segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cuidando de adolescentes com diabetes



Todo mundo sabe que ser adolescente não é nada fácil. Colocar o peso do auto-cuidado da diabetes nos ombros do adolescente não fará com que se torne mais fácil. Este é um momento importante para toda a família— seu adolescente está ávido pela independência, estando pronto para a faculdade ou para o mundo adulto. Mas eles ainda precisam da sua orientação e apoio.

É importante compreender que esta condição pode afetar a todos em qualquer idade. Ter diabetes significa que você e seu filho terão responsabilidades adicionais nos próximos anos, mas isso não pode e nem deve prejudicar a qualidade de vida do seu filho. Na verdade, a auto-disciplina acrescentada pode trabalhar em favor do seu filho.

Embora o diabetes possa ser controlado, é uma doença com danos imediatos potenciais e complicações a longo prazo. É importante que seu adolescente entenda que os passos positivos hoje podem ajudá-lo a fazer uma diferença significativa na sua saúde conforme ficar mais velho. Isso pode ser difícil para um adolescente entender— eles podem sentir como se estivessem vivendo com grandes limitações e não conseguem perceber o benefício.

Para garantir que seu filho adote a melhor prática de auto-cuidado possível, aproveite as oportunidades para dar conhecimento a toda a família. Incentive seu adolescente a se envolver com outras pessoas da sua idade portadoras de diabetes — e encontre um grupo de pais para você participar.

Conversando com seu filho adolescente

Esta é uma época especialmente sensível — a adolescência é uma montanha russa. Você não pode começar a supor o que eles estão pensando e não pode esperar que eles saibam o que passa na sua mente, então aproveita cada oportunidade para falar abertamente sobre o que está acontecendo na vida de vocês.

Este também é o momento para começar a falar com seu filho, ou filha, como um adulto. Você não pode mais dizer a eles o que fazer— você precisa negociar regras e envolvê-los nas decisões sobre o auto-cuidado.

Dicas para cuidar de adolescentes

-Escolha as palavras com cuidado. Não diga que as leituras do açúcar no sangue estão “boas” ou “más, em vez disso use “altas”, “baixas” e “normais”.
-Quando o nível do açúcar no sangue estiver alto, decida como resolver isso. Castigo não é adequado e pode levá-los a não dizer a verdade na próxima vez. Se o nível alto de açúcar no sangue for resultado de comida em excesso, elogie seu filho por estar sendo honesto e crie um plano para evitar o problema no futuro.
-Não fale somente sobre diabetes. Lembre-se de perguntar, “Como foi seu dia na escola?” ou “Como foi a educação física?” — não apenas “Como estava sua glicemia hoje?"
-Nunca deixe seu filho usar o diabetes como uma desculpa. Explique que se ele tentar usar o diabetes como um motivo para fingir, isso poderá facilmente ser usado como um motivo para evitar que ele faça as coisas que deseja fazer.
-Compartilhe suas preocupações sobre as complicações a longo prazo, mas não as use como táticas de intimidação. O tiro pode sair pela culatra— seu filho, ou filha, pode começar a acreditar que não há vantagens em cuidar do diabetes.
-Deixe seu filho conversar em particular com o médico. Eles não apenas conseguirão conversar mais abertamente sobre seus problemas, mas receber orientações diretamente do médico pode tirar um pouco da pressão sobre você.
-E o mais importante: limites consistentes e disciplina são essenciais para o seu adolescente. Às vezes os pais sentem pena do filho portador de diabetes e tentam compensar isso sendo tolerantes em outras áreas. A longo prazo, isso não ajudará— e realmente pode fazer com que seja difícil para o seu adolescente enfrentar o mundo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário