quarta-feira, 28 de abril de 2010

Por que a Hemoglobina Glicada (A1C) é tão importante?


A hemoglobina glicada, ou A1C, é um dos seis exames que as pessoas com diabetes precisam fazer regularmente. Alguém sem diabetes teria um A1C entre 4 e 6 por cento, enquanto a meta para a maioria das pessoas com diabetes é uma A1C inferior a 7 por cento.

“Quanto mais alta a sua A1C, maior o risco de desenvolver complicações a longo prazo, tais como infarto, derrame, doença renal, neuropatia e os problemas de circulação”, diz Martin Abrahamson, MD, Diretor Médico do Contro de Diabetes Joslin.
Mantenha sua glicemia o mais dentro possível dos níveis alvo (determinados pelo seu médico), e corrija as variações glicêmicas. Nunca e esqueça da importância da auto-monitorização frequente da glicemia, de tomar sua mediação (insulinas, comprimidos, ou ambos), de se alimentar de forma saudavel e praticar exerc´cicios físicos para além de manter o controle da glicemia, manter-se saudável.
“A A1C é uma leitura mais sofisticado feito por laboratórios e reflete a média da glicose ao longo dos últimos dois a três meses”, explica Andrea Penney, RN, CDE, na Joslin Diabetes Center.
Penny explica que a A1C mede a glicose que se adere às moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Quanto maior os níveis de glicose no sangue, a glicose se apega mais à hemoglobina e, portanto, maior a A1C. Os glóbulos vermelhos, ou hemácias, duram 120 dias. Por isso, medir o percentual de moléculas de hemoglobina que têm glicose associada, ajuda-nos a saber a quantidade extra de glicose que esteve na corrente sanguínea durante os últimos meses.
A A1C deve ser dosada a cada três a seis meses. Não requer jejum e pode ser feita a qualquer hora do dia. Uma leitura menos de 7 por cento é a meta de campo. Quanto mais perto você chegar, melhor você vai se sentir.
Fonte: www.joslin.org/info/all_about_a1c.html
Traduzido e adaptado por Mark Barone

Nenhum comentário:

Postar um comentário