quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Controle do Diabetes - Resultados de glicemias capilares


Para fazer um bom controle da glicemia e realizar adequadamente os ajustes de insulina nem sempre é suficiente apenas fazer o teste de glicemia. Às vezes, a ajuda de um diário onde a pessoa possa anotar todas as informações sobre seu dia-a-dia pode ser fundamental para evitar erros nas doses e para se ter uma vida melhor.

A dica é da educadora em diabetes Júlia Kenj, explicando que a automonitoração serve como instrumento para a tomada de decisão quanto à dose de insulina, mas que é preciso estar atento para o fato de que diversas variáveis podem alterar o resultado dessa automonitoração e que, na medida do possível, é mais apropriado para o portador de diabetes conhecer como essas variáveis agem no seu organismo.

“O valor da glicemia se altera o tempo todo como consequência de um fenômeno fisiológico normal”, explica Júlia.

Assim, se a pessoa está ansiosa porque tem uma prova na escola ou está resfriada, esses fatos podem alterar a liberação de glicose no organismo e, geralmente, acabam causando elevação na taxa de glicemia. Ao contrário, a glicemia pode baixar significativamente se a pessoa fizer uma atividade física intensa sem ter se alimentado adequadamente.

“Para registrar a ocorrência desses fatos é que indicamos o uso de um diário, onde fiquem anotados os resultados da glicemia em cada automonitoração, a dosagem de insulina utilizada e se reserve um espaço para observações sobre as ocorrências do dia”, explica Júlia. Para ela, esse é um instrumento que vai ajudar o portador de diabetes a entender as variáveis que alteram o seu comportamento glicêmico e, em consequência, a lidar melhor com elas, modificando situações que possam causar grandes oscilações glicêmicas.

A observação diária do que ocorre com seu organismo vai ajudar a pessoa a decidir sobre a dosagem de insulina para cada situação e também pode ser um importante instrumento de informação para o médico que acompanha o seu tratamento. Levar esse caderninho amigo com a anotação correta sobre o dia-a-dia do portador de diabetes às consultas ajuda o profissional a fazer eventuais ajustes necessários e a dar a melhor orientação possível para cada caso.

Fonte: www.portaldiabetes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário