Hoje passamos um dia muito feliz… Dia de passeio na praia, andar de bicicleta, pula pula, jump e muitas risadas e carinho juntos….Amo dias como o de hoje!!!!!
Há exatamente 5 anos atrás, num dia como o de hoje, domingo, 23 de dezembro, antevéspera de natal, estávamos tendo o diagnóstico de Diabetes 1 da nossa pequena Jujuba…
Dias angustiantes … Tudo novo e assustador….
Hoje vejo claramente como papai do céu nos protegeu naqueles dias iniciais e colocou (e continuou colocando)grandes anjos no nosso caminho…
- Primeiro ELE me deu a inspiração (que nunca tenho) para desconfiar de uma possivel possibilidade de diabetes por conta de umas fraldas vazando de xixi(leia mais aqui sobre o dia da descoberta)… Isso possibilitou um diagnostico sem internação e bem menos traumático…
- Depois colocou nossos pais e irmãos bem juntinho da gente numa hora tão dificil para toda a familia… Sem eles do nosso lado com certeza tudo teria sido muito mais difícil…
- Fez com que nossa prima e endocrinologista Jamille Wanderley tivesse disponibilidade e toda paciência do mundo para poder passar o dia inteiro com a gente, primeiro para diagnosticar e depois para nos explicar tintim por tintim sobre diabetes e sobre a “boa conduta” e a “boa postura” que deveriamos adotar para o “bem viver” da nossa filha…
-Fez com que dois dias depois, no dia de Natal, recebessemos um telefonema muito importante de uma amiga nossa nutricionista, Vanessa Freitas, que nos acalmou muito e nos deu força e o telefone para que ligassemos imediatamente para uma pessoa que faria tooooda diferença em nossas vidas pelos anos que seguiriam: Nosso anjo mais brilhante, Susana Chen, endocrinopediatra. Essa nos recebeu imediatamente após a ligação, em sua casa, 3 horas antes de pegar o voo de volta para o Rio de Janeiro … Nada me faz não achar que isso não tenha sido providência divina… E como foi!!!!
Devo muito do meu modo de ver o diabetes a esses anjos que passaram e ainda permanecem em nossas vidas… A eles dedico diariamente um pedaço do meu carinho e das minhas orações…
Pois bem… Os anos se passaram e a lembrança de “sensação ruim” daqueles primeiros dias tratou de ser substituida pela sensação boa das coisas que ganhamos após o diagnóstico… As coisas entraram nos eixos…. E o diabetes deixou de ser um “fardo” em nossas vidas para passar a “fazer parte dela” com toda naturalidade do mundo… As responsabilidades aumentaram, é verdade, mas a nossa união e felicidade também…
Deixo vocês com um texto que escrevemos recentemente e que não podia deixar de compartilhar novamente num dia como o de hoje:
Coisas boas que o diagnóstico de Diabetes trouxe para as nossas vidas
Junto com o diagnóstico de diabetes tipo 1 vem um turbilhão de fatores que modificam imensamente nossas vidas e o nosso dia-a-dia. Ninguém espera receber uma notícia dessas e não há como se preparar para ela. Mesmo quando na mesma família a doença se manifesta mais de uma vez, em cada situação temos reações diversas.
Se já não é agradável receber a notícia de que precisaremos conviver com uma doença crônica, somente quem tem filhos pode entender o impacto da comunicação de que um de nossos pequenos é quem desenvolveu a doença. Sempre queremos o melhor para eles. Descobrir que seu filho terá limitações que você não experimenta não é nada fácil.
São inúmeras novas responsabilidades, mudanças de rotina e de alimentação, muitas coisas novas, muita informação junta, medos constantes de possíveis erros de dosagens ou de hipoglicemias, muitas noites mal dormidas, tudo ao mesmo tempo... Realmente não é fácil... É um processo de aprendizagem intenso, influenciado por diversos elementos. Neste período devemos ter cuidado, pois a transição para uma nova realidade ocorre de modo inesperado e pode vir a ser um tanto desestruturador para uma família.
Quem nos conhece sabe o quanto sempre lutamos para que nossa família tivesse o equilíbrio suficiente para lidar com a nova situação de uma forma leve e muito positiva. Não digo que foi algo simples de se conseguir fazer, mas foi uma atitude que realmente fez toda a diferença nas nossas vidas e principalmente na da Júlia.
Parando para avaliar por esse ponto de vista positivo, o diabetes realmente trouxe muitas coisas boas para as nossas vidas!
Hoje, pós diagnóstico:
- Definitivamente temos uma família muito mais unida e presente no nosso dia-a-dia,
- Passamos a nos amar muito mais e a nos dedicar mais uns aos outros,
- Crescemos e amadurecemos o dobro do que deveria ser na metade do tempo que deveria ser.
- Passamos a ser pessoas mais solidárias e mais preocupadas com o sofrimento do próximo.
- Julia tem uma vida com toda certeza muito mais saudável do que teria se por acaso o Diabetes não existisse em nossas vidas. Alimenta-se melhor, pratica exercícios regularmente e está sempre dentro do peso correto.
- Conseguimos lindas e verdadeiras amizades que se tornaram para nós como uma grande família que nos apoiam diariamente e que dentro do possível ajudamos de alguma forma. Esse ciclo positivo e de apoio é muitas vezes fundamental para a boa saúde física e mental do diabético ou do seu cuidador...
- Passamos a ver a vida de uma forma completamente diferente, com um pouco mais de pés no chão e um pouco menos de sonhos mirabolantes.
- Passamos a lutar com unhas e dentes por uma causa que passou a fazer parte de nossas vidas.
Analisando toda a nossa trajetória tenho a certeza que o diabetes não veio à toa para a nossa família... Com certeza o fato de Júlia ter diabetes, não a tornou "diferente", mas sim muito mais especial e querida do que ela já era.
Nossa filha é realmente uma criança muito feliz!
Carol.....vcs são anjos de luz na vida de muitos,como as nossas vidas!que Deus possa presentear vcs com muita saúde e amor nesse natal ! Vc é uma estrelinha que brilha no céu aqui de casa e a quem sempre me refiro com carinho..... Vc de longe me ajudou como se estivesse aqui segurando a minha mão ..... Dia 04/01 faremos um ano de diagnostico e quase isso de bom controle.... De vida feliz, mesmo com diabetes....SEMPRE!
ResponderExcluirObrigada,amiga
Carol, você é uma pessoa maravilhosa, também quero lhe agradecer pela atenção que sempre me deu, mesmo que distante. O seu blog me transmitiu apoio, serenidade, consegui perceber que não estava só nesta luta. A Gabi tem dois anos e meio de diagnosticada, e hoje estamos conseguindo viver melhor. Sempre lembro de vocês em minhãs orações. Quero desejar-lhes um ano novo cheio de saude, paz e muitas alegrias, que Jesus esteja presente em vossos corações. beijos na Jujuba!! Com carinho, Mônica e Gabi.
ResponderExcluir