quarta-feira, 1 de setembro de 2010

10 Sinais do corpo que você não deve ignorar

Cada vez que algo vai mal no corpo, nosso corpo nos envia sinais. Aqui estão alguns dos sinais mais comuns do corpo e o que eles significam.

Sempre que houver algum problema em nosso corpo, ele nos envia sinais de alerta desde o início.

Se tomarmos medidas imediatas, podemos detectar ou prevenir muitas complicações de saúde.

Aqui listamos 10 sinais do corpo e qual a mensagem ele que quer nos transmitir de modo que você esteja bem preparado da próxima vez que você experimentá-los.


1. Febre


A sensação de queimação acompanhada por uma onda de calafrios e cansaço é vulgarmente conhecida como febre. Ela suga toda nossa energia e nos torna completamente indefeso. Mas é importante saber que a febre é uma parte importante da defesa do organismo contra infecções.

Febres realmente dão um palpite de que há algo errado com o corpo e, portanto, é uma luta para o corpo e não contra ele. A temperatura normal do corpo é 37ºC e qualquer coisa acima é denominada como a febre. Leve ou elevações de temperatura de curto prazo pode ser causada por infecções secundárias.

Algo entanto, se a temperatura é de 37,1º C ou mais , então procure que seja controlado por um médico imediatamente. Mesmo uma inflamação ou infecção pode provocar febre. No entanto, a febre pode ser muitas vezes para além do mecanismo de defesa do nosso corpo e poderia realmente ser um resultado de envenenamento, exposição a calor, lesão cerebral, doença do sistema endócrino ou câncer.


2. A dor abdominal


A sensação de cãibras no estômago , que muitas vezes algumas pessoas sofrem, realmente pode dar uma dica de outro problema de saúde. Geralmente a causa da dor pode ser identificada pelo tipo e localização da dor. Esta dor pode variar de ser nítida e de pontadas aborrecidas e irritantes . Pode ser apenas transitória, durando alguns minutos ou algumas horas e muito mais. No entanto, a intensidade da dor não reflete a gravidade da doença.

Normalmente, o sistema digestivo é o lugar onde a dor se origina. Algumas das causas são doenças graves, como a apendicite , obstrução intestinal ou obstrução constipação crônica, alergia alimentar e intoxicação, azia e indigestão, pedras nos rins, úlceras e infecções do trato urinário.


3. Soluços


Você começa um soluço quando o diafragma que ajuda a respiração suave fica irritado e resulta em contrações involuntárias do músculo do diafragma.

O diafragma geralmente fica perturbado quando você come com pressa ou come demais, quando o seu estômago ou garganta está inflamado, ou quando você está muito nervoso. 

Soluços principalmente duram apenas alguns minutos . Mas se ele fica prorrogando para o dia , então com certeza é uma preocupação. A maioria das pessoas não está ciente de que os soluços dão uma dica de doenças como asma, bronquite e doenças do intestino, rins e fígado.

Embora os soluços são geralmente benignos, podem ser um motivo de preocupação como pneumonias, por vezes, bem como ataques cardíacos são acompanhadas por soluços.


4. Dor de cabeça


Com nossa atual agenda agitada , dores de cabeça se tornaram uma ocorrência comum. A dor pode variar de leve a muito dolorosa, dependendo da causa . Sinusite, hipertensão , constipação, stress mental, acidez, insônia, fraqueza nervosa, anemia, deficiência de oxigênio no sangue contribuem para dores de cabeça.

Por um lado, dor de cabeça pode significar stress, tensão e enxaqueca. Por outro lado, isso pode ser relacionado com os problemas estruturais na cabeça que surgem devido a hemorragia cerebral, tumor, meningite e encefalite.


5. Edema


O edema é uma condição em que o inchaço ocorre devido ao acúmulo de líquido em excesso nos tecidos sob a pele. Razões para o desenvolvimento de edema incluem a inatividade física, os genes, a cirurgia, altitude, calor, queimaduras, gravidez, menstruação ou a utilização de certos medicamentos.

Também pode ser causada por uma série de doenças como lesões nos rins, insuficiência cardíaca, pulmonar crônica, doença hepática, doenças da tireóide, diabetes e alergias e, portanto, de nenhuma maneira deve ser ignorado.


6. Falta de ar


Nós geralmente sofremos de falta de ar depois de alguma atividade física extenuante, como subir escadas ou correr. Mas se isso ocorre mesmo em uma condição relaxada, então isso poderia representar um risco para a saúde.

Dificuldade respiratória de qualquer tipo é uma emergência potencialmente fatal. As razões incluem o exercício, esforço, obesidade, gravidez, ansiedade, tabagismo, depressão, local de alta altitude, e infecções respiratórias.

Algumas doenças associadas à falta de ar incluem a ansiedade, pulmão, músculos, doenças cardíacas e obstrução ao fluxo de ar .

7. Dor no peito

A dor no peito que julgar acidez pode ter implicações graves para a saúde . É uma pressão no peito que pode passar para outras partes do corpo. Embora possa haver muitas possíveis causas desta dor, no caso extremo, poderia até ser um ataque cardíaco.

Qualquer órgão ou tecido em sua caixa torácica pode ser a origem da dor , incluindo o coração, pulmão, esôfago, músculos, costelas, tendões e nervos. A melhor coisa a fazer é chamar um médico.


8. Dormência e formigamento


É uma sensação estranha que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. No entanto, é visto principalmente nas mãos, pés, braços ou pernas . Dormência abrange o sentimento inócuo de formigamento sensação de frio a uma condição que necessita de imediata atenção médica.

As causas incluem estar em uma posição sedentária por muito tempo, lesão de um nervo, a pressão sobre os nervos periféricos ou medula, ou a falta de suprimento sanguíneo para essa área.

Dormência ou formigamento podem ser os sinais precoces de doenças como diabetes, esclerose, enxaqueca, derrame e convulsões. Se houver fraqueza e paralisia que acompanha a dormência, é aconselhável ir para um check-up completo.


9. Vertigem 


O sentimento de tonteira que você experimenta quando de repente você se levantar de uma posição é denominado como vertigem. Você não precisa estar necessariamente em uma altura para experimentar esse sentimento.

Vertigem e tonturas não são os mesmos, embora sejam muitas vezes utilizados de forma intercambiável. Embora toda a vertigem é a tontura , nem toda a tontura é uma vertigem.

Vertigem não é uma doença, é apenas um sintoma de uma ampla gama de distúrbios, doenças e condições. Isso geralmente ocorre quando há um problema com os mecanismos de equilíbrio do ouvido médio, ou com o cérebro, ou com as conexões nervosas entre o cérebro e o ouvido médio.


10. Resfriado e gripe


A cabeça pesada, espirrando a cada dois minutos, assoar o nariz constantemente em execução e tosse ocasional ainda com o nariz escorrendo são todos os sintomas do resfriado comum, que se torna constrangedor em público mais do que qualquer outra coisa.

Verificou-se que mais de 200 tipos diferentes de vírus podem causar o resfriado . Alguns desses sintomas podem estar relacionados a infecções virais ou outros tipos graves de gripe.

Cuidado para a gripe não se agravar e tornar algo mais sério.


Por: Antonio Ventura - Biologia & Vida 


Fonte: Vidaesaude.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário