segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cuidando de crianças com diabetes



Um diagnóstico de diabetes não deve diminuir a qualidade de vida do seu filho. Você e seu filho terão responsabilidades adicionais nos próximos anos, mas a autodisciplina pode funcionar a favor do seu filho.

Como pai de uma criança ou bebê recém-diagnosticado como portador de diabetes, o diagnóstico do seu filho pode afetar você muito mais do que a própria criança. Afinal de contas, seu filho é totalmente dependente de você para todo tipo de cuidados, não apenas para os tratamentos de diabetes. Ao mesmo tempo em que seu filho começa a andar e falar, o diabetes será uma pequena parte do mundo dele. As crianças vivem o momento. O teste de açúcar no sangue ou a injeção que eram um transtorno esta manhã, foram esquecidos.

Para sua própria tranquilidade, bem como para a saúde do seu filho, aproveite toda oportunidade possível de aprender. Participe de grupos de apoio local, onde você pode saber que outras famílias que estão enfrentando exatamente os mesmos problemas diariamente. Cuide-se. O diabetes é uma responsabilidade diária, às vezes horária — se você não se cuidar, poderá ficar extenuado.

Conversando com seu filho

Só você sabe quantas informações fornecer a seu filho e quando ele está pronto para entender mais. Por enquanto, basta ele saber que tem muito açúcar no sangue e precisa de insulina para viver.

Também é uma boa idéia começar falando sobre diabetes e como você se sente. Mantenha o foco nos fatos sobre injeções e resultados do açúcar no sangue — mesmo os bebês ficam atentos à maneira como falamos as coisas, que pode revelar mais do que as palavras que usamos.

Dicas para cuidar de crianças pequenas
-Preste muita atenção no seu filho. Há coisas que ele/ela não entende muito bem
-Escolha as palavras com cuidado. Não diga que as leituras do açúcar no sangue estão “boas” ou “más”, em vez disso use “altas”, “baixas” e “normais”.
-Parabenize seu filho por ser corajoso quando chegar a hora de fazer o teste ou aplicar a injeção.
-Transforme os horários do teste e das injeções em um momento caloroso e afetuoso. O abraço depois de um teste de açúcar no sangue pode ser bem demorado.
-Deixe a criança participar escolhendo um dedo para fazer o teste ou esfregando o local após o teste.
-Faça regularmente um rodízio dos locais de aplicação da injeção. O ideal é não injetar no mesmo local mais que uma vez a cada 30 dias.
-Deixe tudo pronto antes do teste. Faça com que o processo seja rápido e calmo. Quanto menos você se chatear com isso, menos seu filho ficará chateado também.
-Fale com seu médico para criar um plano de alimentação, testes e medicação ideal para seu filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário