quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diabetes em mulher influencia a vida sexual?

São vários os fatores que parecem influenciar na sexualidade da mulher diabética. Muitos estudos demonstram claramente esta associação no homem, desde a alteração da libido até a disfunção erétil. Nas mulheres, a disfunção sexual ocasionada pelo diabetes não está totalmente esclarecida; alguns estudos relacionam também a doença com alterações do desejo sexual e excitação.


Podemos citar a interferência biológica do diabetes relacionada à idade, estado de saúde geral, presença de algumas doenças associadas, como vulvo vaginite por cândida, e alterações importantes dos níveis de açúcar no sangue, que interferem negativamente na sexualidade, levando a quadros dolorosos, mal-estar e fadiga.

Os fatores psicológicos têm ligação principalmente com o humor, auto-estima e ansiedade em relação à doença. Muitas mulheres sentem-se ansiosas no que diz respeito à contracepção segura e eficaz, às vezes por receio próprio ou mesmo do médico não fazem uso de métodos contraceptivos seguros e confortáveis, vivendo sob constante medo de uma gravidez, e até mesmo modificando toda sua forma de relacionar-se sexualmente.

O uso de diversos fármacos, em geral, como aqueles utilizados para o tratamento arterial, e algumas outras doenças associadas ao diabetes também podem influenciar negativamente na sexualidade.

Para ter uma vida saudável, o diabético deve manter os níveis glicêmicos controlados, pois quanto mais próximo do normal a glicose se mantiver ao longo da vida, mais o diabético estará adiando as complicações.

É muito importante uma vida salutar, atividade física compatível com sua condição e ao mesmo tempo que lhe traga prazer. Deve-se evitar, a todo custo, uma vida sedentária.

Devemos tratar as complicações relacionadas ao diabetes, como as já mencionadas anteriormente, proporcionando uma melhor condição de saúde. É importante ter em mente o reconhecimento da doença, a estabilidade emocional, e procurar atender a seus desejos perante os limites impostos pela realidade da vida, a que estão sujeitos todos os seres humanos.

Por fim, cito Freud, o pai da psicanálise, quando descreve os limites da vida: ''A fragilidade do corpo, as forças dominantes do mundo externo e a inadequação de seus relacionamentos são as principais causas de infelicidade e dor para todo ser humano''. Portanto, o diabético deve procurar se adaptar às condições que a doença muitas vezes lhe impõe.

Mitos e Verdades

- Mito: o diabético sempre terá restrições em sua vida sexual

- Verdade: o bom controle físico e emocional propiciará ao diabético uma vida saudável e normal


Marcelo Mendonça, ginecologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário