domingo, 9 de maio de 2010

Preparo e Administração de Insulina

Autores: Ana Emilia Pace, Márcia Camargo de Oliveira, Mieco Hashimoto,Paula Maria de Pascali, Sonia Aurora Alves Grossi

Introdução
A terapêutica insulínica em pacientes com Diabetes Mellitus (DM) consiste em suprir a deficiência deste hormônio de forma a imitar a sua produção fisiológica e manter os níveis glicêmicos o mais próximo possível da normalidade.
No DM do tipo 1, a deficiência da insulina, origina-se primariamente da destruição completa das células beta pancreáticas originando hiperglicemia crônica, fazendo com que os pacientes necessitem de insulina exógena para sua sobrevivência, durante toda a vida . 
Em pacientes acometidos por DM do tipo 2, nos quais estão presentes defeitos qualitativos da secreção e/ou ação da insulina em nível celular ou em momentos de estresse ou enfermidade associada, a insulinoterapia pode ser necessária em estágios variados da doença (Waldhäusl, 1999) (ADA, 2004).
Outras indicações de tratamento insulinoterápico são o diabetes gestacional e as hiperglicemias decorrentes de outras condições ou sindromes (ADA, 2004).
O estudo DCCT (Diabetes Control and Complications Trial), 1993, realizado em pessoas com DM do tipo 1; e o estudo UKPDS (UK Prospective Diabetes Study), 1998, com pessoas acometidas de DM do tipo 2, mostraram que o controle rigoroso dos níveis de glicemia reduz a incidência e severidade das complicações microvasculares, incluindo a retinopatia, a neuropatia e nefropatia.
Mediante as especificidades da terapia medicamentosa com insulina, o uso e dosagem devem ser individualizados e balanceados com a terapia nutricional e atividades físicas (ADA, 2004). Ressalta-se que o processo educativo para a aquisição e desenvolvimento de habilidades para a auto-aplicação da insulina deve ser contínuo, considerando a motivação e dificuldades de cada pessoa e, na presença de algum tipo de impedimento para este procedimento, um familiar ou pessoa próxima deve ser convidado para participar e auxiliar na administração da insulina.
Com base nas recomendações da ADA (2004), propomos a compilação deste artigo para subsidiar a prática clínica profissional e reflexões sobre um tema importante no tratamento da pessoa que necessita da insulina exógena para o tratamento do diabetes.

FONTE: http://www.diabetes.org.br/educacao-continuada/497-preparo-e-administracao-de-insulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário