sexta-feira, 27 de maio de 2011

Accu-chek - Tratamento com Bomba de Insulina

Gente,
Adorei essa parte do site da Accu-chek que fala sobre bomba de insulina....
Vale muito a pena dar um lida!!!!!
Aí vai um pedacinho e o link para ler a reportagem inteira...


Sistema de Infusão Contínua de Insulina: tratamento considerado mundialmente como padrão ouro para o diabetes

Hoje, sem a tecnologia, não podemos entrar na internet, enviar e-mails, twittar, deixar mensagens no facebook, falar com as pessoas pelo telefone. Mas existem muitas outras formas de tecnologia que nos auxiliam a viver melhor e a ter conforto no nosso dia a dia, principalmente quando falamos em saúde.
Por meio da tecnologia desenvolvida para a saúde, foram erradicadas diversas doenças infantis; aprendeu-se a evitar a dor e com isso foram abertos campos para as técnicas cirúrgicas modernas e, entre outras conquistas, que ajudou a prolongar a vida humana.
Com relação ao diabetes, sabemos que muitas empresas estão focadas na realização de pesquisas e no desenvolvimento de equipamentos que facilitem a administração da insulina como também de automonitorização da glicemia.
Algumas pesquisas já estão sendo realizadas para curar o diabetes, apesar de ainda não terem um resultado definitivo, entre eles estão transplante de ilhotas, de células-tronco e de pâncreas.
Enquanto a cura não é descoberta, foi desenvolvido um equipamento que auxilia a administração de insulina e promove maior controle das glicemias,  o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SIC de insulina), chamado também de Bomba de insulina, foi um dos aparatos tecnológicos que tem mostrado mais eficiência no tratamento da pessoa com diabetes. Uma das principais vantagens da terapia com o SIC de Insulina é que substitui as injeções diárias de insulina com seringa ou caneta, pois é instalada através de uma cânula flexível que fica no subcutâneo do corpo e um catéter que faz a ligação até o equipamento, por onde percorre a insulina, portanto a pessoa leva uma “picada” a cada 3 dias. Esse procedimento é realizado de forma tranquila na própria  casa da pessoa. A  programação permite a liberação contínua de insulina durante 24 horas, de acordo com as necessidades individuais.
Segundo a Dra. Ana Claudia Ramalho, endocrinologista e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, que convive com  diabetes tipo 1 há mais de 28 anos, “as vantagens desse sistema são inúmeras, entre elas muito mais flexibilidade para realização das atividades diárias, pois não há necessidade de ter uma rotina engessada para se programar com antecedência nos momentos de se alimentar e aplicar insulina”.
“Além disso, há um refinamento maior do controle glicêmico, pois existe a  possibilidade de comer qualquer tipo de alimento e estender a programação do bolus a fim de digerir com mais facilidade. Como por exemplo, os alimentos gordurosos demoram mais tempo para serem metabolizados pelo organismo”, explica a Dra. Ana.
Como usuária do Sistema Accu-Chek Combo, a Dra. Ana pontua alguns diferenciais do equipamento. “O modelo Accu-Chek Combo tem como caraterística o cálculo de bolus integrado que auxilia o paciente a realizar o seu bolus de forma fácil e rápida por meio de comandos no Accu-Chek Performa Combo. O cálculo de bolus incentiva o paciente a ter mais aderência ao tratamento do diabetes. Também melhora o controle metabólico e mantém a glicemia dentro da faixa de normalidade. Outro diferencial do cálculo é que é automático e preciso, pois considera parâmetros individuais como glicemia atual, insulina ativa, tempo de espera da mesma e elevação da glicemia pós prandial e separa o bolus da refeição do da correção, auxiliando no controle”, diz.
Outra pessoa que também utiliza o mesmo sistema é Felipe Rocha Rapouso de 6 anos, 2 deles com diabetes do tipo 1. Sua mãe Giselle relata a experiência: “em dezembro, meu filho pediu para colocar a bomba de insulina. Entramos em contato com o médico, que prescreveu a terapia e em seguida com a Roche. Fizemos o teste durante o mês de fevereiro. Hoje, Felipe já está com o seu sistema  permanente. O menino amou o equipamento, pois pode comer tudo o que queria sem precisar se picar durante todo o momento. Isso também facilita minha vida, pois faço a programação para realizar todos os ajustes necessários durante o dia”.
“Mas é sempre importante ter um acompanhamento médico e nutricional para ajustar a programação, pois ainda estamos adaptando o sistema de acordo com as necessidades de Felipe”, pontua Giselle.
Gisele procurou uma nutricionista para saber as necessidades nutricionais de acordo com a idade para ser um garoto sempre saudável com o peso ideal e, ao mesmo tempo, ajustar a programação da bomba de insulina a fim de melhorar a administração da insulina e do controle glicêmico para as variadas atividade diárias de Felipe.



Fonte: https://www.accu-chek.com.br/br/entendendo-o-diabetes/sistema-infusao-continua-insulina.html

Um comentário:

  1. Olá Carolina,
    ficamos muito felizes que você gosta do conteúdo do site da Accu-Chek.

    Fique à vontade para divulgar o conteúdo aqui no blog sempre, afinal, quanto mais pessoas tiverem acesso a informações sobre a diabetes, melhor.

    E se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode contar conosco ;)

    Abraços,
    Equipe SIC Accu-Chek
    http://www.accuchekcombo.com.br/combo/

    ResponderExcluir