terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sobre o uso da bomba de insulina...

Temos um grupo muito legal no Facebook, que acho que já citei aqui algumas vezes, que se chama BATE PAPO DIABETES... São pessoas muito interessadas em tudo o que diz respeito ao assunto... 
Lá trocamos ideias, vibramos com as conquistas e felicidades alheias e nos compadecemos com as dificuldades e derrotas de nossos "amigos virtuais"(alguns até nem são mais só virtuais), buscamos amenizar as dificuldades de todos e trocamos dicas do nosso dia a dia....
Nos consideramos como uma "grande família"!!!!
Lá conheci Ana Cláudia, mãe da Sarinha, 5 anos, usuária de Bomba de insulina (a mesma da Júlia), e gosto muito de seus comentários em relação a tudo que diz respeito ao diabetes....
Hoje li um comentário dela ponderando sobre o uso da Bomba de insulina e achei essencial colocar aqui para vocês:

O assunto sobre usar bomba de insulina é recorrente aqui em nosso grupo e acho que antes de mais nada deve ser avaliado: 
- Se o tratamento atual está ajustado e sendo devidamente acompanhado por um médico e nutricionista. As vezes uma troca de basal, ajuste de dose ou até o inicio de contagem de CHO já ajuda a realizar um bom controle. 
- Se já foi conversado com o endocrinologista que atende a respeito do uso de bomba de infusão e se o mesmo tem experiência em bomba e seu tratamento. 
- Falar com um advogado (verificar se esse advogado tem ganhos em processos relativos a DM1, se não for especialista pode perder e se perder acaba com chances de recorrer) antes de iniciar um processo para saber o que é preciso fazer (CGMS, exames, prescrição médica). No nosso país precisa ter justificativa para conseguirbomba/ insumos. Precisa ter hemoglobina glicada alta, ou provar descontrole glicêmico (CGMS), que tentou as outras basais (NPH, Levemir e Lantus)... Não economizem em contratar advogado, pensem que por mais caro que seja custa no máximo 3 meses de tratamento com bomba, vale a pena desde que seja especialista em causa de DM1 e saibam bem a respeito 
- Contactar a Roche e a Medtronic e agendar visita com as educadoras de ambas para conhecer as diferenças e o perfil de cada bomba. 
- Caso haja necessidade da bomba (hipos recorrentes, descontrole glicêmico e já tentado outras basais)e a indicação do médico,iniciar o teste da bomba 
- Entrar com processo para obter pela justiça, ou pela defensoria pública (quem comprovar renda até 2 salários mínimos) ou via administrativa em estados que assim tenham esse procedimento (SP). Quem for de SP vá a ADJ e converse com o advogados de lá. Lembrando que via administrativa é passível de falta de insumos, atrasos e envios errados. Via administrativa depende do governo e via judicial depende somente da justiça, ou seja, mais sério.Via judicial o processo é cumprido seriamente e se não o for pode ser denunciado com ação positiva para resolver o problema.

Pessoal certa coisas devem ser avaliadas e feitas com organização e coerência. Não sejam impulsivos em realizar um processo desse tipo, não vale a pena. Depois de perdido por falta de argumentos vc fica impossibilitado de entrar na justiça novamente. Depois desse texto extenso me despeço.

Um abraço a todos, Ana Claudia Cendofanti

2 comentários:

  1. Olá,
    Frequento o blog há um tempinho e nunca deixei nenhum comentário.
    Tenho um irmão diabético, tem 19 anos e há 3 anos desenvolveu-se a diabetes nele. É um tormento na vida de todo mundo em casa, pq ele é nosso reizinho, sabe? Dói demais. Sempre que fico aflita com algum assunto ou procuro alguma novidade passo por aqui, e sempre encontro conforto. Converso com minha mãe, conto dos seus relatos e ela fica mais tranquila. Eu acho muito bonita a forma que vcs acharam pra levar a doença da Jujuba e tudo que vcs fazem pra que ela só se sinta bem! É muito bonito mesmo! Obrigada pelo conforto de cada dia, e muita paz, bem e saúde pra todos vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geiisa querida, Essa foi a forma que encntramos para viver bem com o diabetes: Sendo sempre positivos!!!!! Somos muito mais felizes desse jeito!!!! Um beijo para você, para seu irmão e para sua mãe!!!!

      Excluir