sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal do Pai da Jujuba!

O dia de hoje começou como gostaria que muitos outros tivessem começado ao longo do ano. Sem horário para levantar da cama, sem pressa para arrumar Jujuba para ir à Escola, sem correria para não chegar atrasado para minhas aulas na UFAL ...

Às 5h Jujuba acordou, fez um lanchinho comigo e veio dar mais um cochilo na minha cama. Abraçou Carolina e lá permaneceu tranquila até às 7:15h. Eu levantei antes, mas fiquei alguns minutos olhando o sono tranquilo das mulheres da minha vida... Agradeci a Deus por estarmos todos juntos, em casa, tranquilos.

Hoje Jujuba completa quatro anos de diagnóstico. Só quatro? Para mim parecem 40 anos...

O cotidiano após o descobrimento da doença tornou-se mais intenso: novas responsabilidades, muitas incertezas e pedras no caminho. 2011 foi um ano particularmente difícil. Conciliar meus compromissos pessoais, acadêmicos e profissionais com a dura rotina de Carolina e os cuidados com a Júlia não foi nada fácil. Modificamos o tratamento dela, ingressamos com uma demanda judicial para obtenção da bomba de insulina, passamos por um quadro de sinuvite transitória do quadril que nos deixou bem assustados, sem falar nas rotineiras gripes, alergias e machucados de qualquer criança.

Chegar ao dia 23 e olhar para minha filha estável, feliz e tranquila não tem preço. Não preciso pedir mais nada ao Papai Noel, pois ele me concedeu todos os presentes que eu queria ao longo do ano: ver minha filha crescendo e se desenvolvendo feliz, estar bem com minha esposa, fazer planos juntos e ter a chance de bons momentos com a família. Obrigado 2011. Se em 2012 puder olhar para trás e perceber que tive um ano de muito trabalho, mas que tudo transcorreu com saúde e paz já está ótimo.

Em quatro anos passei a compreender um pouco melhor a doença, amadureci enquanto pessoa, aprendi muito enquanto pai e marido. Em especial descobri que se mantivermos o foco na doença deixamos de verificar benefícios indiretos ao seu redor, em especial o tempo dedicado à família.

Há quatro anos estávamos tristes, apreensivos e sem nenhuma vontade de comemorar o natal. Buscávamos explicações, culpados, soluções imediatas... Nada como o tempo para nos fazer entender a magia da vida, com todas as suas idas e vindas, com seus obstáculos que nos fortalecem e preparam para o futuro.

Este ano o Natal será bem diferente. Estamos bem e trabalharemos para permanecer assim. Isso é o que realmente importa. Entre uma medição e outra, brincarei com a Jujuba e contaremos carboidratos. Brincaremos de pintar, de boliche, jogaremos videogame e daremos boas gargalhadas. Mamãe Carolina estará conosco, vai tirar fotos e entrar na brincadeira. Estar feliz, dividir e compartilhar com familiares e amigos queridos.

Obrigado Papai...do céu.
Feliz Natal a todos. 

5 comentários:

  1. Estou sem palavras e com muitas lágrimas nos olhos. Que orgulho, ter uma família linda como essa partilhando a vida junto com a minha família.
    Percebo que a rotina, as atitudes, os gestos e palavras como essas ditas do coração, só traduzem o verdadeiro sentido da vida, que vocês sabem como ninguém como compartilhar...
    Agradeço a Deus por entrarem nas mossas vidas pra sempre, é assim que os queremos.
    Que DEUS os abençoe!!!
    Kelly e Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Lindo Marcos...Sou fã de vcs...Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Marcos,
    que lindo o que escreveste! Tenho certeza que a Jujuba tem muito orgulho do papai e da mamãe que ela tem. Tenho 30 de convívio com o diabetes e posso te garantir que é possível ser muito feliz e saudável, apesar de alguns medos e inseguranças. Parabéns pela família linda que tens.

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu amigo Marcos. Grandiosidade é sinônimo desse gigante pai, marido, filho e amigo. Feliz por ser amigo desse magnifico ser humano! Felipe Lins

    ResponderExcluir