domingo, 29 de abril de 2012

A educação com amor – Dr. Milton Hênio

Hoje minha amiga do coração Daniela Torres, do blog “ Nossas Vidas com Tourettemilton heniome chamou atenção para uma crônica que saiu hoje no Jornal Gazeta de Alagoas  do Dr. Milton Hênio, que não podia deixar de colocar aqui no Blog… Achei muito bom!!!!! Parabéns ao Dr. Milton pelo excelente texto!!!!

A educação com amor

[Fonte: Jornal Gazeta de Alagoas - 29/04/2012]

O desejo mais profundo de um pai ou uma mãe tem pelo filho é vê-lo sempre feliz, ter sucesso na vida, enfim batalhar para que ele viva em plenitude. Porém todas as conquistas não devem existir só no plano material.

As crianças precisam ser orientadas desde pequenas pelos pais, para que associem ao sucesso objetivos espirituais que incluam capacidade de amar de ser solidário, de ser compreensivo, de ser paciente, enfim, de dar sentido de felicidade interior à vida.

Isso vai ajudá-la muito a encontrar um bom caminho num mundo cheio de egoísmo e de confrontos. Porém, isso só conseguimos com uma educação repleta de amor.

Sentir-se amado é uma necessidade em qualquer idade , um verdadeiro alimento para a nossa autoestima e segurança.

Mas, na infância , principalmente nos primeiros anos de vida, ser amado significa um passaporte para a vida. As demonstrações de carinho partidas dos pais no convívio diário com os filhos funcionam como um sinal verde , para mostrar-lhes que não é a toa que eles estão no mundo e devem ter uma experiência condigna nessa caminhada terrena.

Existe um ser adormecido dentro de cada criança. Há regras para tudo na convivência social ou em família. E o amor também tem as suas. Se você quer um bom relacionamento com seu filho, não se imponha pelo terror, não recrimine demais, saiba que críticas fazem o amor murchar, mostre o seu amor e também seu mau humor dentro dos limites.

Para a criança, a pior coisa que existe é a indiferença. Até doze anos de idade, procure , de toda forma, voltar-se para seu filho, dando-lhe companhia, atenção e fazendo-se sempre seu amigo. È um período muito curto, mas de notável importância nesse entrosamento dos pais com os filhos, porque depois dos treze anos eles preferem a companhia dos amigos, de sua turminha.

Muito se tem falado da educação moderna, da vida dos jovens nos dias atuais, da juventude indisciplinada. Educar, nos dias atuais, é uma tarefa difícil, realmente. Goethe, há muitos anos já dizia: “As crianças cresceriam felizes se seus pais assim o fossem”. Tenham certeza _ o ambiente de felicidade em que vive uma criança, quer seja numa choupana ou num palácio, é o responsável por um adulto feliz.

Tenho cinquenta anos de profissão, de medicina e comprovo que isso é verdade.

                                         Milton Hênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário