quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bomba de Insulina: Accu-chek Combo da Roche x Paradigm 722 da Medtronic– Por Carol Freitas

 

Texto muito bom da nossa amiga Carol Freitas comparando as duas bombas de insulinas mais modernas no momento no mercado: A accu-chek Combo e a Medtronic Paradigm 722 – Ela fez o teste com as duas e pode portanto opnar sobre os pontos fortes e fracos de cada uma…

“Após 60 dias testando as bombas Paradigm 722 e Accu-Chek Combo gostaria de compartilhar com vocês minha opinião sobre as duas bombas. Lembrando que é uma opinião pessoal e de acordo com aquilo que vi e usei, portanto, não pude e nem vou opinar sobre alguns itens que não conheci, como por exemplo o monitoramento contínuo de glicose oferecido pela Paradigm e o aplicador de cateter da Roche. Enfatizo que é uma opinião pessoal, sem a intenção de levantar polêmicas ou dizer que uma é melhor que a outra. É apenas uma pequena comparação entre os dois modelos de bomba (SIC) que testei.


Manuseio – Não tive dificuldades com nenhuma das duas. Funcionam quase sozinhas, mas achei acombo_spiritcombo2_m bomba Combo mais interessante, talvez pelo fato de possuir um controle com visor colorido, com desenhos, além dos gráficos que me ajudaram muito.


Troca de cânulas e cateteres – Gostei mais da Paradigm. Achei mais fácil, mais rápido com menos passos a serem seguidos, até a forma de colocar a insulina da embalagem original para o reservatório é mais prático. Suava horrores para aplicar as cânulas da Combo, porque vieram com calibre muito acima do necessário para mim. Adorei o aplicador da Paradigm: fácil de usar, rápido e quase indolor.
Reservatórios de insulina: A Combo só tem de 3,15ml o que para mim foi o mais prático. A Paradigm tem um reservatório de 1,8ml enviado no teste que em mim terminava muito rápido, portanto, não achei vantajoso.


Peso e discrição: Achei a bomba da Combo mais leve. Com o Smart Control a Combo fica totalmenteparadigm722 discreta. Não havendo necessidade de ir ao banheiro ou levantar a blusa para programar a administração de insulina.


Adesivos das cânulas – Tive muita alergia com os adesivos da Combo desde o primeiro dia que comecei usá-los. Com a Paradigm não tive esse problema nenhum dia.


Administração de insulina – Não sei exatamente o por que, mas administração de insulina na Paradigm é bem mais lenta, parece que conta unidade por unidade... Na Combo é muito rápido e você consegue acompanhar tudo pelo controle.


Cálculo de bolus: Achei muito interessante o fato do Smart Control ser usado também como glicosímetro(um glicosímetro que necessita de um volume de sangue bem pequeno para medir a glicose) que faz o cálculo de bolus automaticamente.


Grande diferencial da Combo – Para mim é sem dúvida nenhuma o Smart Control. Discreto, o cálculo de bolus é confiável, fica tudo armazenado na memoria: quantidade de insulina administrada, glicose, bolus, etc, etc...


Grande diferencial da Paradigm 722 – Dispositivo para monitoramento de glicose. Não posso opinar, pois esse dispositivo não é fornecido durante o teste.


Desvantagem da bomba – questão estética de não poder escondê-la em todas as roupas, algumas pequenas marcas deixadas pelos cateteres, sentir uma máquina acoplada ao seu corpo 24h por dia. Entretanto, as vantagens superaram os pontos positivos.


Enfim, na minha opinião, as vantagens de usar qualquer uma das bombas é a possibilidade de conseguir manter a glicose em um nível quase que normal, o fato de ter diminuído muito as hipoglicemias e depois os rebotes, melhorando o controle minhas das glicemias diárias e consequentemente normalizando os níveis de hemoglobina glicosilada. Gostaria de destacar também o fato de ter diminuído significativamente o número de agulhadas por dia, já que a troca de cateter é realizado de 3 em 3 dias, único momento em que se tem uma agulha nas mãos que depois é descartada. A bomba é uma boa solução para quem pode usá-la, mas não é solução de todos os problemas e dificuldades da diabetes. O controle de glicemia capilar deve ser rígido, é necessário saber fazer a contagem de carboidratos, a aceitação, o controle e a responsabilidade continuam sendo os principais aliados ao controle da diabetes!!!
Voltei para minhas seringas essa semana, aguardando anciosa conseguir na justiça uma bomba para chamar de minha!!!”

24 comentários:

  1. Olá, irmanada na diabete! (hihihihi)
    Não é incômodo ficar com essa agulha enfiada na barriga ou noutro lugar pior? VC não fica se enganchando, saindo ao vestir ou tirar a roupa? Eu tomo insulina TRÊS vezes ao dia, minha barriga, mesmo gordinha, é minha fonte de tortura. E o interessante é que agora estou... travando. Quando vou enficar a agulha, a mão pára no ar, então eu fico no vai e vem umas três vezes e com a outra mão, empurro. (Psicologicamente é rejeição, né?)
    Essa bomba é cara? Como se consegue free?
    Você tem estresse por causa da diabetes? Agora estou me estressando à toa, basta um taxista passar na minha frente, quase batendo... xingo, dou o dedo, o escambau. VC tem isso? Um médico disse que é por causa da diabete. Não sabia que por ter direito de ser diabético (direito péssimo), tenho que ficar um pouco... doidim!
    O que vc sabe sobre o transplante de medula, ou de cécula tronco para diabetes 2? Tem pesquisado? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ninhos de Cobras, A Canula não incomoda nada (falo isso pq já coloquei algumas vezes para testar). A bomba tem um custo alto mas entrando com um processo direitinho, consegue-se receber pelo governo...
      Normalmente o que causa estresse é diabetes mal compensado, que não sei se é o seu caso... Com Júlia não temos esse problema.
      Obrigada por nos acompanhar no Blog!!!! Seja sempre bem vinda!
      Beijos!

      Excluir
    2. Boa tarde ... sou Diabeito tipo 1 ... sei como é dificil fazer o controle, você saberia mim orientar como montar este processo, para ver se eu consigo ganhar uma bomba.

      Excluir
    3. qual o preço aonde compro? :C

      Excluir
  2. mais qual é que jujuba estar usando ! se ala já estar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia já usa a Bomba a mais de 7 meses... Somos apaixonadas disparada pela Accuchek COMBO!!! É a que Júlia usa!!!!! Adoramos de verdade!!

      Excluir
  3. Oi encontrei esse blog, e resovi compartilhar minha experiencia tbm.
    Tenho um filho de 5 anos (Felipe) q tbm foi diagnosticado com diabetes tipo 1 desde os 2 anos.
    Atualmente ele usa a bomba de insulina Paradigma e atende todas as nossa necessidades.
    Mas estou com um probleminha. é na hora de colocar o cateter. Pois as vezes o meu filho sente dor. Então é bom trocar experiencias para saber se há um outro jeito de se colocar o cateter com o minimo de dor possivel? Lembrando q usamos o aplicador.

    E adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josué!
      A Júlia usa uma bomba diferente da do seu filho (Accuchek Combo da Roche), mas ela reclama um pouco sim para colocar a cânula...Mas ela coloca numa boa.... Eu já coloquei umas duas vezes para sentir a sensação e sinceramente achei indolor.... Dá só uma picadinha mesmo.....
      Alguns pais fazem uso do anestésico EMLA um pouco antes da aplicação da cânula nos seus filhos... Talvez fosse interessante tentar isso com o seu ....
      Que bom que você está em contato conosco aqui pelo blog!!!
      Qualquer coisa pode mandar e-mail para o carolinalimaf@gmail.com!!!!
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá a todos! Meu filho está fazendo o test drive com a Medhtronic, mas provavelmente iremos adquirir o Combo da Accu-Check. A experiência tem sido maravilhosa! Hoje, aos 17 anos de idade (diagnosticado com diabetes desde os 08 anos)finalmente está conseguindo manter as taxas de glicemia estáveis (coisa que nunca havia conseguido). Em resposta ao Josué, é necessário verificar se a cânula está no tamanho certo porque cada tamanho tem uma posição diferente para ser aplicada (se a 45 ou 90 graus). Meu filho não sente dor alguma e está bem mais tranquilo. Pratica esporte4 diariamente, namora, sai com os amigos...enfim, a vida normal que ele e nós sempre desejamos. Também coloco-me a disposição para tirar dúvidas, confortar, enfim...o que desejarem a respeito de diabetes visto a experiência em lidar com a doença já a tanto tempo. Meu e-mail é marcia@gespindola.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, a bomba de insulina é uma maravilha mesmo!!!! Julia hj tem outra qualidade de vida, assim como seu filho!
      Ótimo ter você aqui no nosso meio!!! Seja sempre muito bem vinda!!!!!!
      Se algum dia quiser escrever um pouco sobre a experiência de vocês o nosso Blog está sempre de portas abertas!!!!!
      Já gravei o seu e-mail na minha agenda!!!
      Beijão!!!!!

      Excluir
  5. boa tarde , faço para conseguir fazer esse teste com a bomba de insulina , aonde devo entrar em contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiro, antes de tudo vc tem que ter indicação médica para isso... Se já tiver indicação médica, você pode entrar em contato com o 0800 da Roche e saber sobre os procedimentos....08007276243

      Excluir
  6. Bom dia!

    E o preço dessas bombas? E o valor do custo mensal de uma bomba? Isto é, salvo maior juízo, o que realmente acaba decidindo seu uso ou não.

    ResponderExcluir
  7. OI GENTE SOU DIABÉTICA HÁ 44 ANOS E HÁ 4 ANOS USO A BOMBA PARADIGM. EM BRASILIA, SOMENTE UMA DORGARIA PEQUENA VENDE OS DESCARTÁVEIS E NÃO TEM QUASE NUNCA. É A SEGUNDA VEZ QUE ENCOMENDO DE SÃO PAULOMÊS PASSADO VEIO COM UM ATRASINHO MAS DESTA VEZ HÁ 2 SEMANAS ESTOU USANDO CANETA POIS ENCOMENDEI DE SP E NINGUÉM ME DEU SATISFAÇÃO AI ESTOU MUDANDO HJ PARA A ROCHE PQ SEI QUE O MATERIAL NÃO VAI FALTAR, POIS SÃO MUITO MAIS ATENCIOSOS. ALGUMAS PESSOAS JÁ ME FALARAM. ADOREI O BLOG ESPERO TER CONTRIBUIDO. QUANTO AO VALOR LUIZ, A ROCHE EM BRASILIA É 12.500,00 E A PARADIFMA HÁ 3 ANOS ESTAVA 13.000. ME PARECE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO CONSEGUE PARA QUEM NÃO PODE PAGAR MAS PRECISA LEVAR UM RELATÓRIO FUNDAMENTANDO O MOTIVO PARA O USO, BEM COMO EXAMES QUE COMPROVAM. BJS AOS MEUS COLEGAS

    ResponderExcluir
  8. AH MEU E-MAIL PARA QUEM QUISER COMENTAR OU PERGUNTAR ALGUMA COISA É CAMPELLO18@TERRA.COM.BR.MEU NOME É MAYRA

    ResponderExcluir
  9. O CUSTO MENSAL SOMENTE DO INFUSOR E DORESERVATÓRIO QUE DÁ PARA 10 TROCAS OU SEJA 1 MÊS (TROCA DE 3 EM 3 DIAS) SAI MAIS OU MENOS 700,00

    ResponderExcluir
  10. Boa noite como consigo entrar em contato com a rocher para fazer o teste da bomba meu filho tem 06 anos e diagnostico a seis meses

    ResponderExcluir
  11. Oi. Se seu filho não sente mais dor como vc faria se ele tivesse 12 anos? Como vc faria para aliviar a dor?

    ResponderExcluir
  12. 13 mil a máquina e 700 reais por mes de acessórios? Pelo visto, se depender disso, vou morrer cedo. Que pena.

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol, me diga uma coisa: o smart control da muito problema? É que não vou conseguir testar a bomba (já estou testando a da Medtronic mas a da roche demora demais pra conseguir o teste), e minha filha de 7 anos não que nem pensar em voltar pras canetas, então vou ter que decidir meio às cegas e tenho pavor de pensar em fazer cálculos de insulina de cabeça se o controle falhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, olha só, nossa julia usa a bomba de insulina há 5 anos e nunca tive problemas com o Smart control. Não nos acostumaríamos mais sem ele em nossas vidas... Rsrsrsrs

      Excluir
  14. Bom dia. Para o diabetes tipo 2 qual aparelho devo usar? Qual o custo? Sempre soube que a insulina deve ser mantida refrigerada e na bomba? Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Oi vou montar um processo judicial p conseguir a bomba de insulina , se alguém já estiver conseguido por meio judicial gostaria de saber qual a melhor e como especificar qual bomba ja q não conheço ninguem q usa .obrigada

    ResponderExcluir