segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

{Mães em ação} Chegaram as Férias!!!

19/12/2012

JUJUBADIABETICAFérias, momento do ano de muito tempo livre, brincadeiras e ausência da rotina. Ficar acordado depois do horário habitual, levantar mais tarde, comer fora de hora e experimentar guloseimas tão próprias deste período.

Enquanto os pais procuram desacelerar, confraternizar com colegas de trabalho, amigos e familiares, nossos pequenos diabéticos iniciam um momento em que a pausa nas atividades escolares e nos esportes exige atenção redobrada dos cuidadores.

Os parâmetros de infusão de insulina, quantidades costumeiras de carboidratos não significam muito num dia na praia, seguido de cinema, passeio no parque ou após o dia na casa de um colega.

O período de férias costuma ser de extremos: muita atividade num só dia, tédio noutro, ficando o tempo todo dentro de casa.... Todo pai ou mãe de filho pequeno já experimentou a sensação de não saber o que fazer com tanta energia acumulada para o pequeno espaço da casa...

A diabetes exige atenção diária, não importa a época do ano. Brincar, curtir as férias e os festejos de fim de ano não pode servir de licença para abandonar as conquistas obtidas após um ano de bons controles. Ao contrário, com mais tempo em casa e maior oportunidade de convivência com os filhos, surge uma ótima oportunidade de avaliação do tratamento, redefinição de perspectivas para o futuro.

O ano passou rápido para você? Que tal reavaliar o resultado dos exames. Comparar o nível de consciência do seu filho com sua própria condição e tratamento. Quais os desafios de um novo período escolar?

Para quem sobreviveu a um ano inteiro levando o filho em suas atividades escolares, e extraclasse nos outros horários, não será difícil pensar em algumas  atividades fora do apartamento para permitir um pouco de exercício físico, pois servem como um ótimo momento lúdico, além de ajudarem a manter o bom nível das glicemias.

Quem sabe chamar alguns amigos para um dia diferente, aproveitar para introduzir novos alimentos ou até realizar algumas atividades físicas junto com seu filho. Eu e a Jujuba temos nos divertido com patins. Enquanto ela tenta aprender os segredos daquelas rodinhas, eu me redescobri visitando um passatempo que julgava definitivamente perdido em minhas memórias infantis.

Este ano resolvi me presentear com um novo par de patins no "dia das crianças" e deste então, tenho dividido bons momentos com minha filha, desenvolvendo uma cumplicidade que ultrapassa qualquer dificuldade de meus compromissos profissionais.

Se todos nós pais sentimos necessidade de descansar da pesada rotina de responsabilidade e trabalho, hoje tenho a certeza que uma das melhores maneiras de fazer isso é simplesmente passar algum tempo com minha filha, sem cobranças e sem pensar no dia de amanhã, concentrando-me apenas no presente.

PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Pensei nisso essa semana. Como eu fico dependente da rotina, esses dias ate esquecer na insulina basal eu esqueci. Fiz as mediçoes e na hora do almoço que me de conta que nao tinha aplicado a basal na medição da manhã. Horario e refeição alteradas estao me deixando louca. Essa é a primeira férias desde que foi diagnósticado, apesar do relaxamento dos horario de acordar e dormir ta tudo indo bem. Viagem e muitas brincadeiras fazmparte das criancas, então que venham muitas brincadeiras !!

    ResponderExcluir