terça-feira, 6 de setembro de 2011

VICTOZA - Conheça o remédio para diabetes que é usado como emagrecedor



A edição da revista VEJA desta semana mostra como age o medicamento e conta sobre resultados
Criado para ajudar pessoas que sofrem de diabetes, o Victoza, remédio recém lançado pela industria farmacêutica, está também sendo usado por pessoas que não tem a doença como aliado na perda de peso. A edição da revista VEJA desta semana mostra como age o medicamento conta historia de pessoas que, enfrentaram os leves efeitos do medicamento e perderam até 12 quilos em apenas cinco meses.
Um destes personagens é Ana Paula Nogueira, 30 anos. Ela está há pelo menos 10 meses, ela já enfrentou mais de 20 dietas diferentes para que em seus 1,75 metros pesasse apenas 70 quilos. Porém em agosto, ela procurou mais uma vez seu endocrinologista, que lhe recomendou o liraglutida, vendido como Victoza. Ela faz parte do grupo de um terço dos usuários que consomem o medicamento mesmo sem ter diabetes. E deu certo. Em apenas 32 dias foram quatro quilos a menos.
Como explica VEJA, o medicamento é fabricado no laboratório Novo Nordisk, da Dinamarca, lançado nos EUA em 2010, e há três meses no Brasil. Mesmo sendo indicado para o diabetes tipo dois, ele vem maciçamente sendo usado para o emagrecimento. Até mesmo o laboratório que fabrica o Victoza já busca o reconhecimento do medicamento como emagrecedor. Ele é aplicado diariamente com uma injeção por meio de agulha de 6 milímetros.
A pedido de VEJA, o médico endocrinologista Antônio Carlos de Nascimento fez simulações em laboratório e os resultados comparando o consumo médio de gordura dos brasileiros com a taxa de queima do liraglutida e chegou-se ao resultado de menos 10 quilos em média durante cinco meses. Em caso de associação com atividade física, os resultados, segundo Nascimento, podem chegar à redução de 12 quilos no mesmo período. Ainda segundo o especialista, nos laboratórios já são observados resultados bem mais animadores em pacientes, do que em casos onde são usados inibidores de apetite habituais, explica, podendo a perda de peso chegar a ser até 50% maior.
LIRAGLUTIDA ASSOCIADA À DIETA: PERDA DE ATÉ 12KG
A revista cita o estudo realizado pelo International Journal of Obesity que mostra que o medicamento não só não faz mal ao coração, como provoca baixas nos índices de pressão arterial. O estudo cita ainda que o liraglutida não afeta a atividade cerebral, apenas imita uma substancia já existente no organismo. Quantos aos efeitos colaterais, os pacientes só queixaram-se náuseas e dores de cabeça. Nada que assuste.
NO QUADRO, VEJA COMO AGE A LIRAGLUTIDA
Resultado da medicina moderna, como própria VEJA explica, o medicamento vem para solucionar um dos grandes problemas do homem no século XXI, emagrecer em enfrentar grandes efeitos colaterais, aumentando a sensação de saciedade causando o mínimo de danos. Ele também está aí para os 300 milhões de diabéticos, 14 milhões no Brasil, que do total, 80% pesam mais do que deviam. A verdadeira “bala de prata contra o excesso de peso”.

ANA PAULA NOGUEIRA 
– 30 anos – Perdeu 4 quilos em apenas um mês. Sempre se viu uma pessoa sedentária e elogia os efeitos mínimos do tratamento. Agora 76 quilos, que atingir o seu peso normal, de 70.
LUIZ HENRIQUE PIRES DE OLIVEIRA ALVES – 42 anos – Com 1,80 metro de altura, conta as calorias desde a infância. Tomou inibidores de apetite por quase uma década e chegou a usar balão gástrico. Conseguiu sair dos 116 quilos, e em dois meses perdeu 11. Agora, espera chegar à casa dos 90.
Fonte : Revista Veja

Algumas informações complementares sobre o Victoza :
O que é o Victoza?
Victoza é um medicamento lançado para o tratamento do Diabetes tipo 2 que em um recente estudo foi associado à redução de peso em pacientes obesos.

Como age o Victoza?
Victoza age por aumentar a produção de Insulina em seu corpo, acelerando a queima do açúcar no sangue. Victoza também ajuda a diminuir o apetite.

Qualquer pessoa pode tomar Victoza?
Victoza foi inicialmente desenvolvido para o tratamento do Diabetes tipo 2 e não há muitos estudos realizados em pacientes que não tenham Diabetes diagnosticado. Porém seu perfil de segurança tem se mostrado favorável.

Que cuidados se deve ter com Victoza?
Victoza é um medicamento injetável, sua administração é semelhante ao da Insulina, podendo ser feita auto-aplicação. Por ser um medicamento é importante orientar-se com seu médico e saber se está apto a tomar Victoza.

Quanto vou emagrecer se eu tomar Victoza?
Por aumentar a queima de açúcar no sangue, acelerar o metabolismo e diminuir o apetite, Victoza favorece o emagrecimento, porém os tratamentos vão variar em termos de resultados de acordo com cada organismo e dose ingerida do medicamento.

Qual a dose ideal de Victosa?
As doses podem variar de acordo com a necessidade e prescrição do médico. A dose mais utilizada é de 0,6mg diárias.

Por quanto tempo devo usar Victoza?
Essa é pergunta de difícil resposta, pois somente seu médico, após acompanhamento irá determinar o tempo de tratamento necessário no seu caso. Pacientes com Diabetes tipo 2 ou até mesmo do tipo 1 podem ter que fazer uso de victoza pelo resto da vida.

O Victoza tem contra-indicações?
Pacientes alérgicos, que tratam certos tipos de câncer, que tem problemas com alcoolismo, pancreatite, insuficiência renal ou hepática, estômago, cálculos biliares, etc.

Posso comprar Victoza sem receita médica?
Nenhum medicamento deve ser comprado sem receita médica, somente o médico está habilitado a avaliar a necessidade de um tratamento como o de Victoza, sendo o responsável pelo acompanhamento e monitoramento constante de sua saúde.

Posso tomar Victoza se eu estiver grávida?
Grávidas não podem utilizar Victoza.

Posso tomar Victoza se eu estiver amamentando?
Mulheres que estão amamentando não podem utilizar Victoza.

Qual o preço do medicamento Victoza?
Victoza é um medicamento caro, seu preço está cotado na faixa de R$ 390,00, tratamento para um mês.

Victoza é seguro?
Seu perfil de segurança tem sido considerado promissor, a maioria das pessoas que utilizam não sentem nenhuma reação e na maioria das vezes quando se tem reações, as mais frequentes são náuseas e vômitos.

E se eu for alérgica ao Victoza?
Fale com seu médico e suspenda o tratamento com Victoza imediatamente caso apareça vermelhidão em sua pele ou qualquer outra reação.

2 comentários:

  1. Olá Carolina, veja o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz sobre essa questão:
    Anvisa rebate matéria da Veja sobre o medicamento Victoza - http://bit.ly/qnGxzC

    ResponderExcluir