domingo, 20 de dezembro de 2009

Dicas para Ceias de Fim de Ano Saudáveis



No ano passado, a nutricionista Ana Flôr Picolo forneceu dicas valiosas para que as pessoas com diabetes não afrouxassem no controle glicêmico, sem deixar de saborear as delícias das festas de fim de ano. A recomendação máxima foi a moderação, ao invés da proibição de alimentos.
Este ano, a nutricionista Juliana Tomandl Fontes preparou outras dicas e uma receita especial de rabanada de forno para os internautas:
- Não existe alimento proibido para quem tem diabetes. Porém, ele precisa prestar atenção à quantidade ingerida. Se comer alimentos ricos em gordura e açúcar, deve fazê-lo com muita moderação.


Fibras
Para começar a ceia, nada melhor do que uma salada rica em fibras, sugere a especialista.


“Trata-se de um prato que retarda a absorção da glicose no sangue, sendo esse um ótimo efeito para quem tem diabetes”, explica.


As saladas compostas de legumes e verduras possuem muitas vitaminas e minerais, que são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Nozes, uvas passas, grãos de trigo e azeite extravirgem são ingredientes de uma combinação rica e nutritiva:


“Se possível, opte pelos vegetais orgânicos, que possuem mais nutrientes, além de não conter agrotóxicos”, recomenda.


Farofa
Uma adaptação que torna a irresistível farofa menos pesada para o controle da glicemia é a substituição do bacon por vegetais. “Ficará diferente e divina”, opina a nutricionista.


Doces
Quanto às sobremesas, dê preferência àquelas secas, ou preparadas à base de frutas, evitando, assim, os doces refinados. Se não conseguir renunciar, a saída é ficar com um pedaço pequeno, recomenda Juliana.


Álcool
Moderação é palavra-chave quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Vinho e champanhe são as escolhas mais seguras, porém o ideal é não tomar mais do que uma taça. “Caso queira consumir essas duas bebidas, limite-se a meia taça de cada” – sugere Juliana.


Arroz 
A melhor opção é o de tipo integral. Ou, então, o preto. A nutricionista lembra que acrescentar vegetais cozidos e picados deixa o prato mais nutritivo, saboroso e até bonito.


Molhos e Temperos
Melhor se feitos à base de iogurte desnatado ou maioneses de soja. Temperos naturais e com ervas devem ser preferidos no lugar de condimentos prontos, ricos em sódio e gorduras.


Frituras
Convém evitá-las ao máximo. Dê preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos. Dentro desse espírito, a nutricionista Juliana desenvolveu uma receita especial para um Natal saudável: a Rabanada de Forno.

Receita Especial

Rabanada de Forno

Ingredientes

1 lata de leite condensado de soja ???
1 lata de leite desnatado (usar a medida da lata de leite condensado)
3 ovos
6 unidades de pão francês integral
Adoçante em pó a gosto
Canela a gosto

Modo de Preparo

Corte os pães em rodelas grossas e disponha-os em uma assadeira grande untada com um fio de óleo. Bata no liquidificador o leite condensado de soja, o leite desnatado e os ovos. Jogue essa mistura sobre as fatias de pães e deixe cerca de 20 minutos em espera, para amolecer os pães. Leve ao forno até ficar dourado. Misture o adoçante com a canela e salpique sobre as rodelas de pão já douradas.

Observação: Cuidado para não deixar os pães torrados. Eles devem ficar amolecidos na parte interna.
Rendimento: 12 porções


FONTE: ADJ Dezembro 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário