domingo, 20 de dezembro de 2009

Festas de Fim de Ano: Alegria de Sobra e Moderação à Mesa para Controlar o Diabetes


Entre o Natal e o Ano Novo, como compartilhar à mesa recheada de alegria e confraternização sem brigar com o controle glicêmico?
Depois de conversar com a nutricionista Ana Flôr Picolo, a ADJ preparou um pequeno guia sobre alimentos, entre pratos, sobremesas e acompanhamentos, divididos em três categorias: os que devem ser consumidos com moderação; aqueles a serem ingeridos com muita moderação; e os liberados – sempre dentro da contagem de carboidratos.


Moderação no Lugar de Proibição
“Hoje em dia não se trabalha mais com a proibição”, informou a nutricionista, membro da equipe de educação da ADJ e integrante do núcleo de apoio do programa Saúde da Família.
Existem, porém alguns pratos, reunindo gordura e açúcar em altas doses, que exigem atenção redobrada por quem tem diabetes. Isso quer dizer que optar pela rabanada significa consumir cerca de 300 calorias - abrindo mão de algum outro item que poderia oferecer mais nutrientes.
O importante é não esquecer a contagem de carboidratos. Por isso, moderação, em vez de proibição, deve ser a palavra-chave para curtir todas as festas e ceias sem deixar de manter o diabetes sob controle.


Veja uma seleção dos pratos típicos da época:


Com Muita Moderação


Rabanadas: Opção das mais calóricas. Consumir uma fatia significa abrir mão de alguma porção de algo mais nutritivo como arroz.


Farofa com bacon: As que levam ingredientes pesados, como lingüiça calabresa carregam grande quantidade de carboidratos. Prefira as mais leves.


Carne de porco: Pede muita atenção devido à gordura maior em relação às carnes brancas.


Bebidas Alcoólicas: As mais desaconselhadas são as batidas que levam leite condensado e a caipirinha que leva açúcar adicional. O problema da cerveja é que um copo costuma levar a outro. Uma taça de vinho ouchampanhe continua sendo a escolha mais segura. 


Salada de Maionese: Pior se for acompanhada de arroz.


Sobremesas mais pesadas como pavê de bolachas exigem atenção redobrada.



Com Moderação


Panetone: Não deve ser consumido como sobremesa. Nem durante a ceia. Uma fatia no café da manhã ou no lanche da tarde – substituindo o pão ou a bolacha – é o ideal.


Frutas cristalizadas como damascos e figos: consumo moderado, dentro da contagem de carboidratos. 


Frutas secas como nozespistache e castanhas pedem a mesma moderação.



Liberados


Frutas: Podem ser consumidas tranqüilamente, sempre sem exageros. Se você projetar seus pedidos para 2009 nas uvas, procure não passar de um cacho.


Lentilhas: Prato típico das ceias na virada do ano, contêm poucas calorias, nenhuma gordura e muitos nutrientes. Também são ricas emfibras.


Saladas de folhas: Frescas e pouco calóricas, são exemplos de pratos leves, ideais para o verão.


Chester e peru: Dê preferência às carnes magras como essas.


Água: “Beber muita água ajuda a controlar a glicose” - lembra a nutricionista Ana Picolo.



FONTE: ADJ Dez 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário