quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia Mundial do Diabetes (Parte I)

Hoje de manhã recebi um telefonema do marido de uma amiga minha que me fez acordar para o quanto já está perto o dia mundial do Diabetes - 14 de novembro... Faltam só 17 dias!!!!!
Vou a partir de hj começar a divulgar esta data comemorativa tão importante para a nossa causa!!!
É um dia chave para conscientizar as pessoas sobre o risco do Diabetes e para agregar mais e mais forças para a nossa luta em favor dos diabéticos...
Todo ano participo de algo de alguma forma, sempre buscando informar mais as pessoas e passar um pouco da pouca experiência que tenho a diante... Depois posto por aqui todas as movimentações referentes ao dia!!!!
Por enquanto vai o cartaz oficial deste ano....

Vamos começar a nos movimentar!!! Já está na hora!!!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos ares...

Acabei de chegar de viagem e já estou fazendo as malas novamente... 
Isso me deixa triste por um lado mas feliz por outro...
Triste por ficar longe de minha filhota por tanto tempo, pela sensação de algo faltando que me acompanha durante todo o dia (como descrevi nesse post), por me ausentar tanto do meu trabalho (mesmo estando viajando em função dele).... Porém, é muito bom às vezes me afastar um pouco desse dia a dia...  Andava meio "sufocada" de Diabetes e um pouco sem imaginação para projetar... Estou precisando respirar outros ares e pegar um pouco de fôlego para seguir a luta... Ver novas coisas, ficar um pouco com meus amigos queridos (Vi, Mx, Lu e Vel, falta pouco!!!), e principalmente ficar um pouco (mesmo que apenas 2 dias) com meu amado maridinho... Estamos nos devendo isso!!!!!!
Sei que Julia ficará muito bem cuidada e amada... As avós são tudo de bom!!!!! E ela adora ficar com elas!!!!
Vou tentar me desligar um pouco e aproveitar esses dias....

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Medo de mãe...

Apesar de saber o quanto as avós cuidam direitinho de Jujuba, sempre que viajo e a deixo em Maceió, fico  com o coração apertadinho e com um friozinho constante na barriga... 
A sensação de que algo está faltando em meu dia (medições, insulinas e etc)está sempre presente e minha cabeça não deixa de estar com o pensamento nela todas as horas...
Um medinho chato fica sempre rondando....
Isso é normal ou é coisa de mãe neurótica???? Eu heim!!!!!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fisioterapia Respiratória (parte II)

O processo da Fisioterapia é interessante!!!
Tia Karla é muito legal e fica fazendo massagens e exercícios...
Parece realmente ajudar muuuito....



Jujuba adorou!!! Também, com uma sala cheia de brinquedos.... Não podia ser diferente!!!!!


Vamos ver os resultados após algumas sessões...

Fisioterapia Respiratória

Julia hoje foi na médica pois estava com um ronco na respiração e tossindo toda hora.  Ela achou por bem solicitar fisioterapia respiratória... Já tinha ouvido falar nisso e soube que é muito bom e que num instante resolve o problema de secreção. Marquei para hoje de tarde a primeira sessão... vamos ver como Júlia vai reagir e quando que vai acabar essa novela dessa gripezinha violenta!!!!!
Pesquisei um pouco sobre essa fisioterapia e resolvi compartilhar com vcs....
Beijos em todos!!!!!

A fisioterapia respiratória auxilia na respiração de pessoas que estão com problemas e ela visa à correção da dinâmica diafragmática onde ela se encontra alterada na maioria dos pacientes, pois a respiração correta é fundamental para obem estar e a qualidade de vida, saiba que o diafragma é o principal músculo da respiração.
A respiração tem como principal função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico, o diafragma quando está funcionando normalmente ele se contrai e acaba promovendo uma leve projeção do abdome para frente e com isso ocorre a expansão dos pulmões, pois a musculatura do tórax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição do ar em todas as áreas do pulmão, quando a pessoa expira acontece o relaxamento do diafragma e o retorno dos pulmões na posição inicial através de uma leve contração do abdômen.
O fisioterapeuta utiliza um método para reeducar a respiração e também o corpo ao mesmo tempo e com isso promove uma reestrutura geral, pois o trabalho é realizado através de posturas estáticas de relaxamento e alongamento de todos osmúsculos do corpo de forma progressiva e leve, saiba que com o tempo se inicia um processo de automatização e com isso o corpo vai assumindo uma postura correta.
As crianças que respiram pela boca podem sofrer com deformidades de tórax e também alterações da coluna vertebral, pois essa respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e com isso a instalação de um vício respiratório que pode causar distúrbios gerais de aprendizado, crescimento e da fala, a criança acaba tendo diminuição na qualidade de vida, o fisioterapeuta é muito importante para auxiliar no tratamento, saiba que mente e corpo caminham juntos.
O fisioterapeuta utiliza técnicas de relaxamento e alongamento dos músculos, englobando técnicas de desobstrução brônquica e também das vias aéreas superiores, reeducação diafragmática, correção da postura global e reeducação funcional respiratória e correção das deformidades do tórax, o fisioterapeuta tem a função de orientar a técnica correta de uma nebulização correta como o uso de espaçadores, bombinhas, principalmente para a pessoa asmática, controlando sua doença.
É muito importante que seja realizada uma avaliação rigorosa e traçar um programa individualizado para cada pessoa e com aproximadamente dez sessões é observado uma grande melhora na qualidade de vida de todos os pacientes, principalmente das crianças que sofrem muito com a dificuldade que sentem com a respiração e necessitam dos fisioterapeutas para cuidar delas com carinho e atenção.

sábado, 16 de outubro de 2010

Vivendo e aprendendo...

Estamos a  7 dias com Julia tomando um monte de remédios, sete no total,  e, com isso, suas glicemias subindo desesperadamente... 
Estava muito estranho!!!! Xinguei de todas as formas possíveis e imagináveis os remédios, culpei o açucar contido neles (até fiz um post sobre isso) , aumentamos as doses da insulina basal, trocamos até os refis das insulinas achando que elas deviam estar "estragadas"... 
A "desgraça" está grande que nos assustou!!! Ela está ficando sempre na casa dos 300-400!!!! E do nada!!! E não dá nem pra culpar a alimentaçao pois ela está até comendo menos que o normal...

Então decidimos hoje ligar para a Susana, endocrino-pediatra, para saber o que fazíamos... 
Não sei nem porque cargas dágua nós não ligamos antes!!!!
Ela então nos informou que quem fazia aquele estrago era o CORTICÓIDE que ela estava tomando (Predisin) e que ele mexia loucamente com as glicemias...

Fui pesquisar na internet e achei...
"Os corticosteróides aumentam a quebra de proteínas para que sejam transformadas em glicose pelo fígado (gliconeogénese), levando por isso a um aumento da glicemia(quantidade de glicose no sangue)."
Na bula do remédio vem informando o seguinte:
"Reações adversas / Efeitos colaterais de Predsim
...redução da tolerância aos carboidratos, manifestação de diabetes mellitus latente, aumento da necessidade de insulina ou hipoglicemiantes orais em pacientes diabéticos..."
 Pra vcs verem como tudo é a experiência....

Mas pelo menos a ultima dose nós demos hoje de noite... Agora é esperar o efeito dele passar e tentar normalizá-la...

Ai Deus!!!! Quero nem pensar em quanto vai dar a Hemoglobina Glicada desse trimestre!!!!!!



Blogs Sobre Diabetes no "TOP BLOG 2010"

Duas Doces amigas, estão concorrendo ao prêmio TOP BLOG 2010...




A queridissima Rose Docynho, minha amiga lá da DB, com o blog Convivendo com o Diabetes:



E a antenada Luciana Oncken com o blog Viver com Diabetes:



Muito bom ver blogs como esses dois na lista dos 100 melhores blogs!!!!
Muito bom ver o diabetes sendo entendido por mais e mais pessoas e ver "nossa luta" sendo divulgada cada dia mais...

Parabéns meninas!!!!

E a todos os meus amigos, vão lá e VOTEM!!!!

Para votar na Docynho do ConVivendo com Diabetes:
 http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=1814472
Para votar na Luciana do Viver com diabetes:
 http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=1811959

Beijos em todos!!!

Colesterol alto também é problema de criança

O consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e o aumento do sedentarismo têm contribuído para a elevação do nível de colesterol em crianças.
O excesso de colesterol não é uma exclusividade dos adultos. Uma pesquisa sobre a incidência da substância na população infantil foi realizada pela DASA e levantou os exames de sangue de 1.872 crianças realizados no Paraná, de janeiro a dezembro de 2009. As crianças foram divididas em dois grupos: amostra 1 - crianças abaixo dos nove anos; amostra 2 - dos dez aos quinze anos. O resultado obtido apontou que 43% delas apresentavam níveis elevados de colesterol.
Segundo recomendações da Sociedade de Pediatria, o colesterol total é considerado normal na criança quando abaixo de 170 mg/dL e torna-se mais preocupante quando ultrapassa 200mg/dL. Dentro deste grupo da pesquisa, 993 eram meninas e 879 eram meninos. Dentre as meninas, 444 estavam com colesterol elevado e dentre os meninos, 366.
Mais resultados sobre a pesquisa
"Este resultado confirma a tendência mundial de elevação dos níveis de colesterol nas crianças, provável fruto do aumento contínuo dos níveis de obesidade, piora dos hábitos de vida com consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, bem como o aumento do sedentarismo observado em todas as faixas etárias", revela Mauro Scharf, endocrinologista da DASA e responsável pela pesquisa.
O endocrinologista ressalta que a pesquisa foi realizada em crianças que tiveram o colesterol solicitado por seus médicos e que, portanto, pode incluir um grupo de crianças já com conhecida dislipidemia familiar e que estavam realizando exames de controle. Por isso, os resultados da pesquisa podem refletir valores percentuais acima do esperado na população. Porém, grande parte dessas crianças provavelmente realizou o exame meramente como rotina.
O especialista explica que até os dois anos, é normal que os níveis de colesterol sejam elevados. "Trata-se de uma substância fundamental para a produção de hormônios e desenvolvimento dos neurônios no sistema nervoso central para formar uma espécie de capa que recobre cada um dos neurônios, a mielina, sem a qual os impulsos nervosos não seriam transmitidos de uma célula a outra", afirma. Scharf reforça que a falta dele, portanto, pode levar a deficiências no desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Mas o endocrinologista revela que já se sabe que um quarto das crianças de até dois anos com colesterol alto apresentará problemas de saúde na idade adulta. O Programa Nacional de Educação sobre Colesterol da Academia Americana de Pediatria preconiza que crianças com parentes de primeiro grau, que tiveram doença coronariana antes dos 55 anos de idade, devem começar a prevenção e o controle desse mal a partir dos dois anos.
O que é colesterol alto?
Segundo Scharf, o colesterol é a gordura da alimentação absorvida no intestino que entra na corrente sanguínea, sendo transportada por proteínas até formar o complexo lipoproteína (lipo = gordura). As principais lipoproteínas são: HDL (conhecido como o bom colesterol), o LDL (denominado como o mau colesterol) e o VLDL. "O colesterol é necessário para algumas funções do organismo, como a produção de alguns hormônios e ácidos biliares. Mas, em excesso, pode causar problemas", comenta o especialista.
Quando o colesterol atinge níveis altos, oriundos de distúrbio genético somado à alimentação incorreta, as artérias são obstruídas por blocos de gorduras, que interrompem a irrigação normal do sangue, levando às lesões e até à morte da região atingida. "Como exemplos podemos citar a obstrução das artérias do coração, que pode causar um infarto e impedir o órgão de bombear o sangue para todo o corpo, e a obstrução de artérias que irrigam o cérebro, o que pode acarretar um acidente vascular cerebral, conhecido pela sigla AVC", acrescenta Scharf.
Como é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, o diagnóstico é feito por meio de análises do sangue do paciente. Por isso, é muito importante a realização de exames periódicos. "Eventualmente, o excesso de triglicérides (outra fração de gordura do sangue) pode levar ao surgimento de manchas ou erupções amareladas na pele", acrescenta o médico.
O ideal é que o paciente procure um médico e se submeta às medidas necessárias. "O tratamento deve ter medicamentos à base de estatinas (classe de drogas que engloba várias substâncias com mesmo mecanismo de ação, porém, de potências diferentes) e alimentação adequada - balanceada nutricionalmente e sem excesso de gorduras e, principalmente, com baixo teor de colesterol. Além disso, o paciente deve praticar exercícios físicos regulares", conclui Scharf.
http://www.delboniauriemo.com.br/ta_colesterol_criancas.php / www.comunidadediabetes.com.br

É gente, acho que esse é um mal que nossos pequenos docinhos , com o controle alimentar e a rotina de exercícios que tem, não padecerão... Pelo menos assim espero!!!!
Beijos em todos e um ótimo fim de semana!!!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Remédios X Aumento glicêmico

Júlia, por conta da gripe, sinusite, faringite e otite (hehehehe) está tomando 5 remédios diferentes durante o dia... Todos eles são xaropes e suspensão oral e todos devem conter açúcar...E toda vez que ela toma um remédio desses sua glicemia sobe desesperadamente... E o que me revolta é que simplesmente não podemos controlar com a ultra rápida antes que suba, pelo simples fato que em nenhuma das 5 bulas informa ao quanto de carboidrato por ml tem o remédio... Alíás,  eles não informam nem que contém açúcar, imagine dizer o quanto tem em cada ML... E o pior é que esse é o tipo da coisa que não se pode fazer no “chute” ou no “achômetro”... Qualquer deslize pode ser bastante prejudicial à saúde da nossa pequena... Assim, estamos medindo a glicemia duas horas depois e corrigindo (normalmente tem estado na casa dos 300 a 400 após o remédio, glicemia que a tempos ela não chegava) 

Será que os laboratórios não imaginam que existem crianças diabéticas que precisarão de seus remédios como qualquer criança??? É uma coisa tão simples de contabilizar ... Mas ... Esse cuidado não existe... Infelizmente!!!

domingo, 10 de outubro de 2010

Perrengue do fim de semana

Este fim de semana foi punk!!!! 

Desde segunda feira passada que Julia estava com febre e corizando... Na terça levamos ao pediatra que detectou um inicio de sinusite, e, como de costume, sabendo do histórico dela com antibióticos, tentou primeiro o antiflamatório. Mas não resolveu... Ai na sexta teve mesmo que entrar no antibiótico... Mas foi só o antibiótico entrar “no bucho”, e passar a primeira hora, que ela começou logo a vomitar... Como sempre!!! Mas como sabíamos que isso ia acontecer , desta vez nos prevenimos e diminuímos em mais da metade a insulina basal (levemir) desde o inicio do dia... De uma dose diária de 13 unidades, demos só 5 unidades, garantindo assim, que mesmo com ela vomitando e sem comer praticamente nada, ela não tivesse hipoglicemia severa e precisasse ser internada. Passamos o dia ( e estamos até agora)controlando as glicemias com a ultra rápida (novorapid)... 

O grande problema então não era mais o controle da glicemia, mas sim, conseguir segurar o antibiótico na barriga para que ele fizesse efeito... Então cerca de uma hora antes do antibiótico estamos dando a ela um protetor estomacal, e um remedinho para vômito... E depois de muita paciência, finalmente isso resolveu... Ufa!!! Conseguimos fugir da internação!!! Nada como as experiências de outras vezes e outros perrengues, para nos ensinar como agir em situações como essas... A internação, apesar de mais fácil de resolver o problema, não é algo fácil para nós... 

Toda vez que precisamos interna-la é um problema!!! Chegamos na emergência sempre ás pressas, com ela hipoglicêmica e sem conseguir ingerir nem um sachê de mel sem vomitar... É sempre um deus nos acuda no hospital, pois na maioria das vezes não tem pediatras preparados para lidar com crianças diabéticas na idade da Júlia. Aí quem tem que ditar as regras somos nós pais, isso quando os “todo poderosos” dos médicos nos ouvem... Mas na sua maioria (salvo algumas exceções) se acham “sabidos” o suficiente para lidar com o caso e nem nos dão ouvidos... Não se tocam que ninguém melhor do que nós pais, que lidamos com isso 24 horas por dia, para conhecer o organismo de nossos filhos, e para saber os procedimentos que devem ser feito. 

É um procedimento muito simples... Achar uma veia e colocar um soro glicosado pingando rapidinho... Ir dosando a quantidade de soro que entra, dependendo dos testes glicêmicos capilares (feitos de preferência com nosso aparelho e não com os “accussauros” existentes nos hospitais) E só tirá-lo quando ela parar de vomitar e voltar a comer... É muito simples, mas parece ser bem difícil para os “doutores” de entender... Na maioria das vezes uma glicemia de 200 (que pra Julia é muito normal de acontecer) assusta-os profundamente... 

Na ultima internação de Julia, em fevereiro desse ano, Ela chegou ao hospital com 50 de glicemia e não conseguindo beber nem água de tanto vomitar... Tínhamos dado a dose usual de Levemir, portanto sem ingerir nada (não conseguíamos nem colocar na sua boca um sache de glicose ou mel) era hipo severa na certa!!! Entrou no soro glicosado e conseguimos que sua glicemia subisse para cerca de 200... A pediatra de plantão (não entendendo NADA de diabetes 1 e não querendo ouvir NADA do que falávamos) mandou suspender o soro glicosado por “risco de cetoacidose diabética” (parece brincadeira) e mandou colocar soro normal para manter a glicemia... Tentei avisar milhões de vezes que a glicemia iria cair novamente, mas a “toda poderosa” não ouviu... resultado... Uma hora depois mesmo contra a vontade das enfermeiras, tirei sua glicemia (escondido lógico) e estava em 30!!! Tomamos sozinhos todas as providencias iniciais, esfregando mel em sua bochecha pelo menos para subir um pouco antes de ela vomitar e as enfermeiras de tão assustadas nem providencia tomaram, meu marido que teve que entrar “porta a dentro” no consultório da médica de plantão e exigir uma providência. Ela, com medo depois da “merda” que tinha feito, mandou dar uma “bomba” de glicose na veia que depois passamos quase 20 dias para conseguir ajustá-la... Fora que ela terminou passando uma semana internada no hospital... E tudo por que a médica de plantão não “desceu do salto” nem para falar no telefone com a endócrino-pediatra (que mora no RJ) para receber as orientações de tratamento. 

Bom, mas é isso... Ainda vamos ter que passar por muitas situações como essa em nossa vida... Pois a equação é mais ou menos a seguinte: 

Vomito + ficar sem conseguir comer+ insulina basal no corpo= Hipoglicemia na certa! 

Pelo menos desta vez pulamos a fogueira... Agora é mais uns 10 dias para colocar suas glicemias novamente em ordem... Ai, ai!!!!! 


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Controle deve ser maior em gripes e resfriados

Entrevista com a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, da FMUSP

Gripes e resfriados, muito comuns quando a temperatura cai, trazem incômodo para qualquer pessoa. Para o diabético, o inconveniente adicional é que em conseqüência a glicemia também sofre e muitas vezes fica mais difícil manter os níveis de glicose sob controle. Existem, porém, formas de tentar se precaver e, também, de reduzir esses efeitos, explica a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Elizabeth recomenda que o diabético de qualquer idade sempre se vacine contra gripes e resfriados. A vacinação deve ser feita preferencialmente um pouco antes do início do inverno, para aumentar as chances de prevenção, e, no caso do idoso, pode ser recomendável também a vacinação contra pneumonia.

Outro conselho da médica é que, no frio, quando a tendência é manter os ambientes fechados, o diabético evite permanecer em locais de grande aglomeração. Se houver pessoas na família que estejam gripadas, é melhor restringir a proximidade e separar louças e talheres.

Se, mesmo tomando todos os cuidados, o diabético não conseguir evitar a gripe, Maria Elizabeth lembra que as primeiras medidas devem ser hidratar-se bastante e fazer repouso sempre que possível. Para os incômodos e dores provocados pelos resfriados, ela explica que é possível utilizar aspirina, soro fisiológico nasal e inalações. Jovens que não apresentem problema de pressão alta podem também utilizar antigripais comuns e descongestionantes nasais.

A glicemia precisa ser acompanhada com maior rigor no período da gripe. As medições devem ser mais freqüentes e, em caso de descontrole, deve ser feito o ajuste das doses de insulina. Não há necessidade de alimentação especial, diz a médica. Em relação à prática de atividade física, há restrições apenas no início do quadro gripal e ela pode ser retomada quando a pessoa estiver se sentindo bem.

FONTE: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_palavra_profissional.aspx?id=5

Gripinha chata!!!!!!

Desde segunda feira que Julia está gripada e com febre... 
Incrível como qualquer coisa diferente que acontece com ela afeta suas glicemias e conseqüentemente a nossa rotina...
A própria inflamação na garganta por ela só já afeta a glicemia, aí junta com a falta de apetite momentânea que acarreta na diminuição temporárea da insulina basal (se não é hipo certa), e com a diminuição da basal, temos que aumentar a aplicação da novorapid para tentar controlar da melhor forma possivel as taxas... Aí também temos que colocar na conta que os remédios normalmente possuem açúcar, o que dá um "bum" na sua glicemia (e na bula nem tem dizendo o quanto de carboidrato possui para podermos queimar)... Aí junta o cansaço das noites mal dormidas, coisa já comum em nossa rotina, mas que se intensifica tendo que de 2 em duas horas medir temperatura e ver como ela está....
Em resumo... Termina virando um caos!!!!!

Ai, ai.... passa looogo gripinha!!!!!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Insulina pode causar alergia??

Muitas vezes quando aplicamos a Levemir na Júlia, aparece em volta do lugar da aplicação, uma mancha vermelha, como se fosse uma alergia... Então quando vi esta reportagem no portal diabetes resolvi postar....


Insulina pode provocar alergia
Em alguns casos, a insulina pode provocar alergia. Essa é uma das complicações possíveis do tratamento do diabetes, mas, felizmente, é um evento raro, em grande parte porque a tecnologia já permite alcançar alto grau de pureza no produto, explica a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, do Hospital das Clínicas de São Paulo e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Maria Elizabeth Rossi da Silva – “Embora cada vez mais rara, a alergia pode atingir o usuário de insulina. As reações variam do leve desconforto a situações críticas, com manifestações letais como o choque anafilático. Os sintomas de alergia ocorrem mais usualmente nos primeiros seis meses de terapia insulínica e são mais frequentes em quem faz uso intermitente da medicação. Pacientes que desenvolvem alergia à insulina são também mais propensos a manifestar alergia a outros medicamentos, como a penicilina, por exemplo.
A manifestação alérgica pode incidir no local da aplicação ou ser uma reação generalizada. Quando é localizada, compreende três tipos principais:
a) Eritema (vermelhidão) e nódulo discreto, coceira (prurido) ou, às vezes, dor no local da injeção. A reação é imediata, com urticária, nódulo e prurido, seguida da fase tardia, 6-12h após, com edema, eritema e prurido (que podem durar até 2-3 dias).
b) Reação de hipersensibilidade intermediária, que se inicia após 4-8h da injeção, com pico após 12h. As lesões são endurecidas e dolorosas, às vezes com hematoma central, e causam coceira.
c) Hipersensibilidade tardia mediada por células. São lesões pruriginosas, endurecidas, avermelhadas, com queimação local, que aparecem após 12h da aplicação, com pico após 24-48h.
Eventualmente, o diagnóstico dessas lesões pode requerer biópsia.
Já a alergia generalizada é extremamente rara e atinge menos de 0,05% dos pacientes. Os sintomas podem incluir urticária generalizada, edema, vermelhidão, taquicardia e broncoespasmo (chiado pulmonar); raramente evolui para parada cardiorrespiratória.
O tratamento consiste em afastar fatores locais, tais como técnica inadequada de aplicação da insulina ou de higiene local, alergia ao álcool ou produtos utilizados na assepsia. As pistolas injetoras de insulina muitas vezes causam erosão na pele, simulando alergia. A agulhas ultrafinas utilizadas atualmente não causam danos à pele.
As reações locais tendem a ser autolimitadas e se resolvem espontaneamente em 1-2 meses. Pode ser necessário utilizar medicamento oral específico, principalmente aqueles com efeito anti-inflamatório ou anti-alérgico. A medicação não deve ser injetada junto com a insulina porque tem incompatibilidade química e precipita a insulina.
A alergia à insulina, mais frequente quando se usavam as insulinas bovinas ou porcinas era, muitas vezes, facilmente resolvida com a mudança para insulina humana. Como comentado, a alergia à insulina humana é extremamente rara. Nesses casos, uma possibilidade a ser considerada é a alergia a determinados componentes presentes na solução de insulina, podendo ser necessária a troca por outro tipo ou marca de insulina. Dispomos no mercado de insulinas de ação lenta (humana-NPH e análogos: glargina e detemir), de ação rápida (humana regular) ou ultra-rápida (análogos lispro, asparte e glulisina). Se, no entanto, todas essas alternativas falharem, o paciente deve ser submetido à dessensibilização, em regime de internação hospitalar.”
Fonte : "Diabetes Nós Cuidamos" 

O cuidado com os dentes na diabetes

Júlia e Tia Daniela
Semana passada Levamos Júlia em sua visita semestral à sua odonto-pediatra, Dra Daniela Pugliesi... Confesso que este semestre esqueci completamente da consulta, mas ainda bem que “Tia Dani”, quando já estava quase para completar um ano da ultima consulta, ligou pessoalmente para “puxar minhas orelhas” e saber o porquê que não tinha levado a Júlia esse semestre ainda... Adorei a atitude e a atenção dela!!!!! 

Fazendo limpeza geral nos dentes
É muito importante para toda criança ter uma boca saudável, e para crianças diabéticas então, nem se fala... Achei até uma reportagem legal sobre isso que colocarei abaixo do post... 
Olha só a folga!!!! Hehehehehe

Ela se comportou bem direitinho desta vez... Tia Dani colocou o DVD da Turma da Mônica para entretê-la e Julia deixou ela fazer toda a limpeza e colocar o flúor. 

No final de tudo ganhou um presentinho por bom comportamento da dentista... Ela adorou lógico!!!! 





O cuidado com os dentes na diabetes 
É comuns nos preocuparmos mais com inflamações e infecções no corpo, e deixarmos a boca em segundo ou terceiro plano. No entanto, é importante destacar que a boca necessita de tanta atenção quanto o resto do organismo. O Dr. Luiz Eduardo Calliari, coordenador do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital São Luiz, explica que quem tem diabetes possui maior risco de desenvolver a doença periodontal (gengivite e periodontite), principalmente pelo aumento da descompensação glicêmica, o que facilita o aparecimento de alterações bucais. A mais freqüente é a gengivite, uma inflamação que acomete a região em torno do dente, podendo em alguns indivíduos levar a processos infecciosos com perda óssea (periodontite) e ocorrer halitose, dor, mobilidade dental e, em casos graves, perda dental. 
A Dra. Dóris Rocha Ruiz, professora do Curso de Atualização em Odontopediatria da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, da Universidade de São Paulo (FUNDECTO/USP), destaca que no paciente com diabetes mal controlado poderá ocorrer alterações na cavidade oral. Indivíduos mal controlados podem se queixar de diminuição do fluxo salivar, queimação na boca ou língua, podendo haver a manifestação de infecções oportunistas como a Candidíase. “Há evidência científica que existe uma relação entre o diabetes mal controlado e a periodontite. A manifestação e a progressão da periodontite estão relacionadas com a idade, tempo do diabetes, controle glicêmico, suscetibilidade à periodontite e hábitos deletérios, como o fumo. Estes fatores serão agravados quando associados à má higiene oral”, ressalta. 
Entretanto, ao procurar um dentista é necessário observar algumas regras importantes: relatar sua condição de saúde, hábitos e medicamentos utilizados, além de ficar o mais tranqüilo possível. “O histórico médico é necessário para o correto planejamento e tratamento odontológico. Na consulta, deve-se avaliar a glicemia capilar, pressão arterial e freqüência cardíaca do paciente. O controle do diabetes favorece o atendimento e o sucesso do tratamento”, afirma a especialista. 
O Dr. Calliari orienta, no entanto, evitar procedimentos cirúrgicos no caso de elevação da glicemia, pelo risco de sangramentos e infecções, e pela demora na cicatrização gengival. 
Cuidados Extras 
Logo que o diabetes for diagnosticado, o paciente deve inserir a odontologia como rotina no tratamento transdisciplinar. Hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral, com o uso adequado do fio e escova dental, são as medidas caseiras fundamentais para se manter a saúde oral. “O fato de ter diabetes não significa ter a doença periodontal. Se forem realizadas as medidas preventivas (caseiras e profissionais), não haverá a doença”, afirma a Dra. Dóris.
Segundo a especialista, caso haja a doença periodontal, esta poderá ser mais severa nos pacientes com diabetes mal controlado, devido às alterações das respostas imunológicas frente à infecção. “A resistência à insulina pode desenvolver-se em resposta à infecção bacteriana crônica observada na periodontite, piorando o quadro metabólico do paciente com diabetes”, ressalta. 
A Dra. Dóris destaca a importância do atendimento odontológico preventivo em bebês e crianças com diabetes para evitar as complicações orais que poderão ter sua manifestação na fase de adolescente e na vida adulta. 
Gestantes com diabetes também devem receber o pré-natal odontológico com atenção especial à sua gengiva. Em pesquisa recente realizada pela Dra. Dóris no Centro de Diabetes da Unifesp, foi encontrada maior prevalência e severidade da doença periodontal em grávidas com diabetes gestacional e diabetes tipo 1 quando comparadas com as gestantes normais. 
A nutrição pós-tratamento deve receber atenção. “Cuidado com hipoglicemias durante a consulta ou após procedimentos que impeçam a alimentação. Se for passar muito tempo em jejum após a consulta, considere reduzir a dose de insulina ou de medicação oral para evitar hipoglicemias”, destaca o Dr. Calliari, explicando que normalmente não há perigos de interação medicamentosa, mas alguns tipos de anestesia odontológica contêm vaso constritores, substâncias que podem elevar a glicemia e também interferir na pressão arterial. 
“A anestesia local é indicada, o dentista escolherá criteriosamente o tipo de anestésico de acordo com o estado de saúde geral e medicamentos em uso. Por isso, há necessidade de o profissional conhecer o histórico médico do paciente criteriosamente”, diz a Dra. Dóris. 
Fique Atento 
Controle o seu diabetes. Informe ao dentista sobre seus índices glicêmicos e marque uma consulta com seu médico antes do início do tratamento para avaliação da sua condição de saúde; 
Em caso de cirurgia, poderá haver mudança na dieta e dosagem de insulina; 
Talvez seja uma opção adiar procedimentos não-emergenciais, caso sua dosagem de glicemia esteja com valores muito elevados. Mas lembre-se: discuta com seu dentista sobre as possibilidades e consequências dessa decisão; 
Faça consultas e reavaliações periódicas, preferencialmente a cada três meses, com seu dentista. 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Crianças com diabetes - Afinal, qual a melhor idade para iniciar a autoaplicação?




Este assunto é questionável e, na verdade, não podemos dizer que há idade correta ou incorreta para transferir esta responsabilidade à criança. O que podemos afirmar com certeza, é que os pais e familiares devem estimular a criança a participar, ativamente, do tratamento e cuidados com relação ao diabetes. Isto significa que crianças, à partir dos 3 anos de idade, já podem ser envolvidas no tratamento, seja ajudando a separar os materiais necessários, ou escolhendo a região para a aplicação, ou realizando a limpeza do frasco de insulina, ou mesmo homogeneizando a insulina de aspecto leitoso (NPH).


Apesar de alguns estudos demonstrarem que a criança expressa interesse em iniciar a autoaplicação de insulina por volta dos 10 anos de idade, que é quando ela tem maior necessidade de independência e já tem condições de assumir tarefas diárias, é preciso levar em conta alguns outros fatores muito importantes como abaixo:

- interesse da criança;

- conhecimento sobre a importância e a ação da insulina;

- conhecimento sobre os sinais e os sintomas de hipoglicemia;

- conhecimentos sobre monitorização da glicemia;

- conhecimento numérico para entender a escala de graduação da seringa e registrar corretamente a dose de insulina;

- habilidade e segurança para manusear a seringa/caneta de insulina;

- conhecimento sobre os locais recomendados para autoaplicação;

- disponibilidade, incentivo e apoio familiar.

Vale lembrar que tudo o que envolve o tratamento do diabetes e, principalmente, a aplicação de insulina deve ser supervisionado por um responsável.

A independência total com relação às aplicações ocorrerá na medida em que as habilidades e conhecimentos mencionados forem alcançados e até que isso ocorra, é essencial o trabalho em conjunto, ou seja, toda a família comprometida e buscando sucesso no tratamento.

domingo, 3 de outubro de 2010

"des"Controle de setembro...

Após o última hemoglobina Glicada da Júlia ter dado 7%, nitidamente relaxamos em seu controle...
Coisa absurda de acontecer!!! Mas acontece.... 

Este é o seu gráfico glicêmico das ultimas 4 semanas (pelo programa de seu aparelho Accu chek performa nano)



Sua média glicêmica está na casa dos 175mg/dl o que daria uma hemoglobina na média de 7,5%...
A glicemia mais alta do mês deu 358mg/dl e a mais baixa 32mg/dl...
Não é nem tão ruim assim, mas para que estava chegando no ideal, o que nos resta é correr atrás do prejuízo!!!

E é pra jáaaaaa!!!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

Presente do dia das crianças!!!!!

Hoje vamos para o shopping com Júlia comprar o presente do dia das crianças...

Bem que queria que existisse um "pâncreas" novinho em folha, modelo 3.0 para vender.... Eles podiam ficar expostos nas prateleiras das lojas e ter junto um manual de instrução e funcionamento... Ahhhh... E ainda podiamos comprar um de reserva para o caso de o outro "pifar"...
Hehehehehe....

Doidices de minha cabeça!!!!!! Custa nada sonhar.......................