terça-feira, 21 de setembro de 2010

Acompanhamento Psicológico

Estava no Twitter antes de ontem e um dos links colocados pelo portal Diabetes foi a matéria que postei a pouco: "O diabetes no contexto familiar". Achei super interessante e separei para colocar aqui no blog assim que tivesse um tempinho. Aí me deparei com um post muito legal da minha amiga Nicole, do blog Minha filha diabética, refletindo exatamente sobre esse mesmo texto... E tudo isso me fez voltar a pensar numa coisa que sempre achei necessário, mas que também sempre termino adiando os planos toda vez em que penso nisso... A Terapia!!!

Sempre gostei de fazer terapia. Acho que é um modo forçado que você tem para refletir sobre você mesma e sobre sua vida, coisas que no tempo cada vez mais corrido que temos hoje, fica super difícil de fazermos... Eu fiz durante alguns anos a um tempo atrás antes até de casar, e após a descoberta do Diabetes em nossas vidas, voltei a fazer, e precisei lógico, de um acompanhamento mais intensificado e profundo... Fui acompanhada por um excelente psicoterapeuta, que me fez entender que eu podia ter desprendimento suficiente para enfrentar tudo o que fosse necessário sem sufocar minha filha de cuidados como também tinha que ter um pouquinho de egoísmo para viver a minha própria vida, se não nem vivia bem eu nem ela... Em resumo, me fez entender que tudo na vida, para ser saudável, tem que ter um ponto de equilíbrio.

Até o meio deste ano, achávamos Julia muito novinha para ter acompanhamento psicológico... Apesar de 3 anos de diabetes, ela tem apenas 4 anos de idade… Ela, pra falar a verdade, ate a pouco não tinha muita noção do que acontecia com ela, e apesar de todas as conversas e explicações, ela só sabia que “era assim e pronto”….
Mas de um tempo para cá ela está amadurecendo e começando a entender o porque de tudo… Vendo como as coisas funcionam… E portanto estamos começando a ver necessidade de um acompanhamento psicológico para que as coisas na cabecinha dela não desandem … E nada como um bom especialista para isso… 

Acho também que isso tem que ser algo em família... Não adianta ela estar bem resolvida se nós, como cuidadores e responsáveis, não estivermos, e vice-versa.

Já estou fazendo minhas pesquisas e me programando para começar a terapia da Júlia (ou a nossa) agora no começo do próximo ano… Acho realmente Essencial!!! E faz toda a diferença!!!!!!



3 comentários:

  1. OLÁ PARABÉNS PELO BLOG....ASSISTI SUA REPORTAGEM NO FIQUE ALERTA,PARABENS PELA SUA JUJUBA..RS EU TBEM TENHO UMA JUJUBA SO Q A MINHA É A JOANA,ELA NAO TEM DIABETES,MAS TEM COLESTEROL ALTO TEM Q SEMPRE TA NO CONTROLE..BJSSS PRA SUA FAMILIA..FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  2. O Arthur teve um acompanhamento com uma psicologa no inicio do tratamento, pois estava com muito medo de morrer, e qualquer dorzinha era um problema. Mais descobrimos nas consultas com todos os membros da familia que quem mais estava sofrendo era a irmã adolescente. Ela nao aceitava a doença e alem de agredir ele, falava que estava passando fome em casa. Depois de um ano, os dois tiveram alta, mais no final do ano passado o Arthur retornou, inicio da adolecencia dele, hora de chutar o balde !!!
    Acho muito necessario este acompanhamento, pois rebeldia e diabetes nao combinam muito bem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Carolina, gostaria de te agradecer por ter criado o blog, sou muito grata a ele. Minha filha tem 3 anos, uma Jujuba também... há 5 meses descobri a doença... é difícil lidar com ela...e sempre que me sinto fraca... ou triste, seu blog me dá forças para vencer mais um dia... obrigada. Que sua Júlia, assim como a minha sejam muito felizes, como toda criança deve ser... Grande abraço a todos. Cristiane (RS)

    ResponderExcluir