terça-feira, 19 de junho de 2012

Depoimento da Kellen , mãe da Marilia, 3 anos, DM1.

Conheci a Kellen Através do Blog… Nos adicionamos no MSN e começamos a nos falar… Aí está a sua hirtória:

“Há exatos 5 meses, estávamos em Salvador para visitar o Padrinho  "Gu" da Marília, que mudara-se há pouco para lá. Vovô e Vovó iam passar o Reveillon 18122011 001e não queríamos ficar aqui em Minas sem eles. Nossa viagem era dia 31/12.... aeroporto lotado, fechado pelo mau tempo......na mesma semana, a Marília teve um leve resfriado, mas como teve febre 2 dias seguidos, fomos ao pediatra no dia 28/12 e ele passou um expectorante.....até aí tudo normal!

Na noite anterior à viagem, ela fez muito xixi na madrugada e estava bebendo muita água.....me deu uma pontinha de desconfiança que pudesse ser diabetes, mas não falei nada com ninguém....... passamos o dia em aeroportos, ela sem comer nada e toda hora no banheiro......aquele bichinho da desconfiança na minha cabeça...

Passamos a virada do ano no avião, mas eu já cheguei lá sem querer estar lá... uma intuição materna muito forte me dizia que minha pequena não estava bem.

Acordamos no dia 01/01 e ela continuava sem querer nada, sem comer nada, só queria ficar deitada...e ela sempre "pulou" o dia todo.....tentaram de tudo, queriam ir à praia, mas eu disse que era melhor não....e o xixi e a sede continuavam......também notei que estava mais magrinha.......

Aí não aguentei......falei: GENTE, ELA TÁ BEBENDO ÁGUA DEMAIS E INDO AO BANHEIRO TODA HORA.....ELA PODE ESTAR COM DIABETES! Falaram que era neurose minha.....etc. Meu marido ligou para o pediatra dela, mas não mencionou minha desconfiança, só falou da prostração.

Levamos ela num Pronto Socorro e a médica deu uma lista imensa de antibióticos, corticóides....DORDSC06465 DE OUVIDO!!!COMO ASSIM, ELA NUNCA TEVE DOR DE OUVIDO?Pedi a ela que fizesse uma glicemia....e ela: “NÃO É NECESSÁRIO MÃE!!” NÃO CONCORDEI, NÃO DEI NENHUM REMÉDIO DAQUELA LISTA ENORME E IMPLOREI AO MEU MARIDO.....ME OUVE!!!! ATÉ PROVAR A URINA DELA EU PROVEI...LIGUE PARA O PEDIATRA DELA DE NOVO.....DIGA O QUE ESTOU VENDO. Feito isso, ele pediu que fizéssemos glicemia.....esperamos o outro dia(ingenuidade, tinha que ser na hora) .......jejum.....queriam dar o resultado 3 dias depois.......ms convencemos a darem no mmo dia e às 15hs do dia 04/01 estava lá 330mg/dl........

Eu me senti como se estivesse no olho de um furacão, chorava muito e pensava “Por que Deus? Ela nunca tomou nem antibiótico, sempre agradeci a vc pela saúde dela”, mas não havia tempo para isso... Eu queria vir embora na mesma hora, mas o pediatra dela disse: ela corre riscos, levem-na a um hospital..... E foi outra novela, pq no complexo Aliança, segundo os próprios bahianos, o melhor de Salvador , não havia endócrino de plantão para o infantil, no adulto, não atendia criança..... E nós peregrinando com ela molinha nos braços.

Entramos na parte dos consultórios.....tinha um santo homem atendendo lá, OSMÁRIO JORGE SALLES, só atendia acima de 7 anos, e nossa Marília só tinha 3 anos.... não achou nenhum endócrino de plantão para interná-la e confiou em meu marido para tentar salvá-la.... nos ensimou como fazer insulina novorapid e como medir a glicemia... mandou numa farmácia especializada... primeira glicemia ...534....meu deus! Insulina,nem chorou, estava tão mal.........2 horas depois......276.....e ligávamos para ele a cada 2 horas......no dia seguinte, pediu a Lantus e foi 4UI.....eu não tinha coragem para aplicar nem fazer glicemia e olha que sou dentista, lido com agulhas o dia todo....mas era meu bebê e eu não queria fazer isso.

Nesse dia, viemos embora, chegamos à noite....

Na manhã seguinte fomos ao pediatra dela.... NÃO ACHEI NENHUM ENDÓCRINO, ESTÃO TODOS DE FÉRIAS, MAS ELA É MINHA PACIENTE E VOU CONTORNAR ISSO......... DR MARCO ANTONIO SALLUM......... ligávamos pra ele de 2/2 horas, medíamos, ligávamos, fazíamos a fitinha da urina pra ter certeza de que não havia cetonas na urina e ele chegou em 12 UI de lantus......detalhe, dose que o endócrino manteve........ Dr RICARDO RODRIGUES.....alma boa, nos ensinou a contar carboidratos E TUDO FLUIU.... pois a Marília SEMPRE COMEU DE TUDO, DE JILÓ A QUIABO, DE LARANJA A MELANCIA...NUNCA TOMOU REFRIGERANTE E SE OFERECEM EU PASSO VERGONHA, PQ ELA DIZ QUE ISSO É ECA! JÁ FAZIA NATAÇÃO HÁ UM ANO E NÃO GOSTA DE DOCE, EXCETO A BALINHA NOSSA DE TODA CRIANÇA, QUE TBEM ERA SÓ DE VEZ EM QDO.......COME MAIS AGORA DO QUE ANTES, PARA O CASO DE CORRIGIR ALGUMA HIPO! Sofro menos pois não tive que tirar nada dela, infelizmente acrescentei algo não muito agradável...picadinhas diárias, mas ela não chora e ainda me ajuda a montar as agulhas e as lancetas.

DSC07227Mantenho um controle diário de todo carboidrato ingerido, onde apliquei cada insulina e numerei os dedinhos dela para que o rodízio seja efetivo....está tudo lá na agenda....me orgulho de dizer...a glicada dela feita há 3 dias deu 5,7%.....quero que ela cresça feliz, com ou sem diabetes......e que tenha noção da importância de se cuidar.

Hoje, quando falo com Deus sobre isso, agradeço por ela não ter ficado internada...teria sido traumático...e todos os dias quando ela mesma reza, agradece a Deus pelo Dr Marco Antonio(pediatra do mais alto nível), pelo Dr Osmário(a melhor alma que podíamos ter encontrado... detalhe.... ele nem cobrou a consulta) e pelo Dr Ricardo( nosso endócrino que tira todas as dúvidas...pessoalmente, via email mesmo de férias, ou ao telefone).

Agradeço também a você Carol, pelas informações valiosas que coloca em seu blog....nele encontrei refúgio  para sanar dúvidas, ter esperança no bem cuidar-se....... Vocês vivem isso há alguns anos e estão felizes.... É o que toda mãe quer para os filhos.....FELICIDADE!

Para as mães que acabaram de se ver nessa situação: não se desesperem, confiem em Deus e em seu poder de fazer de nós, instrumentos de sua bondade!”

11 comentários:

  1. Carol, estou sempre por aqui acompanhando as novidades do seu blog. Coloque o endereço do blog da mãe da Marilia, por favor! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não tem Blog não Vivian...
      É uma doce amiga do nosso!!!!
      Beijao!!

      Excluir
  2. Mais uma História de Vida Doce!!
    Aprendo com cada uma delas!!
    Karen tudo de bom pra vc e Marília, ela é linda!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Silvia! Adoro histórias de doces familias....
      Sempre um aprendizado!
      Beijos!!!!!

      Excluir
  3. Conheço a Kellen alguns anos e fiquei muito orgulhosa da capacidade dela em acolher esta situação. Mesmo no olho do furacão essa família (que amo tanto) soube administrar as emoções e agirem de forma rápida, segura e com muita esperança. A FE move montanhas?! Moveu uma família em busca do melhor para a vida continuar doce. Um beijo a todas vcs, mães de garra!!! Pollyanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pallyanna, Kellen é uma mãezona! Uma doce guerreira!
      Beijos!

      Excluir
  4. Kellen você é uma maezona!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou amiga de infancia da Kellen, e sinto um orgulho tao grande de ve-la assim tao guerreira e tao forte! Nao que ela ja nao fosse, Kellen sempre foi muito batalhadora, esforcada e estudiosa, mas agora ela se transformou numa mamae urso mesmo!
    Penso que nao existe mae melhor para Marilia, e que com tanta dedicacao e garra vcs vao superar os percalcos do caminho e serem plenamente FELIZES!
    Bj grande da amiga que te ama muito,
    Vivian B. S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, Que bom que a Marilia tem uma mãe tão especial, não é?!?!?!
      Beijos!

      Excluir
  6. Sei o quanto vc é dedicada a sua lindaaaaa Marília!!! E tenho certeza que saberão sempre conviver com a diabetes!!!!! E serão cada vez mais felizes

    ResponderExcluir
  7. Olá! Após longos anos, reencontrei minha tão querida amiga Kellen. O que posso escrever, após ler este emocionante depoimento, é que sempre convivi com essa intensidade de vida que essa menina (agora muito mais que mulher) sempre viveu. Só posso dizer que sempre vi que, depois de todas as dificuldades ou problemas que ela enfrentou, ela sempre saiu muito mais forte e vitoriosa do que do início do problema. Vejo que isso não mudou em nada...
    Kellen, que Deus continue a abençoá-la com toda essa sua sabedoria e que vc continue sempre a nos mostrar como se vive a vida. Parabéns... Do fundo do coração...
    Milton

    ResponderExcluir