quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hemoglobina Glicada do trimestre

Semana passada fomos fazer os exames trimestrais de Júlia. Exames esses que agora não mais só incluem a HbA1c, mas também colesterol e triglicerideos (vou fazer uma postagem só sobre isso depois). 
E olha que ótimo resultado mesmo com os meses de festas e férias: 6,8%
Ficamos aliviados e muito felizes, é um ótimo resultado para a idade dela!!! Porém não podemos baixar a guarda!!! Continuamos sempre na luta por um resultado um pouquinho mais baixo que isso.... Um dia chegamos lá!!!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

{pesquisas} Cientistas mais perto da cura do diabetes

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3673309&seccao=Sa%FAde

UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA

Cientistas mais perto da cura para a diabetes

Cientistas mais perto da cura para a diabetes

Cientistas norte-americanos conseguiram transformar células de pele normais em células pancreáticas produtoras de insulina, o que potencialmente abre a porta a uma cura para a diabtes.

Investigadores da Universidade da Califórnia reprogamaram células de pele, denominadas fibroblastos, retiradas de ratos e fizeram com que estas produzissem insulina, tal como as células do pâncreas, noticia a Press Association (PA).

Depois, as células foram injectadas em ratos cuja genética foi alterada para que imitassem os sintomas da diabetes. O resultado não poderia ser melhor. Uma semana depois, os níveis de açúcar no sangue dos animais voltaram ao normal. E dois meses depois de as células serem introduzidas nos ratos, estes conseguiram fabricar novas células produtoras de insulina.

Assim que as células lhes foram retiradas, um pico de açúcar no sangue comprovou a relação direta.

A investigação pode revolucionar o tratamento da diabetes de Tipo 1, onde o sistema imunológico do doente destrói as células produtoras de insulina, o que obrigada a injeções administradas diariamente.

Sheng Ding, professor do Instituto Gladstone e da Universidade da Califórnia, disse à PA que "o poder da medicina regenerativa é que pode potencialmente fornecer uma fonte ilimitada de células produtoras de insulina funcionais que podem então ser transplantadas para o paciente".