quarta-feira, 25 de abril de 2012

Diabetes e atividades físicas

foto

Tem três semana que voltei a fazer atividades físicas… É algo que está fazendo muito bem pra mim (mesmo sem exatamente “gostar” de fazer qualquer tipo de atividade física)…  Não só para a minha saúde (como tenho um certo sobrepeso e sou hipertensa é essencial para mim a prática diária de exercícios)mas também para a cabeça e para a alma… Estou tomando o momento da caminhada como meu momento de reflexão pessoal…. É uma horinha que passo pensando na vida, pensando nos planos futuros, que sonho acordada, que falo e canto (vou com o fone no ouvido com a música topada) sozinha, que acho solucões para os probleminhas do dia a dia, que aprecio a beleza da cidade onde moramos……. Espero ter perseverança!!!!!   Quero muito dar mais esse exemplo para minha pequena Jujubinha… Essa foi uma das partes boas que o diabetes trouxe para a nossa vida…. Desejo de uma vida mais saudável!

Aí estão algumas dicas sobre Diabetes e atividade física que tirei do site do Dr. Walter Minucci:

Diabetes e atividades físicas 

[Fonte: http://www.walterminicucci.com.br/diabetes-e-atividades-fisicas/]

O exercício físico tem efeito importante no controle do diabetes. De modo geral, nas pessoas com diabetes e glicemias abaixo de 300mg% o exercício diminui imediatamente a taxa de glicose e melhora o controle do diabetes a longo prazo.

Porém, em caso de hiperglicemia importante (maior que 300mg/dl) a atividade física pode aumentar a glicemia e deve ser evitada, principalmente nas pessoas com diabetes tipo 1.

Atenção

É importante que você tenha se alimentado até duas horas antes da atividade física (inclusive relação sexual). Faça exercício físico com freqüência. Tente fazê-lo sempre no mesmo horário, preferindo os aeróbicos (caminhada, natação, etc.).

Se você tiver problemas de sensibilidade de pernas e pés, use calçados especiais, confortáveis ou tênis.
Se tiver problemas graves de retina ou nos pés, nunca corra, nem faça exercícios violentos.Faça exercícios físicos constantemente (prefira os aeróbicos: andar, nadar) e sinta a diferença no controle da glicemia.

Se tiver hipoglicemia durante o exercício?

Pare a atividade física imediatamente e coma um alimento doce ou tome um líquido adoçado com açúcar. Por isso é importante comer alguma coisa antes da atividade física. Caso já tiver se alimentado antes do
exercício, não é necessário fazê-lo novamente.

Se a atividade física for muito longa, durando horas, coma um lanche leve (quatro a seis bolachas salgadas, uma fruta grande, ou um copo de leite ou um suco de frutas), no meio da sessão de exercícios.

2 comentários:

  1. Olá,
    realmente a atividade física é muito importante para a nossa saúde. principalmente para quem tem diabetes!
    Eu sempre fui desportista e recentemente fui diagnosticada com diabetes (há 1 ano). por isso criei o meu blog para partilhar experiências sobre diabetes e desporto - http://diabetesepicos.blogspot.pt/

    Beijos,
    maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Achei seu blog bem legal e vou colocar na minha lista de preferidos sobre diabetes, ok!?
      Atividade física é realmente fundamental para o bom controle do diabetes!!!!! Jujuba faz Balé e dança.... Não é muito fã, mas faz mesmo assim.... rsrsrsrsrsrsrs.....

      Excluir