentação, mas se  permite alguns prazeres. “Eu deixo para comer doces no fim de semana”, conta.

“Mesmo que não usemos o termo cura, deixá-lo com nenhuma insulina ou pouca insulina, uma alimentação saudável e atividade física regular já é um grande avanço”, ressalta o médico Carlos Eduardo Couri.

“O desafio neste momento é saber por que um continua oito anos livre de insulina e o outros só ficou dois anos livre de insulina”, diz Belinda Simões.

O segundo teste já começou e deverá envolver ao todo 50 ou 60 voluntários e quatro equipes de pesquisadores em Ribeirão Preto, Chicago, nos Estados Unidos, Paris e em Sheffield, na Inglaterra.

“Normalmente, o Brasil importa pesquisas. Nós somos bons executores de pesquisa e, desta vez, estamos criando para exportar conhecimento”, finaliza Carlos Eduardo Couri.

Assista o Vídeo com esse link: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/celulas-tronco-estao-ajudando-combater-tipo-perigoso-de-diabetes.html

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

{Mães em ação} Verão e praia com a bomba de insulina


Moramos em Maceió, uma das cidades litorâneas mais belas do Brasil. Não é difícil ouvir de um maceioense que "vivemos onde as pessoas costumam tirar férias". Sol, mar, areia... As estações do ano por aqui são basicamente duas: inverno e verão. Chuva e Sol. Mesmo nos poucos dias nublados ou de pouca chuva, consegue-se aproveitar uma orla maravilhosa, com passeios ao ar livre.

 Com uma natureza tão convidativa e as férias escolares, um dos programas bem típicos sempre envolve água (mar ou piscina) e muitas vezes areia, fator complicador para crianças de pouca idade que adoram se esbaldar cavando, construindo castelo, rolando e correndo pela praia...

Então uma de nossas preocupações quando fomos instalar a bomba de insulina na Julia era a de como faríamos em nossos fins de semana e férias, se a maioria deles envolviam praia ou piscina.

Fomos então informados pelo pessoal especializado que não teria problema algum quanto a isso e que a bomba de insulina poderia ficar até 2hs desconectada da Júlia sem que tivesse qualquer prejuízo ao seu tratamento.

Chegou então o dia de estreamos a bomba de insulina na praia e seguindo todas as orientações da nossa instaladora. Descobrimos que realmente não existe nenhum problema quanto a isso.

Nossos dias de verão funcionam basicamente assim: Chegamos à praia, desconectamos a bomba, colocamos a tampa protetora da Cânula e guardamos a bomba num local fresco, seco e na sombra (sempre temos de tomar cuidado com essa exposição da bomba ao sol, respeitando os limites de temperatura tanto da bomba para não danificá-la quanto da insulina contida nela para não estragar). Julia brinca por 2hs sem ela e conectamos novamente para monitorar e corrigir a glicemia. Se durante esse tempo ela resolver comer algo, também reconectamos a bomba para fazer a medição, rapidinho, e para corrigir os carboidratos ingeridos por ela. Funciona com um "pit stop" de uma corrida. Depois da monitorização desconectamos novamente e ela volta a brincar por mais duas horas sem problema nenhum.

Enfim, não é muito diferente dos cuidados de quem decide levar o celular ou uma câmera fotográfica para a praia. Vale destacar que muitas das vezes, pela falta da basal no corpo por conta do tempo que esteve desconectada (o tempo passa muito rápido na praia e isso merece atenção) ela acaba ficando com a glicemia mais elevada, porém, não nos estressamos muito com isso. Corrigimos e pronto! 


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

“Seu Diabetes, Sua história”– Site interessante

site sobre diabetesNão sei se vocês já conhecem, mas conheci hoje um site bem legal “T1D Stars, Seu diabetes, Sua histórias”… Com vídeos interessantes sobre escola, família, amigos e etc.

Já inicia com o seguinte texto:

“Seu diabetes,  sua história
Ajudando adolescentes com o Tipo 1 a viver.

Ao ser diagnosticado com o diabetes, a sua vida mudará. Este website pretende apoiá-lo nessas mudanças, fornecendo informações claras e práticas para você, sua família, amigos e escola, para ajudá-lo a conviver com o diabetes.*

É importante cuidar do seu diabetes, assim como também é conversar e compartilhar os seus sentimentos com os que o cercam para ajudá-lo a atingir o ponto de equilíbrio.”

Vale muito a pena conhecer e acessar…

Aí está o link: http://pt.t1dstars.com/web/

{Mães em ação} Chegaram as Férias!!!

19/12/2012

JUJUBADIABETICAFérias, momento do ano de muito tempo livre, brincadeiras e ausência da rotina. Ficar acordado depois do horário habitual, levantar mais tarde, comer fora de hora e experimentar guloseimas tão próprias deste período.

Enquanto os pais procuram desacelerar, confraternizar com colegas de trabalho, amigos e familiares, nossos pequenos diabéticos iniciam um momento em que a pausa nas atividades escolares e nos esportes exige atenção redobrada dos cuidadores.

Os parâmetros de infusão de insulina, quantidades costumeiras de carboidratos não significam muito num dia na praia, seguido de cinema, passeio no parque ou após o dia na casa de um colega.

O período de férias costuma ser de extremos: muita atividade num só dia, tédio noutro, ficando o tempo todo dentro de casa.... Todo pai ou mãe de filho pequeno já experimentou a sensação de não saber o que fazer com tanta energia acumulada para o pequeno espaço da casa...

A diabetes exige atenção diária, não importa a época do ano. Brincar, curtir as férias e os festejos de fim de ano não pode servir de licença para abandonar as conquistas obtidas após um ano de bons controles. Ao contrário, com mais tempo em casa e maior oportunidade de convivência com os filhos, surge uma ótima oportunidade de avaliação do tratamento, redefinição de perspectivas para o futuro.

O ano passou rápido para você? Que tal reavaliar o resultado dos exames. Comparar o nível de consciência do seu filho com sua própria condição e tratamento. Quais os desafios de um novo período escolar?

Para quem sobreviveu a um ano inteiro levando o filho em suas atividades escolares, e extraclasse nos outros horários, não será difícil pensar em algumas  atividades fora do apartamento para permitir um pouco de exercício físico, pois servem como um ótimo momento lúdico, além de ajudarem a manter o bom nível das glicemias.

Quem sabe chamar alguns amigos para um dia diferente, aproveitar para introduzir novos alimentos ou até realizar algumas atividades físicas junto com seu filho. Eu e a Jujuba temos nos divertido com patins. Enquanto ela tenta aprender os segredos daquelas rodinhas, eu me redescobri visitando um passatempo que julgava definitivamente perdido em minhas memórias infantis.

Este ano resolvi me presentear com um novo par de patins no "dia das crianças" e deste então, tenho dividido bons momentos com minha filha, desenvolvendo uma cumplicidade que ultrapassa qualquer dificuldade de meus compromissos profissionais.

Se todos nós pais sentimos necessidade de descansar da pesada rotina de responsabilidade e trabalho, hoje tenho a certeza que uma das melhores maneiras de fazer isso é simplesmente passar algum tempo com minha filha, sem cobranças e sem pensar no dia de amanhã, concentrando-me apenas no presente.

PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Marília, 1 ano de diagnóstico!!!!

Muito legal esse e-mail que recebi hoje da amiga Kellen, mãe da Marília….

Obrigada pelo carinho Kellen!!! Você é uma pessoa muito especial!!!! Continue sendo essa mãe maravilhosa e atenciosa!!! Precisamos de pessoas assim no mundo para vivermos melhor e em paz…. Beijos!!!!!

“Bom dia, meninas! Hoje faz um ano que a diabetes passou a fazer parte das nossas vidas. Fiz uma conta, em média, e vi que foram mais de 3.000 picadas, entre pontas de dedo e aplicações de insulina.....confesso que num primeiro momento isso me assustou, fiquei com pena.....mas ergui a cabeça....afinal e a parte boa disso.....glicadas de 7,5....5,7 e 6,6!!!!bom controle!!!A Marília é uma menina de ouro e sempre digo, um espírito muto evoluído, que veio ao mundo para nos ensinar muito sobre a vida.....além de nunca chorar qdo tem essa parte ruim, ela sabe que não é todo dia que pode comer a bendita "batata frita" que tanto ama.....não posso me quaixar de dificuldades. Nosso custo de vida aumentou consideravelmente, pois arcamos integralmente com o tratamento, mas tb contamos com bons descontos oferecidos pelo programa Alcance, da sanofi.....foto

Enfim, desde o início, sempre combinamos, eu e meu marido, que não queríamos que ninguém a visse como coitadinha e que a educação que sempre demos a ela continuaria a mesma.....e o principal, faríamos o que fosse determinado pelo médico....

O que posso tirar desse um ano é que tenho uma filha forte, que somos fortes, mas principalmente, que somos sensíveis, que pais dão a vida por seus filhos e que assim deve ser.....claro que eu jamais gostaria que ela tivesse um resfriado sequer, mas se a vida precisou ser assim, eu sempre farei tudo, tudo mesmo, para que seja da melhor maneira e que tudo de melhor disponível, estaja ao alcance dela......sei que a nossa postura em relação à doença, tb será a dela, por isso tudo isso aqui em casa é natural.

A vocês, minhas queridas amigas que fiz no momento difícil e doloroso, meu muito obrigada, por me ajudarem a ver, não com os olhos do corpo, mas com os da alma, que eu poderia sim, continuar proporcionando uma vida FELIZ para minha princesinha!

beijo muito muito grande pra vcs

amo todas

Kellen”

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Manual para 2013

1354465380_horoscope-2013Recebi esta mensagem por e-mail e não podia deixar de compartilhar!!!!

Que esse ano de 2013 seja maravilhoso para cada um de vocês e que possamos estar mais juntos e trazendo muito mais trocas de informações aqui no blog e em nossas vida!!!!!

Beijos em Todos!!!!!

Manual para 2013

Saúde:

1.  Beba muita água e sucos naturais e menos refrigerantes!

2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas; como alguns bichinhos também!

3.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;

4.  Arranje tempo para orar; mesmo que seja para entrar em contato consigo mesmo!

5.  Faça atividades que ative seu cérebro; mas não em demasia!

6.  Leia mais livros do que leu em 2012; mas selecione sempre boas leituras!

7.  Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia; mas sem cochilar!

8.  Durma 8 horas por dia; mais é preguiça, menos pode estressar!

9.  Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia, e enquanto caminha sorria. De preferência em boa companhia!

Personalidade:

11.  Não compare sua vida com a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada de cada um;

12.  Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;

13.  Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;

14.  Não se torne demasiadamente sério; sisudez não é sinônimo de seriedade!

15.  Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;

16.  Sonhe mais; mas saiba fazer a diferença com a realidade!

17.  Inveja é uma perda de tempo. Tens tudo que necessitas; mas não deixa de fazer planos!

18.  Esqueça questões do passado. Não lembre o parceiro sobre erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;

19.  A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie!

20.  Faça as pazes com o passado, para não estragar o presente;

21.  Ninguém comanda a sua felicidade, a não ser você;

22.  Tenha consciência que a vida é uma escola, e estamos nela para aprender. Problemas são apenas parte, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições aprendidas, perduram por toda vida;

23.  Sorria e gargalhe mais; sempre faz bem! Mas cuidado para não incomodar os outros!

24.  Não precisa ganhar todas as discussões, a ferro e fogo. Aceite também a discordância;

Sociedade:

25.  Entre mais em contato com sua família e amigos;

26.  Dê algo de bom aos outros diariamente;

27.  Perdoe a todos por tudo; mesmo que doa!

28.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;

29.  Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia; bom humor é fundamental!

30.  Não te diz respeito o que os outros pensam de você; só você sabe a dor e a delícia de ser o que é!

31.  O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Sua família e os seus amigos o farão. Mantenha sempre contato com eles.

A Vida:

32.  Faça o que é correto; mesmo que os outros ignorem!

33.  Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;

34.  DEUS cura tudo; basta acreditar!

35.  Por muito boa ou má que a situação seja.... ela mudará...

36.  Não interessa como se sente. Levante, se arrume e apareça;

37.  O melhor ainda está por vir;

38.  Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça.

39.  Mantenha seu coração sempre feliz.

Por último:

40.   Envia para aqueles que você ama e para os quais deseja um 2013 maravilhoso!!!