domingo, 20 de dezembro de 2009

Para festejar, basta programar



*Entrevista com a nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso


Pode ser que você seja daqueles que considera que há apenas duas escolhas no mês de dezembro: sucumbir às múltiplas tentações das festas e ganhar uns quilinhos ou fugir de todas elas e manter a silhueta em ordem. Seja qual for a sua escolha, é bom saber que existe uma terceira trilha. É possível frequentar as festas, coquetéis, confraternizações e chegar a janeiro com o peso - e a glicemia - ainda sob controle.

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), garante que, planejando com antecedência, é permitido aproveitar o que o fim de ano tem de bom sem prejuízos. "Dependendo do evento a que a pessoa vá, é recomendável fazer um lanchinho antes", diz Mariana.

Se o evento em questão acontecer logo após o trabalho, o melhor é esquecer o lanchinho, porque optar pelos dois representaria um aporte muito grande de calorias. Assim, um coquetel no final do dia pode ser encarado como o lanche da tarde. Sem exagerar, é permitido consumir alguns canapés, por exemplo, de preferência aqueles mais "magros", e até uma taça de bebida alcoólica, após a ingestão de algum alimento. Ao chegar em casa, o melhor é optar por um jantar leve, com verduras e legumes e pouca gordura.

Se o coquetel for marcado para um horário um pouco mais tarde, o negócio é se prevenir, tomando uma sopa leve antes de sair. No caso de um jantar de comemoração, a opção pelo lanche da tarde deve ser mantida e a escolha deve recair sobre uma fruta.

"Nos jantares, que costumam ter pratos calóricos, a receita é equilibrar evitando consumir tira-gostos e entrada, bebendo água no lugar de suco de frutas ou, se houver consumo de bebida alcoólica, dispensar a sobremesa", ensina a especialista.

Mariana ensina ainda que nos dias em que não houver comemorações, o melhor é manter uma alimentação saudável e equilibrada e cortar durante todo o mês o consumo de frituras, doces, massas, achocolatados e pães. "Uma forma garantida de conseguir isso é não comprar durante o mês esse tipo de produtos para levar para casa", diz a nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário