quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Hipoglicemia assintomática

Uma de nossas grandes preocupações no quadro de Diabetes da Júlia é o fato de ela não apresentar sintomas quando está com hipoglicemia. 

Isso sempre foi um grande problema em nossas vidas e em nossa paz... 

Por várias vezes ela estava com a glicemia na casa dos 30-40 e continuava correndo, brincando e rindo como se nada estivesse acontecendo. 

Se prestarmos muita atenção, realmente se percebe um suor intenso e uma certa impaciência, mas nada que “qualquer pessoa” identifique com facilidade. Até os mais acostumados, que estão com ela no dia a dia se passam às vezes... 

Por causa disso, temos sempre que ficar monitorando a sua glicemia com o glicosímetro, e acabamos “furando o seu dedo” um pouco mais do que o esperado (ou necessário). Normalmente monitoramos cerca de 4 a 5 vezes ao dia , mas tem dia que chegamos a 7 ou 8... É aquela história: às vezes é melhor prevenir do que remediar... 
Sachês de mel

Sempre temos a mão o nosso ítem emergência: sachês de mel de abelha... Em todo canto de nosso dia a dia tem um sachêzinho de mel... Em todos os cômodos da casa, nos carros, nas casas dos avós, casa de praia, escola, dentro das bolsas, e principalmente dentro da inseparável bolsinha das insulinas (vou fazer um post depois só sobre ela) que vai com Julia para onde quer que ela vá...

No caso de hipoglicemias mais brandas, ou seja entre 50 e 60, não costumamos usar o mel... Damos apenas uma comidinha e tudo se resolve... 

Glucagon Injetável
Temos também em casa para uma emergência ainda maior, como o caso de perda de consciência e desmaio, uma ampola de Glucagon. O kit contem uma seringa com água destilada e uma ampola de glucagon em pó, que misturamos e injetamos da mesma forma que fazemos com a insulina. Sempre que viajamos, principalmente para lugar de difícil acesso como fazendas, casas de praia e etc., levamos este kit junto... Espero de todo coração que nunca precisemos usa-lo!!!! 

De um tempo para cá as coisas tem mudado um pouco... Acho que porque ela está crescendo e as coisas vão ficando “mais claras” para o organismo, ela começou a identificar a hipoglicemia (abaixo de 40-45) com a expressão “estou cansada”, aliada a um estado geral de irritação, teimosia ou choro sem motivo...  Hoje quando ela me diz: "Mainha, estou cansada!" meus cabelos já se arrepiam!!! É hipo na certa!!!!


Espero que com o tempo as coisas fiquem mais fáceis, pois os sustos que já levamos por causa da ausência dos sintomas da hipoglicemia, não tem coração de pai e mãe que aguente por muito tempo. E olhe que quase todo dia se tem uma!!!!!
Beijos em todos


17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, td bem? Hipoglicemia é sempre um terror aqui em casa... e olha que nem sou criança, rsrs... É bom mesmo a Jujuba já ir prestando atenção aos sintomas, pra ela já ir se acostumando a fazer o necessário. Hipoglicemia é uma coisa muito perigosa para nós que somos diabéticos e fazemos uso de insulina. Meu marido, às vezes olha pra mim e já fala tá hipo! Ou então pega na minha mão e sente ela úmida de suor, ou qdo fico com os olhos meio esquisitos...Quem convive já sabe como identificar...é até engraçado às vezes... Bjinos. Dani

    ResponderExcluir
  3. Aqui acontece a mesma coisa!

    É engraçado mas ela percebe mais a hipo quando está entre 50 e 60 do que quando está entre 30 - 40 !!

    Com o tempo, e com a minha insistência em fazê-la perceber sempre o que estava sentindo quando o número estava baixo, ela acabou se eprcebendo mais. Claro, algumas vezes ainda passam batido e a gente só percebe mesmo no susto!!!

    Hoje ela diz: "Mãe, acho que me número tá baixo, mede" - Medimos e está!!

    A Vi já teve duas hipoglicemias severas com perda de consciência e tremores típicos de início de convulsão.... a pior coisa que uma mãe pode presenciar na vida de um filho.

    A Julia já teve alguma dessas??

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ola Carol, sou a Debora mae da Luana de 2anos e 7 meses e diabetica a 10 meses, as hipos da Luana as vezes sao sem sintomas esta super ativa e quando medimos esta na casa dos 40/50. Mas o que me deixou super preocupada foi que a 2 meses por volta das 3:00hs da manha estava com 29, este dia levamos um grande susto quase convulsinou mas conseguimos contornar a situação... por este motivo sempre meço de madrugada tem dia que ate 02 vezes.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. O Igor só teve uma hipo severa, dentro do hospital, 34, não deu inicio a convulsão mas chorava muito porque não estava enchergando direito, neste pouco mais de um ano o mais baixo foi 54, me assustou o fato dele estar lendo e de repente dormir.
    Ele também não paresenta sintomas e se apresenta não consegue reconhecer, eu sempre sugiro que ele feche os olhos e sinta o corpo pra ver o que está diferente, hoje ele diz que sente os musculos da perna tremulos e é certeiro.
    Com o tempo tudo será mais facil.

    ResponderExcluir
  6. O meu filhote sente as hipos diz que fica muito fraco e com as pernas a tremer.
    Já teve uma hipo severa com convulsão, foi horrivel, foi numa noite de madrugada.
    Desde essa noite que lhe faço sempre o teste por volta das 3h e também há noites que faço mais do que uma vez.
    Tenho muito medo das hipos.
    Bjs e força para todas as mães

    ResponderExcluir
  7. Dani, aqui em casa nós (eu e o pai) também só de olhar para Julia já sabemos que ela está hipo!!!! É muito interessante como aprendemos a identificar... Ela acabou de fazer 4 anos e só está começando a identificar agora... Daqui a pouco vai ser muito mais fácil!!!! Pelo menos assim eu espero!!!!! Um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nicole, Também estou sempre insistindo para Julia identificar a hipo... Aliás, é extremamente importante que ela identifique... Mas acho que quando ela crescer um pouco mais vai ser mais fácil...
    Júlia ja teve várias hipos severas mas, nunca teve uma hipo com perda de consciência ou convulsões, apesar de ter tido uma de "LO" (que no nosso aparelho é abaixo de 20). Durante esses 3 anos ela já teve muuuuitas entre 25 e 35 e as abaixo de 60 ela tem praticamente todos os dias... Mas os médicos dizem que quanto mais vc aperta o controle, mais probabilidade de hipos se tem pois os numero se mantém cada vez mais baixos não é?!?!?!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Débora, Sua Luana se diagnosticou praticamente na mesma idade que a minha Júlia... É bem difícil quando elas são assim pequeninas não é?!?! Mas eleas crescem e as coisas vão ficando bem mais fáceis...
    Nós sempre medíamos de 3hs da manhã, mas depois de anos fazendo esta medição, chegamos a conclusão que o controle de 0:00hs para Júlia era muito mais eficiente. Precisamos medir e dar um copo de leite (que ela toma dormindo) pois o organismo dela não consegue ficar mais de 6 horas sem comida se não é hipo na certa!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sarah, que bom que seu filhote quase não tem hipos!!!! A minha tem muuuuitas e sempre!!!!!
    Mas o controle dela é bem rigoroso!!! Sua hemoglobina está em 7% e queremos baixar para 6,5% no proximo trimestre....
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Mafalda, também temos muuuito medo de hipos aqui!!!! E espero de todo coração que minha Júlia nunca tenha uma hipo com convulsão!!!! Mas é para casos como esses que temos em casa o glucagon... Pelo menos é uma segurança a mais!!!
    Por varias madrugadas também já medimos de uma a duas vezes... Hoje como ja conhecemos o organismo dela muito melhor que a 3 anos atras, ja estamos um pouco mais tranquilos quanto a madrugada.... Aliás, depois que ela passou a usar a Levemir em vez da Lantus, as hipos de madrugada desapareceram...
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Carol,
    O Igor teve a ultima hemoglobina Glicada de 6,9%, foi otimo saber que podemos controlar tão bem, mas os medicos (ele faz acompanhamento com 3 equipes diferentes) diminuiram a Lantus, Hipoglicemias afetam o desenvolvimento infantil, apesar dele não tem hipos severas, em alguns horarios ele sempre chega entre 70 e 60, não dá nem pra fazer o bolus.
    Diminuiu a Lantus, aumentaram os carboidratos e graças a Deus continuamos na mesma.
    Para Crianças entre 7,0% e 7,5% está otimo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sarah, Júlia é acompanhada por duas equipe, uma em Maceió e outra em São Paulo...Ela já esteve durante muito tempo entre 7 e 7,5%. Por conta disso e de ela reagir relativamente bem a insulinoterapia (apesar de ainda ter variações glicêmicas grandes)os médicos acharam que chegou a hora de apertar um pouco mais o controle, então passamos este mês a ter como meta 6,5%... As hipoglicemias só afetam o desenvolvimento se forem severas... Júlia nunca teve Hipos severas com sintomas...O organismo dela reage muito bem a elas!!No caso dela, que tem essas variações grandes de glicemia (sempre teve), não podemos ter muito medo da hipo, se não não conseguimos um controle nem perto de 7%... Ela baixa fácil de 300 para 60 num período de tempo super curto!!!!!E sem ultrarápida!!! O caso dela é o típico do que os médico chamam de "difícil controle". Apesar de todos os cuidados e toda dedicação de todos em volta, o organismo dela tem "vontade própria"... Dois dias exatamente iguais, com alimentações iguais e atividades iguais tem glicemia completamente diferentes... Quando usávamos a lantus ainda era muito pior... Com a levemir melhorou consideravelmente... Depois faço um tópico só falando sobre isso...
    Um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  14. Sabe o que aconteceu comigo na quinta feira ...
    Eu nao consegui idenficar minha hipo
    achei ate que era hiper ... ai depois de um tempo meio esquisita ( mais sem tremor ,sem suor ,sem dor de cabeca ...normalmente e que eu sinto ...bem na verdade meu primeiro sintoma...vem uma meia hora antes ,uma pontada fina na cabeca ,depois ja na hipo uma bambeada nas pernas ...terrivel ...ai a cabeca no canto esquerdo acima do olho ...doi parecendo que esta sendo cortada com uma gilete bem lentamente ) Ai tremor ,pensamento embaralhado e dificuldade de agir ) pois eh nesse dia nada disso e estava com 38 mg/dl ! Ja aconteceu de eu dar uma de 22 mg/dl no meio de uma loja sozinha !!
    Os sintomas acho que na verdade as vezes passam despercebidos ....pelo menos comigo ..depois que vou me lembrar AHHHH era comeco de hipo !Mais eu imagino que pra vc como mae deva ser realmente dificil nesse caso das "hipoglicemias asintomaticas".
    A Jujuba e uma gracinha!!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  15. Olá Roberta!!!
    È bem difícil sim!!! Temos que estar sempre atentos!!! E na mínima duvida, fazer o dextro...
    Beijos para vc!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Adori os comentários. Tenho um filho que descobri ser diabético porque toumou mais de quatro litros de água em menos de 12 horas. Tanto na hipo como na hiper. Cehgou a mais de 500 e estava brincando dentro do hospital. Ninguém acreditava em mim quando eu diia ser ele assnintomático. Fa 15 dias que sabemos e ele não consegue identificar ou demontrar nenhum sintoma. Não consigo dormir . Fico olhando para ele o tempo todo.

    ResponderExcluir
  17. Carolina a So no começo da diabetes ja chegou a ficar dsacordada ums3m com hipo de 30. E chegar comhipo de 10 e estar brincando , eu nao entendia isso porque mais que eu a monitoro. Ai o medico me explicou que nem sempre a glicose cerebral e igual a da ponta do dedo.O cerebro guarda um pouco de glicemia .O dificil e quando esgota as duas ai si da a perda de consiencia. um abraço regiany

    ResponderExcluir