terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Volta às aulas e o cuidado com o diabetes

 
PORTAL DE BEM COM A VIDA – COLUNA MÃES EM AÇÃO
E as aulas recomeçaram... O inicio de mais um ano letivo para crianças diabéticas apresenta desafios que vão além do retorno à rotina de acordar cedo. Novos professores exigem a celebração de mais uma parceria com a escola, repetição de explicações sobre controle glicêmico, contagem de carboidratos, necessidade de se reconhecer os sintomas de hipoglicemias e que condutas devem ser tomadas se isso ocorrer... Para pais e cuidadores pode significar mais do mesmo. Para os novos parceiros talvez o primeiro contato com a doença e sua rotina de cuidados.

escolajujuba1Quanto tempo, num dia normal de trabalho, você consegue efetivamente dedicar a seu filho? Independentemente da resposta, uma coisa é certa, entre atividades escolares, esportivas e complementares, os pequenos certamente estarão mais tempo com os professores do que com os cuidadores.

Tratar do diabetes, até que nossos filhos adquiram autonomia, é necessariamente uma atividade colaborativa, com vários atores envolvidos. Uma relação aberta e direta com a direção, coordenação e professores é indispensável neste cenário.

Se a perspectiva a ser atingida é a da inclusão no ambiente escolar, um esforço conjunto da família e da escola é decisivo.

Para nós, esse ano pareceu ser como um reinicio de tudo. Julia saiu da educação infantil e passou para o ensino fundamental. Com isso surgiu novo corredor, nova coordenação, novos professores e novos auxiliares... Ou seja, tudo novo!

Como em todos os anos, fizemos o nosso roteiro habitual:

escolajujuba1. Primeiro procurei a nova coordenadora, para expor a situação (apesar de ela já estar completamente ciente por intermédio do diretor da escola e da antiga coordenadora) e para fazermos um planejamento de como íamos conduzir toda a situação.
2. Optamos como sempre por ter conversas prévias com as novas professoras da Júlia, sempre tomando cuidado para tentar num primeiro contato, falar aquilo que realmente é essencial para elas conhecerem o diabetes, lembrando que na maioria das vezes esse é o primeiro contato que eles têm com o assunto.

Gostamos sempre de esclarecer que:
- Como a professora é peça fundamental no tratamento de uma criança diabética, considerando o tempo diário de permanência na escola, a colaboração dela é essencial para o bom tratamento da Júlia.

- Procuramos explicar que a taxa de glicemia não pode ser percebida sem a verificação capilar. Gostamos de comparar a quantidade de glicose em nosso corpo com o nível de óleo do carro. Do mesmo jeito que utilizamos a vareta para verificar o nível, fazemos a "ponta de dedo" para decidirmos que conduta adotar.

- Depois entramos com as informações básicas sobre a doença: o que é, como funciona, o que significa hipoglicemia e hiperglicemia, como funciona o aparelho (no caso o glicosímetro e a bomba de insulina). Esse ano utilizamos um vídeo muito bom chamado Diabetes na escola, da série Saúde Brasil Clique Aqui para Assistir

- Depois da conscientização sobre a doença e da importância da monitorização, é preciso conversar sobre os sinais aparentes de problemas: sudorese, sono, agito... enfim, tudo que possa significar hipo/hiperglicemia.

- Aí vem conversas sobre alimentação e a conduta a ser adotada

3. Costumamos levar uma pasta informativa que contem:

- Uma cartilha específica o tratamento da Julia, com a rotina dela na escola, que explica direitinho sobre a bomba de insulina, detalhando os cuidados necessários. (veja aqui a cartilha da Júlia) colocar esse link:Clique Aqui e veja a cartilha

- Um livro que nos ajudou muito no inicio do tratamento da Júlia chamado "Como cuidar de crianças e adolescentes com diabetes" escrito pela endócrino-pediatra Jaqueline Araújo(PE), que tem uma linguagem fácil e informações bem diretas. A Roche também possui uma cartilha bem legal sobre o assunto que vale a pena entregar Veja Aqui a cartilha da roche

PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

4 comentários:

  1. A primeira semana foi um sucesso ...graças a deus!!!!a professora uma fofa, se dispôs na hora a aprender a fazer a glicemia....levei essa apostila da Roche pra ela e o melhor é que outras professoras tb ficaram interessadas no assunto!!!!estou muito aliviada!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo controle da diabetes da sua filha. Ela como criança deve estar contente pelo apoio da mãe! Abraços

    ResponderExcluir