segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Hipoglicemia Severa - Post da Nicole

Como Julia tem Hipoglicemias assintomáticas (ver mais nesse post), ela nunca convulsionou, graças a Deus! Porém, sempre fiquei com essa duvida na cabeça: " E se acontecer?? O que eu faço??" e principalmente: "Quais as conseqüências pós crise???"

Sabia como acudir na emergência, lógico!! É enfiar glicose "goela abaixo", como sempre faço em casos de Hipo, principalmente esfregando mel em no interior de sua bochecha e embaixo de sua língua que são os locais de melhor absorção do corpo. E em um caso mais extremo, temos em nossa geladeira, um glucagon!!!! Mas nunca precisamos usar!!!

Então resolvi pedir ajuda a minha Amiga Nicole, mãe da Vivi, que fez uma resposta bem legal e essa sua resposta acabou se transformando em um post em seu blog Minha filha Diabética...

Aí está o post:

A Carolina, mãe da Jujuba me mandou uma mensagem com perguntas sobre Hipo, que a resposta que eu dei acabou virando esse post, e eu nem consegui responder direito porque nunca usei o GLUCAGON… E eu também tenho essas dúvidas. Alguém consegue respondê-las?
Nicole, deixa tirar uma duvida com vc…


Júlia nunca entrou em convulsão por Hipo (e espero que assim fique), mas me parece que sua filha já fez convulsão não foi???
Como vc reagiu na hora??? o que vc fez??? Usou glucagon??? E pós convulsão??? Quanto tempo demorou para voltar???? Precisou de ajuda médica??? A glicemia depois estourou??? Quanto tempo levou para a glicemia voltar à normalidade???
Um beijo!!!!! 

Minha resposta foi:
Olha só o perigo, Carol… eu não tenho o glucagon…


Nesses dois anos nunca consegui comprar e acabei usando o mel mesmo.
Na verdade, a Vi não chegou a ter a convulsão propriamente dita, ela desligou do planeta e tinha espasmos com gritos, parecem calafrios fortes.
A primeira, estava com 39, eu não imaginava que aquilo era uma hipo, todo mundo dizia que a pessoa ficava grogue, esquisita, mas minha filha gritava MUITO, espeneava, olho arregalado, e não me respondia, foi de manhã, no café da manhã..
Eu estava sozinha, sentei com ela no sofa, deixei ela bem sentadinha pra colocar o mel na boca e ela não engasgar. Meu coração tava saindo pela boca e eu achando que a menina ia morrer no meu colo. O maxilar tava travado aberto, então o mel escorria pra fora, tive que fechar a boca dela com a mão e deixar o mel lá até que ele fizesse efeito, e ela tendo os espasmos (tipo calafrio).
Nesse meio tempo, meu irmão que estava dormindo acordou com os berros e veio me xingar rsrsrs e viu o que tava rolando, foi coisa de 3, 4 minutos acho, e ele ligou o carro pra gente ir pro hospital porque eu nao sabia o que tava rolando, imaginava ser hipo, mas não sabia se ia demorar, o que ia acontecer, 1 minuto dentro do carro, ela apagada no meu colo, de repente, foi como ligar o botão de uma boneca, ela voltou, como se nada tivesse acontecido. Voltamos pra casa, nem fui pro hospital e liguei pro medico, que disse que é assim mesmo, e não adianta ir pro hospital, tem que tratar a hipo logo em casa e esperar passar. Quase morri.
Então eu não sei como é o uso do glucagon, ja ouvi sim que a glicemia estoura, que a pessoa passa o dia com gosto ruim na boca, meio esquisita.
A segunda vez que ela teve foi dormindo, eu voei do beliche pra baixo pq eu ja conheço o gritinho, ela tava de barriga pra baixo com a cabeça do travesseiro, quase sem respirar. Ai eu ja sabia o que era, o coração acelerado de novo, mas tem que resolver, não pode amarelar, foi o tempo de pegar o mel meu pai entrou no quarto (moro com meus pais), ele é medico, sentou na cama com ela no colo pra evitar se debater mto, mas tinha só os espasmos também, e segurou ela e eu fui colocando o mel de novo com cuidado pra ela nao engolir e engasgar, pq eles perdem a noção, não ouvem, não veem, não respondem, apagam praticamente, mas não é que apagam tipo desmaio, não, fica com o olho arregalado, gritando, mas inconsciente….(minha filha fica assim, com outros pode ser diferente)
Foi f***…
Isso tudo durou em média 5 minutos. Não da nem tempo de falar com médico, hospital, nada. E nem adianta, tem que acudir, se esperar muito é pior.
A gente fica mais de uma semana PODRE, um caco, brava com Deus, pensando na vida, na morte, considerando a posibilidade de um dia perder um filho, horrivel…. e é uma sensação que vira e mexe volta, toda vez que tem uma hipo pintando…
Espero que nunca aconteça com vocês. Na primeira ela ainda usava NPH, depois disso mudei de médico e passei a ir no Dr. Luis Eduardo, a segunda, foi logo que trocamos pra levemir e estavamos ajustando a dose, e ela tinha muita hiper no começo, nesse dia foi de 450 pra 70 em 30 minutos, e aí ela teve essa hipo com 70, na verdade eu só medi depois que ela voltou, porueq na hora o importante é fazer sair da hipo, não da tempo de medir….
Um beijo….

E agora, depois desse filme de terror que já assisti duas vezes, meus pais, e irmãos, também, como é que alguém aceita de boa ficar com ela pra eu passar a noite fora, ou viajar num final de semana? Como é que eu consigo deíxá-la sozinha com o pai por um final de semana, por exemplo. Será que se isso acontecer, as pessoas saberão o que fazer?

E algumas de nossas amigas ainda comentaram:

Debora - Oi Nicole,A respeito do Glucagen simplismente nao encontro para comprar…conversei com a medica a respeito, segundo ela realmente é dificil e caro, e o prazo de validade é muito curto, estou tentando uma outra alternativa (spray de glicose- estou lendo a respeito parece ser de absorção rapida , alguem ja usou??
Dani Yumi - É Nicole, a coisa é feia mesmo… A pessoa que vai socorrer tem que ter sangue frio, porque a coisa é muito rápida. Tem colocar açúcar pra dentro de qualquer maneira e o mais rápido que puder. Mas é difícil, pois como já relatado por vc, a hipo transforma a pessoa. Eu fico asim como a Vivi, não desmaio, mas fico muito estranha. Segundo meu marido, fico com os olhos arregalados, resisto a ingerir glicose, fico desnorteada, meu corpo fica todo suado, não falo coisa com coisa… Um verdadeiro horror. No começo ele brigava comigo por eu brigar pra não ingeir glicose nessa hora. Mas depois vimos que era assim mesmo, que é um sintoma da hipo… Agora ele nem tenta conversar comigo quando isso acontece, já vai logo abrindo a minha boca pra colocar coisa doce… Mas é sempre bom ter o glucagon sim pra essa horas desesperadoras… 
Sarah rubia - Só de imaginar a cena me dá arrepios, isso nunca aconteceu por aqui e espero que continue assim por muito tempo. Na farma delivery http://www.farmadelivery.com.br/ tem por um valor acessivel porém requer receita medica.
Eu particularmente não sei se sozinha conseguiria administrar pelo que vocês descrevem. Beijinhos
Nicole - Sarah… na hora a gente arruma força não sei de onde., As vezes acho qe Deus nos usa como intrumento mesmo pra agir. Pq depois que passa, a gente vira caco. Perna bamba, coração acelerado, choradeira… Tomara q não aconteça, mas se acontecer, tenho certeza q a primeira coisa q vc fará vai ser correr pra acudir!!!!

E eu ainda complementei: 

Nicole querida, obrigada pela resposta!!!!!
Fiquei realmente besta de Vivi ter hipoglicemias sintomáticas com 70!!! Isso para a Júlia é uma glicemia ótima!!!! Mas como vc deve ter medido pós crise, já devia ter subido não é???
Para ver como cada organismo é um organismo diferente….
Julia com 39 (como na primeira crise de Vivi) está brincando normalmente… Alias ela vira e mexe tem glicemias abaixo de 40… Morro de medo disso, pois apesar de ela não ter sintomas, nem convulsões, é perigoso da mesma forma… Ou até mais pois fica muito mais difícil de perceber…
Júlia já teve até “Low” que se não me engano é abaixo de 20… Quase enlouqueci!!! E o pior que ela não demonstrou sintoma nenhum!!!!
É fogo!!!!!!!
Temos o glucagon em casa para casos como este, porém, perdeu a validade no mês passado e não estamos achando nenhum com uma validade boa para comprarmos… Até achamos um em recife, mas a validade era para novembro….
Tenho a acrescentar uma coisa muito importante que uso sempre com Julia quando ela está abaixo de 40… Eu não coloco simplesmente o mel em sua boca… Eu Coloco o mel na boca de Julia e em meu dedo e esfrego rápido na parte interna de sua bochecha e principalmente embaixo da língua que são as áreas de melhor absorção do corpo… Assim a glicemia sobe bem mais rápido….
Um beijo e obrigada mais uma vez!


4 comentários:

  1. Deus nos dá, muita força mas temos momentos de fraqueza...os famiosos porquês ....Mas creio que ele não dá nenhum fardo que não possamos carregar, força pessoal. Ismara mãe de uma diabética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ismara, Papai do céu nós nos dá a cruz que podemos carregar...
      Estamos juntos nessa caminhada!
      Pode contar conosco!
      Manda seu e-mail para nós... Mande para o carolinalimaf@gmail.com
      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho diabetes também! Mas acho que nunca tive uma hipo dessas, graças a Deus! Quando eu era pequena eu tinha vergonha de chamar atenção com a hipo então só falava que tava com fome ou com preguiça de levantar, só minha mãe que decifrava mesmo porque às vezes eu nem falava nada, só ficava molenga. Mas teve várias vezes que depois de brincar muito tempo eu tava com a glicemia 35 e se não fosse porque a brincadeira tinha acabado eu não saberia. Duas vezes deu 28 e eu também não tava me sentindo muito mal, eu só senti depois de fazer o teste. E quando eu desmaiei, que não foi desmaiar de verdade - eu mastigava e falava mas não lembrei de nada depois - a gente não mediu, mas minha mãe também ficou desesperada, me deu água com açúcar, açúcar na gengiva, bolo, e eu ia engolindo tudo, e depois ela nem foi trabalhar, ficou em casa comigo. Isso porque eu já tinha uns 11 anos.

    ResponderExcluir