domingo, 22 de novembro de 2009

Diferenças entre Diet e Light



O consumo dos alimentos diet e light aumentaram progressivamente nos últimos anos. Desde o início de sua comercialização, os consumidores começaram a associar os produtos diet como sendo de baixo valor calórico, depois vieram os lights e a confusão se formou!


É importante esclarecer que os alimentos diets não estão associados a baixas calorias e sim à alimentos que estão isentos de um ou mais ingredientes da fórmula original ou que foram 100% trocados por outra substância. Estes produtos foram criados para atender pessoas que tenham restrição de algum tipo de substância, como os diabéticos pelo açúcar ou os hipertensos pelo sal. Portanto, lembre-se: Nem todos os alimentos diets apresentam redução na quantidade de calorias e, por isso, devem ser evitados por quem quer perder peso. Um caso clássico seria o chocolate diet, que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa ser um alimento de baixa caloria, é um produto que contém muito mais gordura, em função da retirada do açúcar e por vezes mais calóricos que os chocolates comuns.


Já os alimentos lights apresentam uma diminuição calórica de, no mínimo, 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. Este alimento não é necessariamente indicado para pessoas que apresentam alguma doença, nesse caso os diets seriam os mais indicados.

Moderação na hora de comprar diets e lights! 


Ao contrário do que se pensa e faz não se deve aumentar a quantidade consumida de alimentos diets e lights em função de serem menos calóricos ou terem um nutriente reduzido, pois o alimento perderá sua finalidade, podendo até engordar. Não esqueça que o abuso desses tipos de alimentos é o principal responsável pelo fracasso da maioria das dietas.

A melhor receita ainda é manter o equilíbrio e moderação com alimentos saudáveis e hábitos alimentares adequados!

Dicas na hora de consumir alimentos diets e lights! 


Ø Ler os rótulos, observar as calorias e a composição desses alimentos é importante. Como são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando a mais por um alimento que não precisa ser substituído;

Ø Para emagrecer, ingira os produtos lights na mesma quantidade dos produtos normais. Um grande erro é que as pessoas exageram no consumo e podem até engordar;

Ø Não consuma abusivamente os produtos lights que substituem o açúcar por adoçante, pois seu consumo exagerado pode trazer desconfortos gástricos;

Ø Ao consumir esses produtos, procure ler no rótulo qual ingrediente que está alterado em relação à sua fórmula original (ex.: chocolate = gordura, queijos = sal).

Mitos e verdades sobre alimentos diets e lights! 

-Diet é sem açúcar?


Ø Não necessariamente. O que caracteriza um produto diet não é a falta de açúcar, mas a retirada total de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura...).

-Light é sem gordura?

Ø Não necessariamente. Lights são classificados como sendo de baixa caloria ou algum nutriente (açúcar, gordura, sódio...), é reduzido pelo menos 25% quando comparado ao alimento normal.

-Light e diet são saudáveis?

Ø Sim, se forem usados em ocasiões especiais, mas não devem substituir a alimentação convencional, que inclui frutas e verduras, pois se tratam de produtos industrializados, por isso devem ser usados com moderação. Quando usados por pessoas conscientes, trazem mais saúde, pois possibilitam um maior controle sobre os nutrientes que a pessoa ingere.

-Light e diet emagrecem?

Ø Não necessariamente. Por serem menos calóricos do que alguns alimentos convencionais poderão fazer parte da dieta de quem quer perder peso, mas isso não acontece com todos eles. Não possuem nenhum “efeito emagrecedor”.

-Posso comer o quanto quiser?

Ø Não. Muitas pessoas acabam cometendo exageros achando que está tendo uma alimentação mais saudável. Quem age assim poderá estar consumindo ainda mais calorias.

-Gestantes podem comer?

Ø Sim. Não há nada que impeça grávidas e lactantes de consumir esses produtos. Apenas recomenda-se que a mulher que não está acostumada com adoçante não ingira a substância.

-Light e diet tem menos calorias?

Ø Depende. Se um produto for light por ter menor valor energético, será menos calórico. Por não conterem açúcar ou gordura, alguns produtos diet também terão menos calorias. Mas essa não é a regra: alguns são mais calóricos do que os originais. COMPARAR SEMPRE OS RÓTULOS!

-É totalmente sem açúcar?

Ø Não necessariamente. Mesmo que não tenham sido adicionados açúcares durante o preparo, os produtos diet “sem adição de açúcar”, podem conter açúcares em seus próprios ingredientes. Já quando aparece a mensagem “diet sem açúcar”, o alimento não terá açúcar nenhum.

-São bons para o coração?

Ø Depende. Nem todos os alimentos light e diet fazem bem aos cardíacos. Alguns deles têm muita gordura saturada, sal e gordura trans.

-Chocolate diet não engorda?

Ø Em geral, o chocolate sem adição de açúcar tem tantas ou mais calorias do que o original.

-Diet controla a diabetes?

Ø O diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos em geral, e não apenas do açúcar. Assim, produtos isentos de açúcar podem ter carboidratos provenientes de outras fontes.

-Light é melhor para a pressão?

Ø Para manter uma dieta favorável, o hipertenso deve analisar a quantidade de sal em todos os alimentos, e não apenas nos produtos diet ou light



Um comentário:

  1. muito legal essa explicação!
    muitas vezes nos confundimos mesmo!
    espero que todos leiam e aprendam a usar o diet e o ligth
    beijinhos

    ResponderExcluir