domingo, 10 de outubro de 2010

Perrengue do fim de semana

Este fim de semana foi punk!!!! 

Desde segunda feira passada que Julia estava com febre e corizando... Na terça levamos ao pediatra que detectou um inicio de sinusite, e, como de costume, sabendo do histórico dela com antibióticos, tentou primeiro o antiflamatório. Mas não resolveu... Ai na sexta teve mesmo que entrar no antibiótico... Mas foi só o antibiótico entrar “no bucho”, e passar a primeira hora, que ela começou logo a vomitar... Como sempre!!! Mas como sabíamos que isso ia acontecer , desta vez nos prevenimos e diminuímos em mais da metade a insulina basal (levemir) desde o inicio do dia... De uma dose diária de 13 unidades, demos só 5 unidades, garantindo assim, que mesmo com ela vomitando e sem comer praticamente nada, ela não tivesse hipoglicemia severa e precisasse ser internada. Passamos o dia ( e estamos até agora)controlando as glicemias com a ultra rápida (novorapid)... 

O grande problema então não era mais o controle da glicemia, mas sim, conseguir segurar o antibiótico na barriga para que ele fizesse efeito... Então cerca de uma hora antes do antibiótico estamos dando a ela um protetor estomacal, e um remedinho para vômito... E depois de muita paciência, finalmente isso resolveu... Ufa!!! Conseguimos fugir da internação!!! Nada como as experiências de outras vezes e outros perrengues, para nos ensinar como agir em situações como essas... A internação, apesar de mais fácil de resolver o problema, não é algo fácil para nós... 

Toda vez que precisamos interna-la é um problema!!! Chegamos na emergência sempre ás pressas, com ela hipoglicêmica e sem conseguir ingerir nem um sachê de mel sem vomitar... É sempre um deus nos acuda no hospital, pois na maioria das vezes não tem pediatras preparados para lidar com crianças diabéticas na idade da Júlia. Aí quem tem que ditar as regras somos nós pais, isso quando os “todo poderosos” dos médicos nos ouvem... Mas na sua maioria (salvo algumas exceções) se acham “sabidos” o suficiente para lidar com o caso e nem nos dão ouvidos... Não se tocam que ninguém melhor do que nós pais, que lidamos com isso 24 horas por dia, para conhecer o organismo de nossos filhos, e para saber os procedimentos que devem ser feito. 

É um procedimento muito simples... Achar uma veia e colocar um soro glicosado pingando rapidinho... Ir dosando a quantidade de soro que entra, dependendo dos testes glicêmicos capilares (feitos de preferência com nosso aparelho e não com os “accussauros” existentes nos hospitais) E só tirá-lo quando ela parar de vomitar e voltar a comer... É muito simples, mas parece ser bem difícil para os “doutores” de entender... Na maioria das vezes uma glicemia de 200 (que pra Julia é muito normal de acontecer) assusta-os profundamente... 

Na ultima internação de Julia, em fevereiro desse ano, Ela chegou ao hospital com 50 de glicemia e não conseguindo beber nem água de tanto vomitar... Tínhamos dado a dose usual de Levemir, portanto sem ingerir nada (não conseguíamos nem colocar na sua boca um sache de glicose ou mel) era hipo severa na certa!!! Entrou no soro glicosado e conseguimos que sua glicemia subisse para cerca de 200... A pediatra de plantão (não entendendo NADA de diabetes 1 e não querendo ouvir NADA do que falávamos) mandou suspender o soro glicosado por “risco de cetoacidose diabética” (parece brincadeira) e mandou colocar soro normal para manter a glicemia... Tentei avisar milhões de vezes que a glicemia iria cair novamente, mas a “toda poderosa” não ouviu... resultado... Uma hora depois mesmo contra a vontade das enfermeiras, tirei sua glicemia (escondido lógico) e estava em 30!!! Tomamos sozinhos todas as providencias iniciais, esfregando mel em sua bochecha pelo menos para subir um pouco antes de ela vomitar e as enfermeiras de tão assustadas nem providencia tomaram, meu marido que teve que entrar “porta a dentro” no consultório da médica de plantão e exigir uma providência. Ela, com medo depois da “merda” que tinha feito, mandou dar uma “bomba” de glicose na veia que depois passamos quase 20 dias para conseguir ajustá-la... Fora que ela terminou passando uma semana internada no hospital... E tudo por que a médica de plantão não “desceu do salto” nem para falar no telefone com a endócrino-pediatra (que mora no RJ) para receber as orientações de tratamento. 

Bom, mas é isso... Ainda vamos ter que passar por muitas situações como essa em nossa vida... Pois a equação é mais ou menos a seguinte: 

Vomito + ficar sem conseguir comer+ insulina basal no corpo= Hipoglicemia na certa! 

Pelo menos desta vez pulamos a fogueira... Agora é mais uns 10 dias para colocar suas glicemias novamente em ordem... Ai, ai!!!!! 


Um comentário:

  1. è assim mesmo, nós pais é que sabemos cuidar dos nossos filhotes, nós que vivemos a diabetes diariamente com eles rapidamente sabemos o que fazer. Nós temos tido sorte sempre que o nosso filhote vai parar ao hospital os médicos e enfermeiros tomam muita atençaõ a tudo o que dissemos.
    As melhoras da tua pequenota.
    Bjs grandes

    ResponderExcluir