quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Júlia e os esportes

Final do ano chegando, e como boa planejadora que acho que sou, já estou pensando no próximo ano letivo de minha Jujuba... Principalmente no que diz respeito a atividades físicas.
É algo muito essencial para o seu bom controle glicêmico!!!!
Neste ano de 2010, tentei algumas coisas com Julia, mas terminou que nenhuma deu certo. Ela voltou para a natação, mas ficou super alérgica ao cloro e teve que abandonar por "livre e espontânea pressão". 
Tentamos o balé, com a turminha dela, onde ela frequentou os 3 prmeiros meses... Depois disso, era um chororô todas as vezes que se falava em aula de balé... Justificou assim: " É muito chato e paradinho mamãe!!!" Fazer o que não é?!?!?! Não deu também!!!!
Por ultimo tentamos ajustar seu horário pra a aula de tênis, mas como só tinha turma de 18:00 às 19:00, iria atrapalhar demais os horários do jantar e da insulina basal que é de 18hs... Aí complicou!!!!
Bom, no fim das contas, resolvemos comprar uma bicicleta para que ela ande quase todos os dias com as amiguinhas do condomínio e um jump que serve como cama elástica... Resolveu a nossa situação!!!! 
Exercícios diário de pelo menos 1 hora!!! Hahahaha... "Quem não tem cão caça com gato" não é mesmo???

Todo o nosso problema com esportes para a Júlia consiste na sua idade (4 anos)... A maioria deles só aceitam crianças com mais de 5 anos, pelo menos aqui em Maceió...
Mas esse ano que vem vou fazer outras tentativas de esporte....
Na escola vão passar a oferecer para a turma dela (jardim 1) aulas de  DANÇA, e acho que vou matriculá-la... Tem a opção também de Judô, mas sinceramente não acho muito o perfil de minha filhota "princesa" (muito diferente da mãe).... 
Ela tem muita vontade de fazer sapateado... Fala sempre nisso, mas acho que só pode com 7 anos... Está muito longe ainda... As ginástica (ritmica e olimpica) é a mesma situação....
Vamos ver como as coisas vão acontecer...Tenho ainda muito o que pesquisar e planejar... Ainda tem tempo pra pensar....

Achei esse texto aí embaixo muito interessante... 
A atividade física é fundamental na infância, especialmente porque previne doenças como obesidade, ajuda no crescimento, melhora o desenvolvimento motor, além de socializar a criança ou adolescente.
Nas crianças menores, geralmente abaixo de 6 anos de idade, a indicação é de brincadeiras lúdicas ao ar livre tais como jogar bola, pular, dançar, correr com outros colegas, sem muitas atividades programadas. Um dos esportes que já pode ser iniciado nesta faixa etária é a natação ou a dança.
Já nas crianças acima de 7 anos até a adolescência, além das atividades lúdicas citadas, é bom sempre estimular as caminhadas do dia a dia, como ir para a escola ou ao supermercado, preferencialmente a pé e não de carro. Nesta idade muitos se acomodam na frente da televisão, computador ou videogame, e ficam muito sedentários. A Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 2 horas por dia destas atividades, sendo que as demais devem ser brincadeiras ou esportes, enfim atividades que gastem energia. O mínimo recomendado de atividade física por dia é de 30 minutos (3 vezes na semana), sendo o ideal 60 minutos por dia. É bom lembrar que pode ser um esporte como futebol, vôlei, basquete, natação ou mesmo aquela atividade que não tem horário fixo, desde que seja realizada de modo regular como caminhadas, corridas, pular-corda e etc. Muitas escolas oferecem atividades esportivas em horário extra, sendo uma excelente oportunidade para praticar. Vale salientar que a prática regular de atividade física é um dos melhores meios de se combater a obesidade infantil.
É especialmente na faixa etária dos pré-adolescentes e adolescentes que muitos pais procuram auxílio médico para saber se os filhos podem frequentar academia. Bem, para ser liberado é importante realizar uma avaliação como radiografia de idade óssea, para ver o grau da maturação e o potencial de crescimento. Conforme esta avaliação, o adolescente é liberado somente para atividades aeróbicas como esteira e bicicleta ou para atividades de impacto como a musculação. Quando há uma maturação óssea incompleta não devemos sobrecarregar estes ossos em desenvolvimento com atividades que exijam muita força, pois poderiam levar a microfraturas, atrapalhando assim o crescimento e causando dores ósseas. Caso o adolescente já esteja com a estrutura óssea completa, então já estaria habilitado a realizar todas as atividades. Assim, antes de iniciar um esporte com um treinamento mais intensivo ou uma atividade em academia, faça uma avaliação com seu médico. 
É bom lembrar que toda atividade física deve ser acompanhada de uma boa hidratação e de uma alimentação saudável, sempre rica em frutas, verduras e cálcio (leite e derivados), principalmente nas crianças e adolescentes, a fim de promover um bom desenvolvimento ósseo e melhorar o desempenho físico durante as atividades.
Por: Drª Adriana Beletato dos Santos Balancieri - Endocrinologista Pediátrica 
Fonte:"http://endoped.com/2010/08/12/crianca-pode-frequentar-academia/"

5 comentários:

  1. Olá Carol,
    Estranha essa história da idade mínima para algumas atividades. Sempre dizem que qto antes começar a praticar melhor... Mas olha, o sapateado é muuuuuuito legal...Acho que ela vai gostar. Pena que ainda não pode.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. É... complicado mesmo.

    Eu notei que o Ballet, nessa idade delas, realmente é parado e não mexe na glicemia.

    O que funciona pra Vivi é esporte com bola. Que é pura correria. O dela rola na escola, mas a partir dos 5 anos...

    Aqui em sp (e acredito que aí também tenha), a maioria das piscinas de academia não é mais tratada com cloro, e sim com ionização... faz um ano que minhas filhas estão nadando e NUNCA ficaram nem com o olhinho vermelho sabe... veja se acha uma piscina assim aí... acho que natação é de longe o melhor esporte pra essa idade!!!!

    Boa Sorte...
    Eu por aqui vou procurar Ginástica Ritmica e circo pro ano que vem (de graça)...

    ResponderExcluir
  3. Aqui tb nao encontrei nada para a Luana, tentei a natação o ano passado, mas por ela ser muito pequena ficava com medo, entrava na piscina com a glicemia normal e voltava na casa dos 300. Vou esperar ela crescer mais... o que ela adora é a cama elastica, e realmente abaixa qualquer glicemia, nos aniversarios que ela tem participado e que tenha pula pula nem preciso da ajuda da novorapid.

    ResponderExcluir
  4. Dani... É um saco mesmo essa história de idade minima, mas é pertinente... Tem esporte que a coordenação e amadurecimento é muito importante...
    Acho realmente que coloquei Julia cedo demais no ballet... Talvez se tivesse esperado para esse proximo ano, com ela um pouco mais madura, teria sido diferente...

    Nicole, Queria muito que aqui em Maceió tivesse uma piscina sem cloro, mas, por incrível que pareça, não tem!!! Apesar de capital(e muito linda), é uma cidade pequena e sem muitas opções diferentes...
    Também acho a natação o melhor esporte para essa idade, super completo,resolveria meu problema perfeitamente, mas com Cloro, não dá!!! :(
    Vamos torcer para chegar loguinho aqui.... hehehe

    Débora, A cama elástica é tudo de bom!!!! Moro em apartamento, não dá para comprar uma cama elástica grande, mas resolvi com um jump pequeno(aqueles de ginástica)... Ela adora!!! E é baratinho... hehehehe

    Beijos em todas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol, agora que me dei conta da fonte do texto...
    A dra. Adriana é uma das endos-pediátricas aqui da cidade!


    ;)

    ResponderExcluir