segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Crianças com diabetes - Afinal, qual a melhor idade para iniciar a autoaplicação?




Este assunto é questionável e, na verdade, não podemos dizer que há idade correta ou incorreta para transferir esta responsabilidade à criança. O que podemos afirmar com certeza, é que os pais e familiares devem estimular a criança a participar, ativamente, do tratamento e cuidados com relação ao diabetes. Isto significa que crianças, à partir dos 3 anos de idade, já podem ser envolvidas no tratamento, seja ajudando a separar os materiais necessários, ou escolhendo a região para a aplicação, ou realizando a limpeza do frasco de insulina, ou mesmo homogeneizando a insulina de aspecto leitoso (NPH).


Apesar de alguns estudos demonstrarem que a criança expressa interesse em iniciar a autoaplicação de insulina por volta dos 10 anos de idade, que é quando ela tem maior necessidade de independência e já tem condições de assumir tarefas diárias, é preciso levar em conta alguns outros fatores muito importantes como abaixo:

- interesse da criança;

- conhecimento sobre a importância e a ação da insulina;

- conhecimento sobre os sinais e os sintomas de hipoglicemia;

- conhecimentos sobre monitorização da glicemia;

- conhecimento numérico para entender a escala de graduação da seringa e registrar corretamente a dose de insulina;

- habilidade e segurança para manusear a seringa/caneta de insulina;

- conhecimento sobre os locais recomendados para autoaplicação;

- disponibilidade, incentivo e apoio familiar.

Vale lembrar que tudo o que envolve o tratamento do diabetes e, principalmente, a aplicação de insulina deve ser supervisionado por um responsável.

A independência total com relação às aplicações ocorrerá na medida em que as habilidades e conhecimentos mencionados forem alcançados e até que isso ocorra, é essencial o trabalho em conjunto, ou seja, toda a família comprometida e buscando sucesso no tratamento.

2 comentários:

  1. Aqui a Vittoria se aplica na perna ou no braço, mas os cálculos sou eu quem faço. Já dou a caneta pronta, só pra aplicação mesmo!

    Isso aconteceu há pouco tempo, quando a mão dela cresceu um pouco e ficou mais fácil fazer isso. E perdeu o medo de introduzir a agulha em si própria.

    ResponderExcluir
  2. Júlia já monta o glicosímetro só e tira a glicemia... Mas ainda vai demorar um pouco para começar a se aplicar... Ela ainda é muito pequena... Apesar de que essas crianças de hj em dia aprendem mais rápido do que muitos adultos...rsrsrsrsrsrsrs... Vamos esperar e ver no que dá....

    ResponderExcluir