quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O cuidado com os dentes na diabetes

Júlia e Tia Daniela
Semana passada Levamos Júlia em sua visita semestral à sua odonto-pediatra, Dra Daniela Pugliesi... Confesso que este semestre esqueci completamente da consulta, mas ainda bem que “Tia Dani”, quando já estava quase para completar um ano da ultima consulta, ligou pessoalmente para “puxar minhas orelhas” e saber o porquê que não tinha levado a Júlia esse semestre ainda... Adorei a atitude e a atenção dela!!!!! 

Fazendo limpeza geral nos dentes
É muito importante para toda criança ter uma boca saudável, e para crianças diabéticas então, nem se fala... Achei até uma reportagem legal sobre isso que colocarei abaixo do post... 
Olha só a folga!!!! Hehehehehe

Ela se comportou bem direitinho desta vez... Tia Dani colocou o DVD da Turma da Mônica para entretê-la e Julia deixou ela fazer toda a limpeza e colocar o flúor. 

No final de tudo ganhou um presentinho por bom comportamento da dentista... Ela adorou lógico!!!! 





O cuidado com os dentes na diabetes 
É comuns nos preocuparmos mais com inflamações e infecções no corpo, e deixarmos a boca em segundo ou terceiro plano. No entanto, é importante destacar que a boca necessita de tanta atenção quanto o resto do organismo. O Dr. Luiz Eduardo Calliari, coordenador do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital São Luiz, explica que quem tem diabetes possui maior risco de desenvolver a doença periodontal (gengivite e periodontite), principalmente pelo aumento da descompensação glicêmica, o que facilita o aparecimento de alterações bucais. A mais freqüente é a gengivite, uma inflamação que acomete a região em torno do dente, podendo em alguns indivíduos levar a processos infecciosos com perda óssea (periodontite) e ocorrer halitose, dor, mobilidade dental e, em casos graves, perda dental. 
A Dra. Dóris Rocha Ruiz, professora do Curso de Atualização em Odontopediatria da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, da Universidade de São Paulo (FUNDECTO/USP), destaca que no paciente com diabetes mal controlado poderá ocorrer alterações na cavidade oral. Indivíduos mal controlados podem se queixar de diminuição do fluxo salivar, queimação na boca ou língua, podendo haver a manifestação de infecções oportunistas como a Candidíase. “Há evidência científica que existe uma relação entre o diabetes mal controlado e a periodontite. A manifestação e a progressão da periodontite estão relacionadas com a idade, tempo do diabetes, controle glicêmico, suscetibilidade à periodontite e hábitos deletérios, como o fumo. Estes fatores serão agravados quando associados à má higiene oral”, ressalta. 
Entretanto, ao procurar um dentista é necessário observar algumas regras importantes: relatar sua condição de saúde, hábitos e medicamentos utilizados, além de ficar o mais tranqüilo possível. “O histórico médico é necessário para o correto planejamento e tratamento odontológico. Na consulta, deve-se avaliar a glicemia capilar, pressão arterial e freqüência cardíaca do paciente. O controle do diabetes favorece o atendimento e o sucesso do tratamento”, afirma a especialista. 
O Dr. Calliari orienta, no entanto, evitar procedimentos cirúrgicos no caso de elevação da glicemia, pelo risco de sangramentos e infecções, e pela demora na cicatrização gengival. 
Cuidados Extras 
Logo que o diabetes for diagnosticado, o paciente deve inserir a odontologia como rotina no tratamento transdisciplinar. Hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral, com o uso adequado do fio e escova dental, são as medidas caseiras fundamentais para se manter a saúde oral. “O fato de ter diabetes não significa ter a doença periodontal. Se forem realizadas as medidas preventivas (caseiras e profissionais), não haverá a doença”, afirma a Dra. Dóris.
Segundo a especialista, caso haja a doença periodontal, esta poderá ser mais severa nos pacientes com diabetes mal controlado, devido às alterações das respostas imunológicas frente à infecção. “A resistência à insulina pode desenvolver-se em resposta à infecção bacteriana crônica observada na periodontite, piorando o quadro metabólico do paciente com diabetes”, ressalta. 
A Dra. Dóris destaca a importância do atendimento odontológico preventivo em bebês e crianças com diabetes para evitar as complicações orais que poderão ter sua manifestação na fase de adolescente e na vida adulta. 
Gestantes com diabetes também devem receber o pré-natal odontológico com atenção especial à sua gengiva. Em pesquisa recente realizada pela Dra. Dóris no Centro de Diabetes da Unifesp, foi encontrada maior prevalência e severidade da doença periodontal em grávidas com diabetes gestacional e diabetes tipo 1 quando comparadas com as gestantes normais. 
A nutrição pós-tratamento deve receber atenção. “Cuidado com hipoglicemias durante a consulta ou após procedimentos que impeçam a alimentação. Se for passar muito tempo em jejum após a consulta, considere reduzir a dose de insulina ou de medicação oral para evitar hipoglicemias”, destaca o Dr. Calliari, explicando que normalmente não há perigos de interação medicamentosa, mas alguns tipos de anestesia odontológica contêm vaso constritores, substâncias que podem elevar a glicemia e também interferir na pressão arterial. 
“A anestesia local é indicada, o dentista escolherá criteriosamente o tipo de anestésico de acordo com o estado de saúde geral e medicamentos em uso. Por isso, há necessidade de o profissional conhecer o histórico médico do paciente criteriosamente”, diz a Dra. Dóris. 
Fique Atento 
Controle o seu diabetes. Informe ao dentista sobre seus índices glicêmicos e marque uma consulta com seu médico antes do início do tratamento para avaliação da sua condição de saúde; 
Em caso de cirurgia, poderá haver mudança na dieta e dosagem de insulina; 
Talvez seja uma opção adiar procedimentos não-emergenciais, caso sua dosagem de glicemia esteja com valores muito elevados. Mas lembre-se: discuta com seu dentista sobre as possibilidades e consequências dessa decisão; 
Faça consultas e reavaliações periódicas, preferencialmente a cada três meses, com seu dentista. 

Um comentário:

  1. Muito bom o seu post! Tenho um namorado que tem o tipo 1 também e os cuidados devem ser sempre reforçados, especialmente por mim! rs
    devemos cuidar com muito amor as pessoas diabeticas na nossa vida, ajudando a carregar esse fardo.
    Ja favoritei este blog, mto bom!
    Tudo de bom pra sua filhinha

    ResponderExcluir