segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estado descentralizará assistência farmacêutica no Agreste de Alagoas

A iniciativa do Governo do Estado (ALAGOAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa promover cidadania e oferecer mais comodidade aos pacientes portadores de doenças crônicas
Foto: Olival Santos
Estado descentralizará assistência farmacêutica no Agreste
A iniciativa é baseada na política de humanização, ampliação e modernização da Assistência Farmacêutica
Repórter:
Luciana Mendonça

Os pacientes que recebem mensalmente os medicamentos de alto custo e que precisavam se deslocar para Maceió já podem comemorar a implantação da segunda unidade descentralizada do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), também conhecida como Farmácia do Estado, no município de Palmeira dos Índios. 
A iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa promover cidadania e oferecer mais comodidade aos pacientes portadores de doenças crônicas. Coruripe, São Miguel e Penedo também ganharão sedes do CEAF.
"O governador Teotonio Vilela Filho determinou a descentralização dos serviços de saúde em parceria com os municípios. São ações que promovem cidadania, aproximando e ofertando serviços públicos de forma digna à população. Outras cidades também serão contempladas nesse processo", antecipou o secretário da Saúde, Alexandre Toledo. 
O processo de descentralização do serviço facilitará ainda o acesso aos medicamentos considerados inacessíveis à população ou que muitas vezes não estão relacionados na lista dispensada pelo SUS. A inauguração do CEAF Palmeira ocorrerá na próxima quarta-feira (1), a partir das 9h, e beneficiará os municípios que compõem a 9ª microrregião  que abrange a população de Minador, Cacimbinhas, Major Izidoro, Estrela, Quebrangulo, Igaci, Mar Vermelho, Tanque D’arca e Maribondo, com capacidade para realizar 100 atendimentos/dia. 
Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, foram investidos, aproximadamente, R$ 15 mil para a implantação do CEAF, recursos oriundos do governo estadual e contrapartida do município. Além disso, serão investidos mensalmente cerca de R$ 180 mil na compra de medicamentos. “A iniciativa é baseada na política de humanização, ampliação e modernização da Assistência Farmacêutica do Estado”, disse Pacheco. 
No CEAF serão disponibilizados medicamentos para pacientes como doenças de Alzheimer, Mal de Parkinson, esquizofrenia, acne grave, hormônio de crescimento e paciente renal crônico, entre outras patologias.  Desde 26 de novembro de 2009, com a Portaria 2981 do Ministério da Saúde, que a Farmex foi denominada de Ceaf.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário