terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que diz a Anvisa sobre o medicamento Victoza

Recebi um comentário aqui no blog do pessoal do "blog da saúde" mostrando o que a Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz sobre essa questão do medicamento Victoza, rebatendo a matéria da revista Veja.
Não podia deixar de mostrar aqui!


O que diz a Anvisa sobre o medicamento Victoza 
A revista Veja, em sua última edição, publicou uma matéria de capa indicando que o medicamento Victoza (aprovado pela Anvisa para tratar diabetes tipo 2) seria eficaz para emagrecimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclareceu alguns pontos importantíssimos sobre essa questão.
O Victoza é um produto biológico, ou seja uma molécula de alta complexidade, de uso injetável, contendo a substância liraglutida, aprovado pela Anvisa para comercialização no Brasil em março de 2010.
Para o registro do produto na Anvisa, foram apresentados estudos clínicos que comprovaram eficácia e segurança do produto para uso específico como tratamento de diabetes tipo 2.
Portanto, a indicação de uso do medicamento aprovada pela Anvisa é como “adjuvante da dieta e atividade física para atingir o controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, para administração uma vez ao dia como monoterapia ou como tratamento combinado com um ou mais antidiabéticos orais (metformina, sulfoniluréias ou uma tiazollidinediona), quando o tratamento anterior não proporciona um controle glicêmico adequado”.
Nos estudos clínicos do registro e nos relatórios de segurança periódicos apresentados a Anvisa, foram relatados eventos adversos associados ao Victoza, sendo os mais frequentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarreia. Além destes eventos destacam-se outros riscos, tais como: pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.
A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. Não há, até o momento, solicitação na Anvisa por parte da empresa detentora do registro de extensão da indicação do produto para qualquer outra finalidade.
Não foram apresentados a Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade.
A Anvisa não reconhece a indicação do Victoza para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como antidiabético caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br/ultimas-noticias/2011/09/06/anvisa-rebate-materia-da-veja-sobre-o-medicamento-victoza/

Um comentário:

  1. Oi Carol!!!!! estu fazendo o uso do Victoza.Realmente ele baixa muito a glicose, e para quem não tem problema de diabetes, com certeza vai ter hipoglicemia.Graças a Deus; com ele, estu conseguindo controlar os níveis de açucar no sangue. Se eu conseguir emagrecer, melhor ainda.
    Obrigada pelas informações postadas. Muito esclarecedoras.
    Parabéns pela sua iniciativa de: amor, sensíbilidade e solidáriedade ao próximo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir