terça-feira, 31 de maio de 2011

Marmitas japonesas para levar à escola


Olha só que gracinha as marmitas para as crianças levarem para a escola!!!! Isso no Japão!

Achei uma graça!!!!!

Acho que vou começar a adotar essa técnica para ver se minha Jujuba varia um pouco mais o seu cardápio.....

Marmitas com personagens de desenho animado fazem sucesso nas escolas japonesas
Os pais japoneses têm um jeito peculiar de demonstrar o amor pelos filhos – caprichar o máximo que podem na marmita que as crianças levam à escola. Vale tudo: personagens de desenho animado, tipo Pokémon ou Dragon Ball, legumes e verduras em formato de flor e até salsichas com carinha. O importante é garantir uma variedade grande de cores, sabores e nutrientes.
Não é todo dia que precisa levar marmita. Em geral, a rede pública japonesa oferece merenda até o final do ensino fundamental. Cada escola define a data para que os pais preparem a comida, que pode ser uma vez por semana ou a cada quinze dias, por exemplo. É um momento de grande expectativa para as crianças, pois o esmero no preparo da comida é tomado como índice do cuidado da família com os filhos.
Os professores ficam de olho nas marmitas – se a comida for pobre em variedade nutricional e só feita de ingredientes semi-prontos, a escola entra em contato com os pais para saber a razão. Entre os alunos, quem leva comida feia pode até ser alvo de gozação.  
Para ajudar aqueles com menos tempo, os supermercados oferecem diversos ingredientes e objetos para compor a marmita. Livros e revistas trazem receitas e dicas para fazer tudo no maior capricho. O importante é ensinar os pequenos a comer de tudo e apreciar a comida visualmente.


Fonte: UOL Notícias

Controle deve ser maior em gripes e resfriados

Gripes e resfriados, muito comuns quando a temperatura cai, trazem incômodo para qualquer pessoa. Para o diabético, o inconveniente adicional é que em conseqüência a glicemia também sofre e muitas vezes fica mais difícil manter os níveis de glicose sob controle. Existem, porém, formas de tentar se precaver e, também, de reduzir esses efeitos, explica a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Elizabeth recomenda que o diabético de qualquer idade sempre se vacine contra gripes e resfriados. A vacinação deve ser feita preferencialmente um pouco antes do início do inverno, para aumentar as chances de prevenção, e, no caso do idoso, pode ser recomendável também a vacinação contra pneumonia.

Outro conselho da médica é que, no frio, quando a tendência é manter os ambientes fechados, o diabético evite permanecer em locais de grande aglomeração. Se houver pessoas na família que estejam gripadas, é melhor restringir a proximidade e separar louças e talheres.

Se, mesmo tomando todos os cuidados, o diabético não conseguir evitar a gripe, Maria Elizabeth lembra que as primeiras medidas devem ser hidratar-se bastante e fazer repouso sempre que possível. Para os incômodos e dores provocados pelos resfriados, ela explica que é possível utilizar aspirina, soro fisiológico nasal e inalações. Jovens que não apresentem problema de pressão alta podem também utilizar antigripais comuns e descongestionantes nasais.

A glicemia precisa ser acompanhada com maior rigor no período da gripe. As medições devem ser mais freqüentes e, em caso de descontrole, deve ser feito o ajuste das doses de insulina. Não há necessidade de alimentação especial, diz a médica. Em relação à prática de atividade física, há restrições apenas no início do quadro gripal e ela pode ser retomada quando a pessoa estiver se sentindo bem.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estado descentralizará assistência farmacêutica no Agreste de Alagoas

A iniciativa do Governo do Estado (ALAGOAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa promover cidadania e oferecer mais comodidade aos pacientes portadores de doenças crônicas
Foto: Olival Santos
Estado descentralizará assistência farmacêutica no Agreste
A iniciativa é baseada na política de humanização, ampliação e modernização da Assistência Farmacêutica
Repórter:
Luciana Mendonça

Os pacientes que recebem mensalmente os medicamentos de alto custo e que precisavam se deslocar para Maceió já podem comemorar a implantação da segunda unidade descentralizada do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), também conhecida como Farmácia do Estado, no município de Palmeira dos Índios. 
A iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa promover cidadania e oferecer mais comodidade aos pacientes portadores de doenças crônicas. Coruripe, São Miguel e Penedo também ganharão sedes do CEAF.
"O governador Teotonio Vilela Filho determinou a descentralização dos serviços de saúde em parceria com os municípios. São ações que promovem cidadania, aproximando e ofertando serviços públicos de forma digna à população. Outras cidades também serão contempladas nesse processo", antecipou o secretário da Saúde, Alexandre Toledo. 
O processo de descentralização do serviço facilitará ainda o acesso aos medicamentos considerados inacessíveis à população ou que muitas vezes não estão relacionados na lista dispensada pelo SUS. A inauguração do CEAF Palmeira ocorrerá na próxima quarta-feira (1), a partir das 9h, e beneficiará os municípios que compõem a 9ª microrregião  que abrange a população de Minador, Cacimbinhas, Major Izidoro, Estrela, Quebrangulo, Igaci, Mar Vermelho, Tanque D’arca e Maribondo, com capacidade para realizar 100 atendimentos/dia. 
Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, foram investidos, aproximadamente, R$ 15 mil para a implantação do CEAF, recursos oriundos do governo estadual e contrapartida do município. Além disso, serão investidos mensalmente cerca de R$ 180 mil na compra de medicamentos. “A iniciativa é baseada na política de humanização, ampliação e modernização da Assistência Farmacêutica do Estado”, disse Pacheco. 
No CEAF serão disponibilizados medicamentos para pacientes como doenças de Alzheimer, Mal de Parkinson, esquizofrenia, acne grave, hormônio de crescimento e paciente renal crônico, entre outras patologias.  Desde 26 de novembro de 2009, com a Portaria 2981 do Ministério da Saúde, que a Farmex foi denominada de Ceaf.   

URGENTE - FALTA DE INSULINA

Gente, Por aqui em Maceió este mês de Maio, Júlia recebeu tudo direitinho.... Mas como só vou pegar os insumos novamente dia 14 de junho, espero de coração que daqui para lá o problema esteja resolvido!!!!!
Aí vai  o recado:

"A ADJ informa que tem recebido informações de pacientes que não estão conseguindo receber as insulinas análogas- Levemir,Lantus, Humalog, etc.
Se voce também não recebeu as insulinas ou algum insumo, envie-nos seu email, informando o que não recebeu e desde quando.
Não esqueça de inserir na mensagem seu nome e endereço, pois iremos encaminhar as queixas para a Secretaria da Saude e questionando o porque da falta do fornecimento das insulinas que é vital a todas as pessoas com diabetes insulinizadas.
No campo assunto escreva: falta de insulinas
Envie já a sua mensagem - adj@adj.org.br
Autor: Dra. Ione Fucs - Coord Comissão Jurídica ADJ Jur
Fonte: ADJ Diabetes Brasil

domingo, 29 de maio de 2011

Jujuba com febre...

Minha Jujuba hoje acordou com febre... Mais uma crise de sinusite, provavelmente...
Mas, como ja sabemos como são os procedimentos dos médicos, vamos esperar 72hs para ver a "evolução do quadro"... 
Antigamente, nos meus tempos de criança, acho q isso não existia não... As mães não tinham q esperar tanto tempo, com o coração na mão e mãos atadas... Era já remédio de "goela abaixo" e pronto.... Mesmo que não servisse de absolutamente nada, mas pelo menos não se tinha essa sensação de impotência que ronda hoje o nosso ar....
E lá se foi a nossa paz!!! Hruuunnnff!!!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Ser mãe...não tem explicação para esse amor

Essa semana nasceu a Sophia, filha de minha amiga-sócia-irmã-cumadre Carol... Eu e Carol passamos muitas coisas juntas na vida e o nascimento de Sophia é uma felicidade tão grande para mim como se a filha fosse minha... Parabéns amiga pela linda  Sophia!!!! Que ela seja muito feliz!!!!


Por coincidência, recebi este texto de minha amada mãezinha e achei ele tão lindo que não resisti em compartilhar com vocês...
Mãezinha, amei de verdade o texto!!!!! Não tem verdade maior que essa: Ser mãe...........não tem explicação para esse amor.
 Nós estamos sentadas almoçando quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em 'começar uma família'.
'Nós estamos fazendo uma pesquisa', ela diz, meio de brincadeira.
'Você acha que eu deveria ter um bebê?'
'Vai mudar a sua vida,' eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro.
'Eu sei,' ela diz, 'nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .'
Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-e mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.
Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar 'E se tivesse sido o MEU filho?' Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer. Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzí-la ao nível primitivo da da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de 'Mãe!' fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.
Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.
Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald's se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.
Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida -- não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.
Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias se tornarão medalhas de honra.
O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar talco num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.
Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.
Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos.
Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta. Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer. O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.
'Você jamais se arrependerá', digo finalmente. Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados. Este presente abençoado de Deus... que é ser Mãe.'
 Autor Desconhecido

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Accu-chek - Tratamento com Bomba de Insulina

Gente,
Adorei essa parte do site da Accu-chek que fala sobre bomba de insulina....
Vale muito a pena dar um lida!!!!!
Aí vai um pedacinho e o link para ler a reportagem inteira...


Sistema de Infusão Contínua de Insulina: tratamento considerado mundialmente como padrão ouro para o diabetes

Hoje, sem a tecnologia, não podemos entrar na internet, enviar e-mails, twittar, deixar mensagens no facebook, falar com as pessoas pelo telefone. Mas existem muitas outras formas de tecnologia que nos auxiliam a viver melhor e a ter conforto no nosso dia a dia, principalmente quando falamos em saúde.
Por meio da tecnologia desenvolvida para a saúde, foram erradicadas diversas doenças infantis; aprendeu-se a evitar a dor e com isso foram abertos campos para as técnicas cirúrgicas modernas e, entre outras conquistas, que ajudou a prolongar a vida humana.
Com relação ao diabetes, sabemos que muitas empresas estão focadas na realização de pesquisas e no desenvolvimento de equipamentos que facilitem a administração da insulina como também de automonitorização da glicemia.
Algumas pesquisas já estão sendo realizadas para curar o diabetes, apesar de ainda não terem um resultado definitivo, entre eles estão transplante de ilhotas, de células-tronco e de pâncreas.
Enquanto a cura não é descoberta, foi desenvolvido um equipamento que auxilia a administração de insulina e promove maior controle das glicemias,  o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SIC de insulina), chamado também de Bomba de insulina, foi um dos aparatos tecnológicos que tem mostrado mais eficiência no tratamento da pessoa com diabetes. Uma das principais vantagens da terapia com o SIC de Insulina é que substitui as injeções diárias de insulina com seringa ou caneta, pois é instalada através de uma cânula flexível que fica no subcutâneo do corpo e um catéter que faz a ligação até o equipamento, por onde percorre a insulina, portanto a pessoa leva uma “picada” a cada 3 dias. Esse procedimento é realizado de forma tranquila na própria  casa da pessoa. A  programação permite a liberação contínua de insulina durante 24 horas, de acordo com as necessidades individuais.
Segundo a Dra. Ana Claudia Ramalho, endocrinologista e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, que convive com  diabetes tipo 1 há mais de 28 anos, “as vantagens desse sistema são inúmeras, entre elas muito mais flexibilidade para realização das atividades diárias, pois não há necessidade de ter uma rotina engessada para se programar com antecedência nos momentos de se alimentar e aplicar insulina”.
“Além disso, há um refinamento maior do controle glicêmico, pois existe a  possibilidade de comer qualquer tipo de alimento e estender a programação do bolus a fim de digerir com mais facilidade. Como por exemplo, os alimentos gordurosos demoram mais tempo para serem metabolizados pelo organismo”, explica a Dra. Ana.
Como usuária do Sistema Accu-Chek Combo, a Dra. Ana pontua alguns diferenciais do equipamento. “O modelo Accu-Chek Combo tem como caraterística o cálculo de bolus integrado que auxilia o paciente a realizar o seu bolus de forma fácil e rápida por meio de comandos no Accu-Chek Performa Combo. O cálculo de bolus incentiva o paciente a ter mais aderência ao tratamento do diabetes. Também melhora o controle metabólico e mantém a glicemia dentro da faixa de normalidade. Outro diferencial do cálculo é que é automático e preciso, pois considera parâmetros individuais como glicemia atual, insulina ativa, tempo de espera da mesma e elevação da glicemia pós prandial e separa o bolus da refeição do da correção, auxiliando no controle”, diz.
Outra pessoa que também utiliza o mesmo sistema é Felipe Rocha Rapouso de 6 anos, 2 deles com diabetes do tipo 1. Sua mãe Giselle relata a experiência: “em dezembro, meu filho pediu para colocar a bomba de insulina. Entramos em contato com o médico, que prescreveu a terapia e em seguida com a Roche. Fizemos o teste durante o mês de fevereiro. Hoje, Felipe já está com o seu sistema  permanente. O menino amou o equipamento, pois pode comer tudo o que queria sem precisar se picar durante todo o momento. Isso também facilita minha vida, pois faço a programação para realizar todos os ajustes necessários durante o dia”.
“Mas é sempre importante ter um acompanhamento médico e nutricional para ajustar a programação, pois ainda estamos adaptando o sistema de acordo com as necessidades de Felipe”, pontua Giselle.
Gisele procurou uma nutricionista para saber as necessidades nutricionais de acordo com a idade para ser um garoto sempre saudável com o peso ideal e, ao mesmo tempo, ajustar a programação da bomba de insulina a fim de melhorar a administração da insulina e do controle glicêmico para as variadas atividade diárias de Felipe.



Fonte: https://www.accu-chek.com.br/br/entendendo-o-diabetes/sistema-infusao-continua-insulina.html

Combinação de medicamentos provoca hiperglicemia

Quase um milhão de pessoas nos Estados Unidos tomam duas drogas que, se combinadas, podem provocar aumentos significativos nos níveis de açúcar no sangue, anunciaram cientistas nesta quarta-feira.

O antidepressivo Paxil e a droga anticolesterol Pravachol não produzem danos se tomadas separadas, mas são nocivas se consumidas juntas, explicaram os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, da Universidade Vanderbilt e da Escola de Medicina de Harvard. 

Os efeitos da combinação foram descobertos ao analisar informações de experimentos realizados por voluntários, que compararam uma base de dados da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos, (FDA, na sigla em inglês) com registros médicos eletrônicos mantidos pelas três instituições médicas. 

O estudo empregou "técnicas de extração de dados para identificar oscilações em grande escala que não seriam fáceis para os médicos de serem detectadas em seus pacientes individuais", explicou. 

Apesar de nenhum dos pacientes que tomam ambas as drogas terem reportado hipergliciemia, os pesquisadores descobriram que 135 pacientes que não sofriam de diabetes no passado mostraram aumento médio da glicose no sangue de 19 miligramas por decilitro (mg/dl), logo que iniciaram o tratamento. 

Entre o grupo de diabéticos, formado por 14 pessoas, o efeito foi maior: houve aumento 48 mg/dl logo após consumirem as duas drogas. 

Os aumentos dos níveis de açúcar no sangue foram suficientes para levar uma pessoa com predisposição à diabetes a transformar-se em diabético completo e para pôr em risco a saúde dos pacientes diabéticos, disse o estudo publicado no Clinical Pharmacology e Therapeutics. 

Os investigadores testaram também os efeitos da combinação das drogas em ratos de laboratório e identificaram que os níveis de glicose dispararam de 128 mg/dl a 193 mg/dl em três semanas. Nenhuma das drogas por separado teve esse efeito.

sábado, 21 de maio de 2011

Um "VIVA" ao Blog!!!!! TOP BLOG 2011

Meus amigos,

O grande objetivo de ter lançado o Jujuba Diabética na blogosfera sempre foi o de trocar experiências com outras pessoas sobre esse assunto que hoje já tanto dominamos, que é o Diabetes...

Trocar experiências e informar é sempre muito bom... Na verdade, se tornou essencial hoje em minha vida!!!

Lógico que muitos outros benifícios vieram junto!!!! O carinho recebido por muitos com os comentários, os desabafos de vez em quando que me fazem super bem, mas acho que um dos principais benefícios foram as novas grande e "doces" amizades que adiquiri!!! A Nicole e a Vivi, a Nathalia, a Dani, a Roberta, a Luana, a Docynho, a Luciana, a Elisa, a Sarah e o Igor, a Joana e o Gui, a Iara, a Mafalda, a Eliana, o Marcelo, o Marcelo e a Caroline, o Ricardo, o Chico, a Betina e sua família, a Mayse, Marisa,  a Ana Paula , a Ingreth, a Simone, a Nyldis, a Diana, a Ana e a Sarinha, Mariana, a Consuelo , a Larissa e o Caio, a Débora e sua filhota, a Michele ......... São tantos outros amigos que não dá nem para citar todos!!!! E ainda como complementação, os amigos do Bate Papo Diabetes no Facebook e os Amigos da Comunidade Diabetes Brasil no Orkut  que são o nosso suporte e inspiração para fazer os posts... Na verdade nem as conheço pessoalmente, mas nossa aproximação virtual completa com muito mais informação e carinho os nossos dias.... 
  
Por fim amigos, Vamos colocar os Blogs sobre diabetes entre os Top Blogs do Brasil!!!!!! Vamos votar!!!!!

Como Votar????

Ou você vota no ícone do Top Blog que está lá no blog 
ou através desse link: 




Conto com vocês!!!!!
Sempre que entrar no blog ou lembrar dele por alguma coisa, passe lá e vote!!!!
Quanto mais divulgarmos o diabetes mais desmistificado ele ficará!!!!!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ontem foi dia de consulta com a Endócrino da Júlia...

Apesar de todo o esforço que fazemos para controlar as glicemias de nossa Jujuba e deixá-la dentro de sua meta Glicêmica média, e apesar de todos os ajustes que Susana fez nas dosagens e relações de insulina x CHO, a tabela glicemica da Júlia anda um horror!!!! Muitas glicemias ainda fora da meta, muitas hipoglicemias sintomáticas, muita e muita variação!!!!!
Tabela de Glicemias e Insulinas de Abril 2011
Tabela de Glicemias e Insulinas de Maio 2011

Andei até mudando as cores para ficar mais claro o que está fora da meta!!!! E aí é que assusta mesmo!!!!
Tudo bem que no mês de abril temos que dar uma folga por ela ter passado mais da metade do mês doente e tomando remédios.... Em Maio, como Julia não esteve doente, As glicemias estão bem melhores, porém, ainda muito fora dos padrões normais...

Já temos 3 anos e meio de diagnóstico e quase nenhum mês (para não dizer nenhum) que pudéssemos dizer: "Este mês foi um bom mês de glicemias e a meta ficou dentro do esperado"...

Com o tempo, aprendemos a ser tolerantes, mas até nossa paciência de "Doces Pais" têm limites!!!!

Conversamos com Susana (endócrino) e decidimos que realmente chegou a hora de testar a bomba de Infusão!!!!!!! Vamos ver se os resultados com ela serão mais satisfatórios.... Vamos ver se Julia vai se adaptar direitinho a ela.... São tantas dúvidas mas ao mesmo tempo tantas esperanças por tempos melhores!!!!!

Vou viajar nesse mês de Junho , então como tenho que estar 100% presente em todo o processo de adaptação, marcaremos o teste para o mês de julho....

Preciso ver glicemias melhores!!! Preciso notar que todos os nossos esforços e cuidados são válidos!!!!!

Já estou ansiosíssima!!!!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Improvisos comprometem teste glicêmico

Fazer o teste de glicemia para saber se tudo está sob controle é um procedimento simples, mas que requer alguns cuidados. A melhor forma de realizar o teste de glicemia, para obter um resultado confiável, é retirar o sangue da ponta do dedo. Outra região da mão pode apresentar dados menos confiáveis e induzir a providências equivocadas. A informação é da endocrinologista Geísa Campos de Macedo, do Hospital Agamenon Magalhães, ligado à Universidade do Estado de Pernambuco (UPE).
"O correto para se obter um resultado confiável no teste de glicemia é retirar o sangue da ponta do dedo" garante a especialista. Há quem pique a palma da mão para fazer esse teste, mas esse procedimento não é aconselhável, principalmente se houver suspeita de hipoglicemia, porque há uma diferença de cerca de 30 minutos entre o resultado apresentado na ponta do dedo e na palma da mão, ou seja, na palma da mão a hipo só será percebida cerca de meia hora mais tarde. Assim, se a pessoa estiver com hipoglicemia, o sangue na palma da mão poderá não apresentar ainda um resultado compatível com essa suspeita.
Geísa conta ainda que alguns pacientes comparam os resultados apresentados pelo exame feito em laboratório, que mede a glicemia plasmática, e o resultado lido no glicosímetro, que é feito com sangue capilar, e ficam confusos quanto à confiança que podem ter no exame feito em casa. Esses resultados sempre são diferentes: a glicemia capilar é de 10% a 15% maior que a glicemia plasmática.
A endocrinologista aconselha seguir alguns procedimentos simples antes de se fazer o teste para garantir melhor resultado. O local da picada deve ser lavado previamente com água e sabonete, tendo-se o cuidado de enxaguar bem para não sobrarem resíduos. Depois, é preciso assegurar-se de secar bem a região. Não se deve fazer a limpeza com álcool, porque ele interfere com as substâncias químicas presentes na fita de teste.
"Cada glicosímetro especifica a quantidade de sangue necessária e essa quantidade, independentemente da variação entre os aparelhos, nunca é grande. Ela deve ter o volume suficiente para ser totalmente absorvida pela fita, sem excessos que vazem ou melem a tira" conclui a endocrinologista.
Fonte : " Diabetes Nós Cuidamos "

sábado, 14 de maio de 2011

Jogos virtuais e o Diabetes

Júlia, assim como os pais, gosta um bocado de joguinhos eletrônicos... Todos os fins de semana, ela tem “direito” a uma horinha em nossos computadores para joguinhos educativos no site do Nic Jr ou do Discovery Kids...
Na revista Veja a pouco tempo atrás Vi uma reportagem “Videogame: na doença e na saúde” que falava sobre o uso dos jogos eletrônico para aumentar a adesão de doentes em seus tratamentos ou na promoção de hábitos saudáveis. Citava jogos para portadores de doenças crônicas como diabetes, asma, para os idosos, para câncer e até leucemia. Achei show de bola!!!!! 
Então por que não se utilizar desse gosto da Julia por Jogos eletrônicos para ensiná-la a lidar com o diabetes??? Achei que seria interessante e comecei a procurar joguinhos sobre diabetes... Sabia que existia, porém não sabia onde... Comecei pela dica da Veja do Jogo “Packy & Marlon” que é um jogo do Super Nitendo sobre dois elefantes com diabetes, onde ensina as crianças a se cuidar e a cuidar da alimentação.
É um jogo bem interessante no estilo do “Mario Brothers”, que sai fazendo umas perguntas sobre os cuidados com o diabtes, e a medida que vc vai respondendo certo, vai avançando de fase... Porém, o jogo bem avançado para a pouca idade de Júlia, e todo em inglês.... Não consegui que ela se interessasse...

Achei também no Site do Tio Julião uns joguinhos bem legais de quebra cabeça, labirinto, sete erros e etc.... Esses Julia adorou!!! São bem pra idade dela.... Já aderimos eles aqui em casa....

Outra opção que achei no Google foi um site que tem em português , o Grandma Sandy ... Tem jogos bem legais também e ainda tem uns para vc imprimir e jogar com parceiros (tipo jogo de tabuleiro e bingo)... Julia também aprovou e adora joga-los...
Por coincidência, na Sabor & Vida desse mês, veio uma reportagem falando justamente do “aprender brincando”, e vi que além das opções que já tinha achado, existem outros sites como o “The diabetic dog game” que consiste em um cachorrinho portador de diabetes que você tem que cuidar dele, dando medicação e comida nas horas certas... É bem interessante para crianças maiores....

Vi em uma reportagem na internet um dia desses que uma empresa de jogos virtuais cujo o presidente é DM1 estava lançando um jogo de Video Game, o The Magi and The Sleeping Star, para Portadores de DM1 . Ele na reportagem destacou o seguinte: “O jogo não está focado na doença. Este baseia-se num herói que precisa batalhar contra robôs e monstros gigantes para salvar o mundo, o único problema é que ele sofre de diabetes tipo 1, e precisa controlar a doença para conseguir cumprir a sua tarefa. Com The Magi and The Sleeping Star, conseguimos ensinar que a vida de um diabético não precisa de estar centrada na doença, e que um bom controle de açúcar no sangue permite vivermos uma vida saudável. Como alguém que sofreu de diabetes de tipo 1 durante 15 anos, sinto-me honrado em participar neste projeto inovador e positivo.” disse Adam Grantham, presidente da Game Equals Life.”

Outros jogos interessantes que acho importante destacar são os desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes que são o “Brincando com os Carboidratos” e o “Brincando com os pés” Que estão a venda na loja virtual da SBD

Bom, Vale a pena tentar!!!!! É uma excelente alternativa falando a linguagem dos dias atuais......

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reportagem hoje (09/05) na REDE TV sobre Diabetes Tipo 1

Bem legal!!! A Nicole e a Vivi arrasaram mais uma vez nos representando!!!!! Parabéns Meninas!!!!





Indígenas do Mato Grosso vivem epidemia de diabetes

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

A aproximação com o modo de vida ocidental --que inclui sedentarismo e alimentos industrializados, ampliou entre os índios de Mato Grosso a prevalência de males da vida moderna, como obesidade e diabetes.

A constatação é de médicos pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que, desde 1965, presta atendimento médico aos índios do parque do Xingu. Há quatro anos, a instituição avalia as condições de saúde dos xavantes, que habitam o leste de Mato Grosso.

A instalação de fazendas e o surgimento de estradas e cidades no entorno das terras indígenas vêm alterando rapidamente o estilo de vida dos índios.

O consumo de alimentos tradicionais (milho, mandioca e abóbora) caiu, assim como a frequência de atividades que exigem esforço físico, como a caça.

"A introdução maciça de alimentos industrializados, associada a mudanças no modo de viver desses povos, provocou o aparecimento de casos de hipertensão arterial e diabetes", diz o médico sanitarista Douglas Rodrigues, do departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, que integra o projeto. As comunidades mais isoladas e que mantêm o modo de vida tradicional ainda têm uma condição de saúde mais favorável, diz o médico.

DIABETES

O reflexo dessas mudanças vem sendo analisado entre índios xavantes, em uma parceria da Unifesp com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

A coleta mais recente --feita entre 15 e 24 de abril em duas áreas com quase 4.000 índios-- revelou que mais da metade dos maiores de 20 anos têm diabetes ou estão prestes a desenvolver a doença. A prevalência de sobrepeso e obesidade chega a 82% entre os adultos.

O endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho, um dos coordenadores do estudo, diz que até 1987 havia registro de apenas três índios diabéticos nesses locais. "Estamos diante de uma epidemia", afirma. A mudança nos hábitos não é o único fator de risco. Vieira Filho participou do estudo internacional que descreveu o gene ABCA1 ""uma variante que favorece o acúmulo de gordura no organismo e que já foi identificada em populações indígenas do Brasil, dos EUA e do Canadá.

"Essa característica era uma vantagem no modo de vida tradicional, em que não havia alimento garantido e era necessário acumular energia. Em um contexto de sedentarismo e dieta industrializada, o efeito é trágico."

As áreas xavantes já registram casos de catarata, insuficiência renal e amputações decorrentes do diabetes.

O consumo de refrigerantes é alto, assim como o de bolachas recheadas e açúcar --fornecido em cestas básicas pelo governo federal.

"Não estamos falando de casos tratáveis de pneumonia ou tuberculose. São doenças crônicas graves. É preciso uma ação urgente, principalmente para reeducar os mais jovens", diz Vieira Filho.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/913204-indigenas-do-mato-grosso-vivem-epidemia-de-diabetes.shtml

domingo, 8 de maio de 2011

Diabetes Inimigo Silencioso - Último Episódio da Série

Ultimo capítulo sobre diabetes na série do Dr. Drauzio Varela.
No fim acho que Nicole, Vivi e Sérgio Reis salvaram a mensagem que acho que deveria ter passado desde o início:  Quem tem diabetes tem uma vida completamente normal, contanto que saiba se cuidar...
Nicole foi direta e objetiva, e apesar da pouca participação quando vemos o todo, fez um papel fundamental da informação sobre o Diabetes Tipo 1!!!!
Muito bom também que se falou um pouco sobre a contagem de carboidratos!!! Isso é informação fundamental para os "amantes do bem viver com diabetes"...
Para começo fiquei satisfeita com a série.... Agora é lutar para que cada vez mais informação passe na mídia sobre isso!!!!


Festinha do dia das mães na escola

A festa do dia das mães desse ano na escola foi bastante ensaiada e esperada pela Júlia. Ela estava super ansiosa para que chegasse logo o dia e guardou segredo sobre o que ia acontecer até a hora da apresentação... Nem a música que ela ia cantar eu consegui descobrir antes...rsrsrsrsrs.... 
Jujuba e Vovó Socorrinho

A apresentação foi linda e ela dançou realmente bem direitinho a música....
Só depois descobri com a babá que ela em casa, sem eu ver, estava ensaiando quase todo o dia.... Achei lindo! 
Ela se divertiu muito e estava bastante satisfeita... E eu também, lógico!
Jujuba e Mamãe
Jujuba com as amiguinhas Lua, Bia e Emília


Jujuba com as amiguinhas Lua, Mariana, Maria Luiza e Lis
As mamães Carolina, Mariana, Katharina, Carol e Roberta
Jujuba e Tia Márcia

sábado, 7 de maio de 2011

Como é bom ser mãe de minha Jujuba!!!!

Essa semana num reencontro com uma antiga colega de escola, estávamos discutindo o “estar” ou “não estar” preparado para engravidar e ser mãe...
Parei então para pensar sobre esse assunto ... Acho que na verdade nunca me senti realmente preparada para ser mãe...  Eu FUI mãe e pronto!
Eu e Marcos estamos juntos a mais de 17 anos, desses apenas 7 de casados  ( sim, demoramos 10 anos para casar... rsrsrsrs). Engravidei de Julia num sustinho bom.... Realmente não esperava e não me sentia muito preparada para isso...  Mas será que um dia me sentiria???? No inicio foi confuso para a minha cabeça, mas loguinho passei a gostar da idéia e já contava os dias para ver a carinha dela (contava os dias de verdade, pois apesar de estar  adorando a ideia de ser mãe,  não gostei de nenhum momento do processo de  gravidez...)
Eu e minha Jujuba na Festinha do
Dia das mães na escola
Júlia então nasceu... Amadureci ao longo dos meses e peguei pratica suficiente para me sentir uma mãe bem razoável...
Ao fim desse primeiro ano minha vida já estava começando a voltar ao normal. Tinha voltado a trabalhar a todo vapor, Julia já estava matriculada numa creche escola, Já estávamos voltando a sair à noite, e a dormir uma noite toda sem preocupações.... Foi aí que de uma hora pra outra as coisas começaram a mudar... Julia já não dormia direito, estava sempre irritada, chorava por tudo... Resultado: Veio a “Bomba” do diabetes...
Tive que amadurecer na marra!!!! Tive que arrumar forças não sei de onde, para levantar a cabeça a enfrentar a situação desde o primeiro dia....
O tempo passou, a situação acalmou, e eu terminei mudando um pouco os meus conceitos do que seria o “ser mãe”...
Hoje é algo muito mais profundo e complexo... Muito mais maduro e principalmente sem lugar para “frescuras”....
Hoje para mim, ser mãe, é tornar minha filha feliz, a qualquer custo apesar das dificuldades;
É acordar todos os dias às 6 da manhã, independente de ser fim de semana, férias ou feriado para fazer a aplicação da insulina basal com Julia ainda dormindo, para que ela “não sinta” pelo menos uma das furadinhas necessárias do dia;
É saber reconhecer o que cada gesto, cada olhar e cada “suor” representa em relação à suas glicemias;
É acordar todas as madrugadas para dar uma comidinha noturna para que ela não corra o risco de acordar com hipoglicemia;
É ter mãos de polvo (com pelo menos uns 10 tentáculos) ou virar uma super heroína, na hora de corrigir uma hipoglicemia severa, estando sozinha com ela e sem ninguém para ajudar;
É superar uma grande fobia que tenho desde infância, para poder socorrê-la;  
É assistir aos avanços, sorrir com as pequenas vitórias e ampará-la nas pequenas derrotas;
É dormir com um olho aberto e outro fechado e com os ouvidos bem juntinho de sua cama;
É acompanhar escondidinha absolutamente tudo que acontece na escola, ensinar professoras e lutar sempre pela igualdade de tratamento dela em relação às outras crianças...
Ser mãe é ter uma aventura permanente, ter dias totalmente diferentes um do outro, mesmo que a rotina continue absolutamente a mesma ;
É apesar de ter fórmulas exatas dadas pelos médicos, ter muitas vezes a certeza de que é a sua percepção e sentimento que vai ajustar melhor os controles de sua filha, pois o organismo dela não segue uma fórmula exata;  
É virar uma expert em assuntos que antes odiava discutir;
É aprender a comer verdura só para dar bom exemplo;
É decorar uma tabela praticamente inteira das quantidades dos carboidratos dos alimentos;
É ter o sangue frio de dar uma furadinha em sua filha muitas vezes no dia, como se tivesse feito aquilo a vida inteira;
É saber diferenciar uma mal criação de um ataque por conta de alguma variação de glicemia;
É fazer lindas amizades virtuais para trocar experiências visando sempre melhorar sua qualidade de vida;
É usar uma boa parte do seu dia para fazer pesquisas em busca de novidades e informações;
É ajudar sem esperar nada em troca;
É estar sempre por dentro de todas as novidades sobre diabetes e pesquisas mesmo odiando a área de saúde;
É informar, escrever, conversar, debater, perquisar, simplesmente para contribuir com a “causa”;
É ser tão frágil e ao mesmo tempo tão resistente;
É se desdobrar em 20 em busca da felicidade de toda família;
É ter medo, mas ter que esquecer que ele existe para que as coisas caminhem;
Ser mãe é saber lidar com coisas complicadas de um jeito descomplicado para que sua filha possa ter uma vida completamente normal, mesmo que para isso você tenha que fazer algumas privações pessoais, e ainda achar isso a coisa mais legal do mundo (e realmente é)!!!
E assim sou mãe!!!!! Tento fazer a minha parte da melhor forma possível...  Que Julia usufrua de minha pequena contribuição em sua vida assim como ela desde tão pequena me ajuda e ensina, com sua precoce  maturidade, coragem e disciplina, a me tornar uma pessoa e uma mãe muito melhor.

Feliz dia das mães para todas as minhas “doces mães” amigas e guerreiras, para minha “sogrinha mãe”querida, para minhas cunhadas companheiras, kika, Maryna, katha e Sandrinha, para minhas “tias mães” do coração e para minhas amigas e primas queridas.
Feliz dia das mães para o meu maridão que é muito mais que um pai para a nossa filhota... É de um cuidado, sensibilidade, carinho e atenção que tem um “quê” de mãezona...
E finalmente um Feliz dia das mães muuuito especial para a minha mãezinha que amo demais e que a cada dia me dá carinho, companhia, exemplos e forças para que continue sendo pelo menos um pouco para a minha Julia daquilo que ela sempre representou para mim... Te amo sempre!!!

Vídeo bem legal para crianças!!!!

Em uma de minhas pesquisas sobre diabetes, achei esse vídeo feito especialmente para criança com diabetes tipo 1...  É um vídeo produzido pelo grupo Pró Diabéticos e como achei interessante a abordagem, estou compartilhando com vocês...

Explicando a importância do Rodízio de aplicações


Curso de o Dia a Dia do Cuidador de Crianças com Diabetes from Renato Sabbatini on Vimeo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programa Bem estar de hoje....

Para quem não assistiu ao bem estar de hoje, aí estão os links...

Veja qual a quantidade ideal de consumo de açúcar



É fundamental diagnosticar precocemente o diabetes



Endrocrinologista tira dúvidas sobre diabetes ...

domingo, 1 de maio de 2011

Diabetes Inimigo Silencioso - 3º Episódio da Série

Aí está o terceiro episódio da série do Fantástico - Diabetes Inimigo silencioso....
Achei esse capítulo um pouco confuso... Não ficou muito claro para um leigo o que seria o diabetes Tipo 1 e o diabetes tipo 2, porém achei legal por eles terem mostrado bem a realidade de grande parte dos diabéticos por terem que depender do atendimento e dos medicamentos do SUS...