domingo, 18 de setembro de 2011

Depoimento de uma ex-diabética - Por Marisa Bueno


Amigos, esse é o depoimento de uma figura queridissíma da Comunidade Diabetes Brasil - Diabética Tipo 2 (ou como ela mesmo diz - Ex diabética tipo 2) que fez q cirurgia Bariátrica.
Muito legal ler histórias e experiências diferentes!!!!

Antes da cirurgia Bariátrica
Estava muito gorda, obesa, e precisava tomar uma decisão na minha vida. Ia fazer 44 anos, e procurei uma endocrinologista para um tratamento sério. Levei meus exames de sangue, todos muito bons, e quando a médica soube que eu tinha tido Diabetes gestacional, decidiu pedir uma curva glicêmica apesar da glicemia de jejum ter dado normal. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que eu era diabética. Fui medicada, encaminhada para uma nutricionista, era o início de uma nova vida. 
Uma das primeiras coisas que fiz foi procurar na internet informações sobre minha nova doença. Logo achei a Comunidade do Orkut – Diabetes Brasil, uma grande fonte de informação, consolo, amizade, companheirismo, que me ensinou muito. Uma doença silenciosa, perigosa, mas que com os cuidados certos poderia ter uma vida normal. Como acontece com muitos depois de uma longa dieta e considerável perda de peso, acabei me descuidando, e a obesidade aumentando. 
Minha glicemia nunca chegou a descontrolar, era sempre muito boa, mas claro que eu não ficava sem a medicação. Naquele momento, meu maior problema não era o controle glicêmico, mas lutar contra uma obesidade, que não só tinha propiciado que eu me tornasse diabética, como estava trazendo outros males para a minha saúde. Também sabia que mais cedo ou mais tarde, se continuasse naquele ritmo, meu maravilhoso controle glicêmico ia parar nas “cucuias”. 
Depois de muito relutar e achar que sozinha eu dava conta, decidi conhecer a cirurgia bariátrica. Uma amiga já operada me levou a uma palestra ministrada por um renomado médico de Brasília, ouvi sua explanação sobre os métodos, benefícios e conseqüências, e finalmente achei o tratamento que precisava. Uma das grandes vantagens além da perda de peso era a recuperação da minha saúde, entre elas, ficar livre do diabetes. 

Hoje em dia
Dia 22/09/2011 farei 3 meses de operada. Controle glicêmico normal, o mais estranho, posso comer açúcar. Não preciso me preocupar com carboidratos. Minha alimentação mudou muito, hoje tenho que me preocupar com o consumo adequado de proteínas e vitaminas e finalmente comecei à prática de exercícios – boxe. Ainda estou me adaptando à nova realidade, mas com uma expectativa positiva de uma vida melhor.


Marisa Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário