sábado, 30 de abril de 2011

Produtos lácteos com baixo teor de gordura não ajudam crianças a emagrecer


Optar por derivados do leite com pouca gordura não reduz IMC e circunferência abdominal, mas ajuda a diminuir os níveis de colesterol

Optar por latícios com baixo teor de gordura não emagrece as crianças, mas ajuda a reduzir os níveis de colesterol e o consumo total de gordura
Optar por latícios com baixo teor de gordura não emagrece as crianças, mas ajuda a reduzir os níveis de colesterol e o consumo total de gordura (Thinkstock)
Crianças que trocam produtos lácteos por similares com pouca gordura, como os leites desnatados, podem acabar não perdendo peso, segundo pesquisa publicada no periódico The American Journal of Clinical Nutrition. Isso acontece porque, apesar de começarem a consumir menos gorduras, elas acabam compensando a mudança com a escolha de outros alimentos altamente calóricos.
De acordo com cientistas da Organização de Pesquisa Científica e Industrial, da Austrália, responsáveis pelo levantamento, a troca na alimentação não foi suficiente para reduzir o peso, a medida da cintura ou mesmo o índice de massa corporal (IMC) dessas crianças, no período de até seis meses após a troca.
Mas, mesmo que não tenha ocorrido a perda de peso, os pesquisadores detectaram uma redução no consumo total de gordura saturada ingerida e nos níveis de colesterol. Essas reduções poderiam, em tese, significar menores riscos de problemas cardiovasculares, por exemplo.
Pesquisa - Para chegar aos resultados, foram analisados dados de 145 crianças que tinham entre quatro e treze anos. Os jovens foram divididos em dois grupos: aqueles que consumiam os produtos lácteos gordurosos e aqueles que ingeriam os com baixos níveis de gordura. Entre os últimos, foi registrado um menor consumo geral de gordura – 13,3%, comparados aos 16,6% do primeiro grupo. 

Um comentário:

  1. Hum, que legal!
    É o caso da Vi.
    Não precisa emagrecer, só diminuir o colesterol.
    Vamos ver se deu certo.
    Estamos com o molico, quero ver se os exames mudam.
    Se não mudar, aí tenho que procurar de onde mais tirar a gordura..

    ResponderExcluir