quarta-feira, 3 de junho de 2015

E chegou a volta às aulas!!

Por Kellen, mãe da Marília

O início do ano letivo é sempre muito esperado pelas crianças, com muita euforia e entusiasmo: se haverá colegas novos, professores diferentes...até o próprio reencontro com os antigos colegas é motivo para a exaltação dos pequenos.
Para nós, pais de crianças diabéticas, também surge um pouco desse sentimento, como levaremos isso a um professor ou funcionário da escola que ainda não tenha conhecimento da situação e como fazê-los entender tudo sem causar constrangimento ou medo da nova situação. Marília já se vira bem sozinha quando o assunto é aplicação de insulina ou medições de glicemia. Mas não é só isso! Temos sempre que levar em conta a possibilidade de uma hipoglicemia, especialmente quando a criança não reconhece ou não apresenta os sintomas clássicos iniciais. Por isso, é importantíssimo conversar com a direção da escola e, principalmente, com os professores, que são quem passa a maior parte do tempo com nossas crianças, alertando-os dos sinais que elas podem apresentar, já que cada uma tem sintomas mais ou menos evidentes.
Para o primeiro contato, além da conversa, sugiro o Manual com Diretrizes para Professores de Crianças com Diabetes, elaborado pela Roche, disponível para download em http://www.debemcomavida.com.br/media/14152/guia_dbcv_professores_a4.pdf
Super  resumido e numa linguagem acessível, pois muitas dúvidas podem surgir após a primeira conversa e, quando o imprimi e entreguei, as professoras adoraram e depois até cederam para professoras de outras escolas, com alunos também diabéticos.
Aqui, até as próprias colegas cuidam da Marília...ano passado, elas se mudaram para a escola que frequentam atualmente e o horário do recreio era meia hora mais tarde que o habitual....a amiga Luiza pergunta à professora se o recreio ia demorar .....e a professora pergunta: Por que Luiza, você já está com fome? E ela diz que não, que era porque a Marília tinha diabetes e não podia passar da hora de comer, para não ficar “fraquinha”.

Marília e Luiza: companheirinhas
Muito amor pelo cuidado de amiga, desde a infância!!!

Que Deus abençoe nossas crianças nesse ano letivo que se inicia.