terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fisioterapia Respiratória

Julia hoje foi na médica pois estava com um ronco na respiração e tossindo toda hora.  Ela achou por bem solicitar fisioterapia respiratória... Já tinha ouvido falar nisso e soube que é muito bom e que num instante resolve o problema de secreção. Marquei para hoje de tarde a primeira sessão... vamos ver como Júlia vai reagir e quando que vai acabar essa novela dessa gripezinha violenta!!!!!
Pesquisei um pouco sobre essa fisioterapia e resolvi compartilhar com vcs....
Beijos em todos!!!!!

A fisioterapia respiratória auxilia na respiração de pessoas que estão com problemas e ela visa à correção da dinâmica diafragmática onde ela se encontra alterada na maioria dos pacientes, pois a respiração correta é fundamental para obem estar e a qualidade de vida, saiba que o diafragma é o principal músculo da respiração.
A respiração tem como principal função levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico, o diafragma quando está funcionando normalmente ele se contrai e acaba promovendo uma leve projeção do abdome para frente e com isso ocorre a expansão dos pulmões, pois a musculatura do tórax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição do ar em todas as áreas do pulmão, quando a pessoa expira acontece o relaxamento do diafragma e o retorno dos pulmões na posição inicial através de uma leve contração do abdômen.
O fisioterapeuta utiliza um método para reeducar a respiração e também o corpo ao mesmo tempo e com isso promove uma reestrutura geral, pois o trabalho é realizado através de posturas estáticas de relaxamento e alongamento de todos osmúsculos do corpo de forma progressiva e leve, saiba que com o tempo se inicia um processo de automatização e com isso o corpo vai assumindo uma postura correta.
As crianças que respiram pela boca podem sofrer com deformidades de tórax e também alterações da coluna vertebral, pois essa respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e com isso a instalação de um vício respiratório que pode causar distúrbios gerais de aprendizado, crescimento e da fala, a criança acaba tendo diminuição na qualidade de vida, o fisioterapeuta é muito importante para auxiliar no tratamento, saiba que mente e corpo caminham juntos.
O fisioterapeuta utiliza técnicas de relaxamento e alongamento dos músculos, englobando técnicas de desobstrução brônquica e também das vias aéreas superiores, reeducação diafragmática, correção da postura global e reeducação funcional respiratória e correção das deformidades do tórax, o fisioterapeuta tem a função de orientar a técnica correta de uma nebulização correta como o uso de espaçadores, bombinhas, principalmente para a pessoa asmática, controlando sua doença.
É muito importante que seja realizada uma avaliação rigorosa e traçar um programa individualizado para cada pessoa e com aproximadamente dez sessões é observado uma grande melhora na qualidade de vida de todos os pacientes, principalmente das crianças que sofrem muito com a dificuldade que sentem com a respiração e necessitam dos fisioterapeutas para cuidar delas com carinho e atenção.

Um comentário:

  1. A Jujuba vai melhorar de certeza, sei bem o que estou a dizer, também sou Terapeuta.
    Bjs grandes

    ResponderExcluir