domingo, 31 de março de 2013

A páscoa chegou! E como fazemos com o ovo de páscoa?

Jujuba Diabética PáscoaEstá chegando a  páscoa. Hora de pensar em ovos de chocolate e algumas guloseimas a mais.

Durante as três primeiras páscoas após o diagnóstico de diabetes, sempre conseguimos com Júlia, fazer a troca do “ovo de páscoa” por um brinquedo legal que ela gostasse. Talvez pelo fato de na verdade ela nunca ter dado muito valor a comer chocolate, o brinquedo terminava sendo muito mais interessante e atrativo para ela.

Porém, desde o ano passado as coisas vem acontecendo de um jeito diferente. Júlia começou a querer realmente o ovo de páscoa e não o presente, e apesar de achar que o que ela quer mesmo é o brinquedinho que acompanha o ovo e não o chocolate em si, passamos a respeitar a sua escolha.

Nunca fomos radicais com a alimentação dela. Júlia sempre teve uma alimentação balanceada, dentro do possível. Sempre comeu chocolate, pitulito, brigadeiro, bis, e muitas outras besteira que as crianças gostam, porém, tudo dentro de uma quantidade pequena. Nada que com uma boa contagem de Carboidratos e muita brincadeira não consigamos deixar a glicemia dentro da normalidade.

Esse ano resolvemos dar um ovo surpresa. Compramos um que achamos que ela gostaria de ganhar (aquele que o brinquedinho era mais atrativo para ela) e passamos a fazer a brincadeira do “adivinha qual o ovo?”. Ela adorou a ideia e todos os dias pergunta uma dica sobre o ovo para tentar adivinhar antes de chegar a páscoa.

Enfim: nossos pequenos valorizam mais os preparativos (escolha do ovo), as brincadeiras que caracterizam o dia (caçada aos ovos) e a oportunidade de dividirem momentos especiais com a família do que o chocolate em si.

Agora é esperar o Domingo de páscoa, fazer a caça ao ovo de páscoa, e munidos de nossa balancinha portátil, pesar o chocolate direitinho que ela for comer , fazer a contagem de Carboidratos e fazer a correção necessária. Pronto! Tenho certeza que ela vai ficar feliz da vida!

E não custa lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa. Desejamos a todos um momento de renovação, fertilidade de ideias e projetos. Uma oportunidade adicional para redefinir rumos e renovar compromissos.

4 comentários:

  1. Parabéns, cada vez que venho nesse blog aprendendo alguma coisa e me encanto pela forma como encaram o dibetes de sua filha. Feliz Páscoa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Jujuba, adoro e ja sigo seu blog a muito tempo, voce ja conheceu o site eupaciente.com.br parece ser bem interessante

    ResponderExcluir