sexta-feira, 29 de abril de 2011

Piloto diabético ensina disciplina a crianças na garagem da Indy

BEM QUE EU GOSTARIA DE TER IDO COM A JUJUBA.... PENA QUE MORAMOS TÃO LONGE!!!!!


Piloto diabético ensina disciplina a crianças na garagem da Indy 

29/4/2011    
Diabético, Charlie Kimball exibe macacão para crianças que também sofrem a doença; piloto disputará o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula Indy pela .... Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Charlie Kimball recebeu crianças e deu aula de disciplina

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Primeiro diabético a correr pela Fórmula Indy, o americano Charlie Kimball teve um animado encontro com crianças que sofrem da mesma doença nesta sexta-feira. Na garagem montada para as equipes no pavilhão do Anhembi, ele explicou um pouco da profissão para os jovens fãs e respondeu a perguntas. "Como você faz a medição (do nível de glicose no sangue) durante a corrida?", foi a primeira delas. O piloto da Chip Ganassi, então, deu uma aula de disciplina.
Diabete é uma doença que causa disfunção metabólica, com aumento do nível de glicose no sangue. No caso da diabete tipo 1, o mesmo encontrado em Kimball, causa um déficit de insulina devido à destruição de células do pâncreas. Se o nível de açúcar sobe muito durante a prova, pode causar coma; se diminui em demasia, leva a uma convulsão. Em ambos os casos, a situação seria fatal para o piloto. Por isso, ele precisa ser disciplinado, tanto quanto as crianças que recebeu são no dia-a-dia.
Felipe, 11 anos, tem o mesmo tipo de diabete de Kimball e precisa de injeções de insulina várias vezes ao dia. Não por coincidência, a mesma marca da qual é cliente patrocina o piloto da Fórmula Indy, estampando seu logotipo no carro e no macacão. O americano tem a imagem de duas canetas usadas para aplicar o medicamento estampadas em destaque no capacete, que foi exibido junto ao macacão e as luvas para as crianças.
Para responder à primeira pergunta, Kimball mostrou um dispositivo preso ao braço esquerdo, responsável por monitorar o nível de glicose e enviar a informação para um visor, que pode ser acoplado ao volante. "Da mesma forma como monitoro o combustível e a velocidade, também faço a minha medição. Se estiver muito baixa, tomo suco de laranja por um tubo acoplado ao meu capacete", explicou, com tradução simultânea dos próprios pais das crianças.
Kimball descobriu que era diabético em 2007 e, por isso, precisou se afastar das pistas temporariamente. Felipe também é atleta: pratica judô, natação e basquete, mas às vezes se incomoda por ter que apresentar mais cuidados do que o restante das crianças. O maior deles é com a alimentação, extremamente controlada. "É importante ele ter contato com um piloto desses porque ele tem dependência da insulina. Isso mostra que você pode ter um bom controle se for disciplinado", explicou a mãe do garoto, Marta Blanco.
Charlie Kimball também é extremamente disciplinado. Precisa ser assim para poder competir, e conta com ajuda dos companheiros para isso. "Eu sinto o apoio dos outros pilotos, porque eles entendem que eu faço o meu trabalho bem e não deveria parar de fazê-lo por isso", afirmou o americano. Depois de distribuir autógrafos e posar para fotos, ele recebeu um presente das crianças, integrantes da Associação de Diabetes Juvenil: uma caixa com doces diet.
Kimball sorriu, pareceu gostar do agrado e agradeceu em português: "obrigado". "Meu capacete é vermelho em cima. Torçam por mim na corrida", disse para as crianças. Ele vai disputar a Indy São Paulo 300 neste domingo com possibilidade de se tornar o primeiro diabético a vencer na categoria, um feito de grandeza discutível para a maior parte das pessoas, mas de importância inigualável para crianças que a vida toda precisarão de disciplina para vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário