domingo, 26 de julho de 2015

Aah, Os Avós.... Quanto amoooor!!!!!


Ah, os avós!!!!! O que seria de nós sem eles na retaguarda e nos apoiando sempre??? O que seria de nós sem a experiência e o amor incondicional deles???

Aqui em casa, O papel dos avós vai muito além dos mimos e "dengos" dados a Julia e a seus primos... Desde sempre contamos com eles para tudo... Eles são educadores mas ao mesmo tempo fazem todas as vontades... São o nosso apoio quando precisamos e não deixam nunca deixarmos a "peteca cair"... São nossa segurança quando estamos perdidos ou com medo... São também um pouquinho babá, motorista, recreadores, cozinheiros, professores, "consertadores",  artistas e o que é melhor, são também enfermeiros e cuidadores, pois sabem tudo sobre diabetes e cuidam e muito bem da nossa jujuba na nossa ausência... Enfim, são pais cheinhos de açúcar (ou adoçante no caso), que completam as nossas vidas e fazem a vida de nossa Jujuba muito, mas muito mais feliz!!!


Obrigada Vovó Socorrinho, Vovô Clailton, Vovó Tereza e Vovô Marcos por tanto Amor, carinho e atenção dedicados a nossa Julia!!!! Amamos Vocês!!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Explicando facilmente a diferença entre Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2

Interessante como ainda tem tanta gente que não sabe a diferença entre os tipos de diabetes e ainda se espantam: "Tão novinha e já tem diabetes? Ela comia muito açúcar quando bebê?"... Qual mãe de criança com diabetes nunca ouviu essa frase!?!?!?! Eu mesma ouço muitas e muita vezes!!!!!
Então, para desmistificar essa diferença , está aí uma tabelinha fácil explicando os dois tipos principais de diabetes e como eles funcionam. Espero que tenha ficado fácil de entender...



segunda-feira, 20 de julho de 2015

Feliz dia do Amigo!!!!

O melhor tratamento

Olá pessoal!meu nome é Kellen, mãe da Marília, 7 anos e DM1 desde 3 anos e 9 meses de idade. A partir de agora, vou dividir com muita honra o espaço com a querida Carol, que tanto me ajudou no momento difícil do diagnóstico, com as incertezas de tudo que viria pela frente. Agora é a minha vez de tentar ajudar quem vem aqui em busca de informação e acaba sempre encontrando tantas sementes de esperança e otimismo, com certeza esse mesmo jeito de pensar que nos aproximou.

Eu e Marília


Hoje quero falar sobre o MELHOR TRATAMENTO PARA DIABETES! Com a facilidade de comunicação promovida pela internet e redes sociais, não é difícil encontrarmos que este ou aquele tratamento é o mais moderno, que dá os melhores resultados, ou até curas milagrosas. Algumas crianças usam bomba de insulina, outras canetas no sistema basal-bólus, como é o caso da Marília, outras que não possuem tantos recursos e acabam dependendo totalmente do que o SUS oferece, precisam usar seringas e agulhas não muito confortáveis. E todo mundo vai trocando experiências...até aí tudo bem. O problema é quando as pessoas pensam que o tratamento que funciona para alguém será o único bom e, por isso, só ele vai servir. Todos sabemos que somente o médico é capaz de prescrever o melhor tratamento para nossas crianças e, mesmo assim, várias vezes ele passa por ajustes...elas crescem, ficam resfriadas, passam pelas viroses gastrointestinais, entre outras coisas. Há dias em que nos esforçamos ao máximo, fazendo tudo certinho e ,ainda assim, o corpo não responde como gostaríamos. No início, eu ficava bem triste com isso, mas o médico da Marília foi me mostrando que esses dias iriam ocorrer, independente do que eu fizesse, mas que o principal era que eu estava fazendo o meu melhor, com DISCIPLINA E CONSCIÊNCIA, e as glicadas estavam dentro da meta. Portanto, se existe a confiança no médico que trata sua criança, tenha certeza de que ele é o único capaz de indicar o melhor tratamento, confirmado pelos resultados dos exames. Cabe a nós, seguir as orientações e agir da melhor forma, com responsabilidade, mas acima de tudo tornando a relação de nossas crianças com o diabetes, o mais leve possível.

                                                                         Kellen Azevedo de Sousa

terça-feira, 14 de julho de 2015

A primeira Convulsão por hipoglicemia a gente nunca esquece!

Ontem era uma segunda feira como outra qualquer... Julia me ligou às 10:40h dizendo que estava com dor de cabeça e um pouco de dor de barriga e como sei que ela não é de reclamar de nada, fui busca-la na escola mais cedo. Ela estava ótima, apesar das dores, e nem precisou tomar remédio, apenas deitou um pouco na cama para esperar passar. 
Medi a glicemia de 11:35 e estava 120mg/dl, ou seja, ótima! Ela adormeceu, e 40 minutos depois, tiramos a glicemia novamente e ela estava com Hipo de 44mg/dl. Acordamos ela e ela ainda chegou a mastigar 3 pastilhas de glicofast, porém começou a convulsionar e a ter espasmos. Tentamos acordá-la, sem sucesso... O olhar dela ficou perdido, o corpo mole, e os espasmos eram frequentes... 
Não conseguindo fazer o socorro oral, corri para pegar o Glucagon que sempre temos na geladeira. Percebi que estava vencido, mas foi assim mesmo... Preparei a seringa de Glucagon (Ainda bem que há uns anos atrás, por teste, tinha preparado uma seringa de Glucagon para ver como fazia, então já sabia o procedimento) e apliquei em sua perna rapidamente (o que é um erro pois dá efeitos colaterais como enjoos e Vômitos, mas agora já aprendi que tem que ser aplicado devagar esperando o corpo absolver). 
A Glicemia subiu para perto de 100mg/dl, mas ela continuava sem reação e com o olhar perdido... Me desesperei e corri com ela para a emergência. Nem sei como consegui chegar lá... Deram os primeiros socorros a ela, medição da glicemia, soro e etc... A essas alturas a glicemia já estava perto de 180mg/dl, ou seja, o suficiente para ela... 
Ela só veio voltar à consciência, mais de uma hora depois e mesmo assim, muito fadigada e sonolenta. Depois é que fomos descobrir que essa é a reação normal de uma convulsão... Demora mesmo um pouco a voltar... O importante no momento é fazer com que o organismo se equilibre novamente e isso conseguimos com facilidade. Mas como toda a primeira vez, foi tudo muito tumultuado e assustador...
Certa vez, uma amiga, mãe de uma doce menina me disse que só entendia o que era passar por uma convulsão de um filho, quem já passou... Agora entendo o que ela quis dizer... Foi a experiência mais assustadora que passei em toda a minha vida... Ela graças a Deus não lembra de nada, mas para nós pais foi mais um aprendizado e mais uma experiência que esperamos nunca mais passar... 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nós na TV - Bate Papo sobre Diabetes no Programa Família em Pauta

No início dessa semana, fomos convidados a participar de um bate papo sobre diabetes em um programa de Tv chamado "Família em Pauta" que é dirigido pelo Movimento Familiar Cristão aqui de Maceió. No primeiro bloco, nosso amigo Rainey Marinho entrevistou a Endocrinologista Jamille Wanderley que esclareceu muitos pontos interessantes sobre  Diabetes em geral e no segundo bloco entramos com nossa experiência de "Pais Pâncreas" falando um pouco sobre a Jujuba e nossos sentimentos.

Apesar de não gostar de falar na televisão, foi muito rica a experiencia! Obrigada Amigo Rainey pelo convite!! Obrigada Jamille pelo carinho desde sempre!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ida a São Paulo para o Lançamento do Accuchek Connect



No fim da Semana Passada, fomos, Eu e Júlia, enfrentar o friiiio de São Pauloparticipar do lançamento para consumidores de alguns produtos e serviços super interessantes oferecidos pela Roche : o ACCUCHEK CONNECT  e o DIABETES BOX.



Foi uma manhã bem legal que nos nos possibilitou além de mais conhecimento, poder também matar um pouquinho da Saudade dos amigos queridos que o Diabetes nos proporcionou (aliás, uma das coisas maravilhosas que ele nos proporcionou foram essas amizades, sem dúvida). 

Um brunch delicioso, com muitas comidinhas light e diet (com toda a Contagem de Carboidratos) estava nos esperando logo na chegada, e como sempre as crianças correram logo para a sala de recreação, onde de lá só saíram praticamente na hora do
almoço...

Gostei demais dos produtos apresentados por eles, achei bem úteis e práticos e de uma conectividade impressionante...




Vou falar abaixo um pouco sobre cada um deles...


Accuchek Connect

O Accuchek Connect é um novo Sistema de Gestão do diabetes que consiste em uma plataforma que integra três produtos em um único sistema: o monitor Accu-Chek Performa Connect, que possui tecnologia Bluetooth Smart, o aplicativo Accu-Chek Connect, que possui diversas características como compartilhamento dos resultados online com o médico e cuidador, a ferramenta de Cálculo de Bolus Accu-Chek, que sugere a quantidade de insulina para as refeições e correções. E o Portal Online Accu-Chek Connect, onde é possível acessar e compartilhar seus resultados a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Fiz o teste com o monitor e com a plataforma online e super aprovei o produto! Leve, fácil de conectar e se conecta automaticamente com a plataforma online já informando o resultado.
Teste de glicemia feito com o Accuchek Performa Connect com resultado e marcadores
Resultados enviados automaticamente para o celular e plataforma Online

Cadastro com possibilidade de trazer resultados do Accuchek 360 

O cálculo de bolus ainda não nos foi liberado porque precisamos ainda pegar um protocolo com a médica da Julia para poder ser liberado esse cálculo . Essa parte realmente foi a que achei mais interessante. Você tem a possibilidade de inserir a quantidade de carboidratos ingeridos e o monitor já com seus dados e configurações pré-definidas pelo médico responsável, calcula automaticamente a quantidade de insulina necessária para "queimar"os carboidratos ingeridos... Pra você que usa a Bomba Combo da Roche deve estar pensando "mas essa é a definição do Smart Control que usamos na Bomba!". Pois bem, é bem por aí! Esse monitor tem a maioria das coisas boas que temos no smart Control da Bomba da Roche, só que ele é destinado para todo mundo, usuário ou não de bomba de insulina. Uma super facilidade para todos, sem duvida!!!! É muito bom saber que agora, o "controle da Bomba" (que é o que fez e faz toda a diferença para  nós aqui em casa), se transformou em um aparelho que todos podem ter acesso....



Loja De bem com a Vida e Diabetes Box

Achei muito legal a ideia de se ter um site em que você pode comprar produtos e fazer planos de assinaturas e ganhar descontos ou produtos a mais por sua fidelidade... Aqui em casa fazemos isso com um site de vinhos e sempre conseguimos comprar os produtos que queremos com um custo bem mais convidativo que o normal... Assim mesmo podemos agora fazer com os insumos. Uma vantagem e tanto para quem tem que todo mês desembolsar esse custo fixo de insumos... 
 www.loja.debemcomavida.com.br



Bom é isso pessoal. Espero ter conseguido tirar as dúvidas de todos os amigos e pais qua andaram me perguntando sobre o assunto durante a semana.