terça-feira, 8 de maio de 2012

Fiocruz usa parasita da doença de Chagas para prevenir diabetes

 

Saiu uma reportagem sobre isso ontem no Jornal Nacional… Será a esperança para os filhos da minha Jujuba????? Assim espero!!!!!

Fiocruz usa parasita da doença de Chagas para prevenir diabetes

 

Objetivo é criar vacina para prevenir o surgimento do diabetes tipo 1.
Testes foram feitos em camundongos e precisa ainda ser feito em humanos.

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, descobriram que o parasita causador da doença de Chagas pode ser usado na prevenção de outra doença sem cura: o diabetes tipo 1, que atinge 1 milhão de brasileiros. As informações são doJornal Nacional.

A descoberta ainda precisa ser testada em seres humanos, mas os pesquisadores estão otimistas.

O diabetes tipo um é uma doença autoimune cujo corpo ataca as células do pâncreas que produzem insulina. O hormônio é responsável pela quebra das moléculas de glicose para transformá-las em energia. Quando não há produção de insulina, a quantidade de açúcar no sangue aumenta e as consequências podem ser problemas na visão, nos rins e no coração.

A descoberta da Fiocruz, no entanto, foi por acaso. Enquanto pesquisavam a doença de Chagas, os cientistas perceberam que camundongos que recebiam o parasita Trypanossoma cruzi no laboratório não desenvolviam diabetes, apesar de ser geneticamente propensos a doença.

Os testes começaram em 2005 e a equipe da Fiocruz em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis está otimista com os resultados. O diabetes não se manifestou em nenhum animal testado.

Segundo José Mengel, pesquisador da Fiocruz, o parasita mostrou ser “uma proteção extremamente robusta”.

“Você continua tendo uma proteção muito alta, em torno de 100%, mesmo quando você usa uma droga que desencadeia o diabetes nesses camundongos”, afirma Mengel.

O segundo passo do estudo é identificar e isolar a substância produzida pelo parasita, capaz de proteger o organismo, para poder usá-la em pacientes sem infectá-los com a doença de Chagas.

A expectativa dos pesquisadores é que no futuro a descoberta feita no laboratório se torne o primeiro remédio capaz de prevenir a doença.

“As pessoas que já tem pais que apresentam a doença, a gente sabe de antemão que eles têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 1, ou seja, você poderia vacinar essas pessoas contra o futuro aparecimento do diabetes tipo 1”, afirma Mengel.

Fonte: http://www.caririnoticia.com.br/2012/05/fiocruz-usa-parasita-da-doenca-de-chagas-para-prevenir-diabetes.html

2 comentários:

  1. Saudações, feliz Dia das Mães! Força, sucessos e paz interior.

    "Mãe - uma sílaba só
    Com sentido tão profundo!...
    Deus ajuntou em três letras
    Toda a riqueza do mundo.
    " - Luiza Amélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Milton Kennedy!!!!
      Tudo de bom pra vc e para sua família!!!!!

      Excluir