sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nossa Doce "Docynho" e seu amado Rafa...

Esse depoimento é bem especial!!!!
Rose Passos, a nossa  DOCYNHO é a não diabética mais entendida em diabetes que já conheci... 
Uma pessoa de um coração imenso e que consegue com suas palavras e com sua atenção mudar a vida e muitas pessoas... Principalmente através de suas postagens diária no seu Blog ConVivendo com o Diabetes e nas comunidades Diabetes Brasil...
E que amor e dedicação que ela tem a sua alma Gêmea, o Rafa!!!! Coisa linda de se ver e de se inspirar!!!!! Rafa você é um sortudo de ter uma maravilha como a Docynho ao seu lado!!!!!!!
Parabéns aos dois!!!!!
E obrigada pelo carinho e atençao de sempre!!!!!!!
Um beijo no coração!!!!

O primeiro contato que tive com o diabetes foi por causa do irmão do meu amigo de infância. Depois disso, foi uma aluna de 14 anos num colégio onde dei aula em São Paulo. Ela estava hipoglicêmica e me disseram que ela havia "aplicado insulina demais". Mas é assim mesmo. A nossa tendência é minimizar as explicações quando desconhecemos o assunto. Com isso perdemos a chance do aprendizado. 
O que mudou minha vida foi conversar, pela internet, num fórum sobre Educação, com um carioca. Conversa vai, conversa vem; trocamos e-mail. Numa das conversas ele me disse ter diabetes. Para mim isso não fazia nenhuma diferença, afinal ter diabetes não significa apenas não poder comer açúcar? 
Nunca imaginei que uma conversa de internet poderia parar no altar. Casei com o carioca. Meu marido, Rafael. Estamos juntos há onze anos. 
Ele sempre foi muito disciplinado e praticante de artes marciais. Por isso que as complicações do diabetes surgiram tardiamente apesar do mau controle glicêmico já que o médico que o atendia e em quem confiávamos, apesar de diabetólogo, não era um educador em diabetes. Não nos explicava sobre as taxas dos exames clínicos, riscos e tratamento. 
Primeiro veio a retinopatia diabética e o risco de perder a visão. Foram várias cirurgias e aplicações de laser e injeções intra-vítreas. Houve diminuição do campo visual, mas ele enxerga! Depois disso enfrentamos a insuficiência renal crônica e as sessões de hemodiálise que continuam ainda hoje apesar de estarmos nos esforçando para que o transplante aconteça logo. 
Pela dor aprendemos quais são os riscos de não cuidar do diabetes. E tomamos como missão repassar toda informação adquirida para que outras pessoas não tenham que trilhar a mesma senda. Conversamos no Blog, no Orkut (Comunidade Diabetes Brasil), no Facebook, no Twitter e em qualquer cantinho em que o diabetes seja tema e que pessoas estejam interessadas em trocar experiência. 
Fazemos isso porque as pessoas precisam entender que não é necessário enfrentar as complicações do diabetes simplesmente por ter diabetes. Mas é essencial ser educado em diabetes e ter conhecimento suficiente a ponto de compreender que somente o exímio controle glicêmico garante saúde e qualidade de vida. Garante distância das 'patias'. 
Sou uma diabética por comunhão de bens. Não digo que meu marido tem diabetes, mas que temos diabetes. Tomamos as rédeas do nosso tratamento. Conseguimos compreender o que significam todas as taxas bioquímicas e temos em novos médicos uma parceria no tratamento. Não mais acatamos os diagnósticos como decretos. Não mais entregamos os exames lacrados para que o médico avalie. Afinal os exames pertencem aos pacientes! 
É o nosso corpo. É a nossa saúde. É a nossa vida. 
Apesar de enfrentarmos as complicações do diabetes, a nossa qualidade de vida aumentou muito porque aprendemos que a responsabilidade pela nossa saúde é somente nossa. Os médicos nos orientam. E juntos decidimos o que é melhor para vivermos bem. 
Fico muito feliz em ver mães engajadas em educar para o diabetes trocando experiências em seus blogs porque tenho a certeza de que os pequenos docinhos de hoje estão construindo feliz e saudável. 
Parabéns, Carol, pelo Jujuba Diabética que eu simplesmente adoro.
Beijos a todos. Cuidemo-nos! 
Rose Passos (Docynho)

2 comentários:

  1. Nossa amiga Docynha falou com eloquência. Mas, se me permite a pergunta, qual foi mesmo o fórum de educação no qual a diabética por comunhão de bens conheceu sua metade da laranja?

    ResponderExcluir
  2. Como é possível eu me dar conta de uma pergunta feita três anos atrás??? Nem sei se a resposta chegará a quem perguntou, mas foi um fórum num site chamado Starmedia. Hoje ele está bem 'caidinho', mas viveu tempos áureos. Desculpe pela demora gigantesca.

    ResponderExcluir