domingo, 26 de dezembro de 2010

Criança rechonchuda não é sinônimo de saúde

O primeiro passo que os pais devem fazer é reavaliar o cardápio diário. Refeições muito calóricas, como a combinação batata frita, hambúrguer e refrigerante são extremamente prejudiciais para a saúde. Portanto, a mudança de hábitos alimentares deve ser iniciada com uma revolução na despensa e na geladeira. Reduzir o número de alimentos gordurosos e açucarados é o primeiro passo. Depois é só escolher as frutas, verduras e legumes que agrade a todos em casa. A geladeira ficará mais colorida e com opções nutritivas e saborosas. 

Os fast foods, presentes em cada esquina das grandes cidades, são um prato cheio para as gorduras. Limitar a ida a estes locais já é o início de uma reviravolta em prol da saúde de toda a família. Sem esquecer a prática de atividades físicas, indispensável para a criança queimar calorias reduzindo seu excesso de gordura. Caminhadas diárias durante 30 minutos, balé, futebol, natação, entre outras. O tempo destinado a televisão, videogames e computadores também deve ser administrado pelos pais ou responsáveis pela criança. Estudos mostram a relação direta entre assistir TV e a obesidade infantil.

A partir de que idade os pais devem começar a se preocupar com a alimentação dos filhos? 
Desde que nascem, pois necessitam de alimentos para fornecer um aporte de energia. São necessários macro e micronutrientes para garantir o desenvolvimento adequado. A partir do nascimento, cada alimento é inserido de forma gradual de acordo com a necessidade e maturidade do trato gastrointestinal. 

Algumas crianças passam por períodos de pouco apetite e neste momento é melhor evitar alimentos muito calóricos e pouco nutritivos como refrigerantes e balas.

Quais combinações são essenciais e nutritivas no dia a dia da criança? 
Uma das combinações que sempre dá certo e, ao mesmo tempo, é acessível a quase toda população, é o conhecido arroz e feijão (ou macarrão com feijão). Um completa o outro sob o ponto de vista nutricional, fornecendo energia para o desenvolvimento adequado da criança. Uma alternativa é acrescentar beterraba ao feijão e cenoura ou brócolis ao arroz, criando um prato colorido e nutritivo. 

Outra combinação que traz bons resultados é a inclusão de alimentos ricos em ferro e em vitamina C no cardápio. O ferro será melhor absorvido na presença desta vitamina. Portanto, incluir um suco de fruta cítrico, preparado na hora e ingerido imediatamente, após o almoço e o jantar, pode ajudar a prevenir a anemia.

Quais grupos de alimentos não podem faltar nas refeições e quais devem ser evitados? 
Toda criança deve comer fonte de proteína como as carnes vermelhas e brancas; de energia, o arroz, macarrão ou feijão; de vitaminas e minerais, legumes e frutas; de fibras, verduras folhas verdes.

Os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade são os ricos em açúcar simples: os doces, biscoitos recheados, balas, refrigerantes. Os alimentos ricos em gordura - as frituras - devem ser evitados desde a infância.

Outro cuidado deve ser dado aos salgadinhos amarelos, que parecem isopor, além dos refrigerantes, que apresentam corante amarelo e roxo causadores de processos alérgicos. 

O que os pais devem fazer para manter a criança seguindo uma alimentação saudável? 
Os pais devem ter uma alimentação saudável lembrado que o exemplo vem de cima, as crianças geralmente copiam os hábitos dos pais, ruins ou bons.

Deve-se incluir vários tipos de alimentos naturais como legumes, frutas e verduras, todos os dias. Se a criança não aceita estas opções no cardápio, a alternativa é experimentar outras receitas, mudar a preparação e ver qual combinação pode ser aceita.

Definir horários certos para as refeição é muito importante. Desta forma, pode-se evitar o hábito de beliscar fora dos horários das refeições. 

Em que a nutrição pode ajudar o pediatra na manutenção da saúde das crianças? 
A nutrição trabalha em conjunto com os pediatras para prevenir o aparecimento de doenças. Uma criança bem alimentada tem seu sistema imunológico funcionando melhor e assim pode-se prevenir anemia, carências nutricionais e melhor o crescimento e desenvolvimento geral. A criança bem alimentada resiste e se recupera melhor das doenças da infância. É preciso criar hábitos saudáveis desde a infância, prevenindo doenças adultas como diabetes e obesidade.

Fonte:http://www.sitesnobrasil.com/notas/2008/julho/obesidade-infantil.htm"

2 comentários:

  1. oi carol,
    sou a cunhada da renata ,tudo bem?
    to com dificuldades de encontrar guloseimas diet para o meu filho.
    vc sabe de algum lugar onde posso encontrra confeitos , pirulitos, biscoito de leite diets?
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Olha só, Júlia não come nada disso Diet pois fazemos a contagem de carboidratos... Aí ela come tudo normal mesmo... Mas tem algumas lojas que você pode encontrar essas coisas: Mundo Verde(maceió shopping), Tem uma na ponta verde chamada natureza Viva, tem uma no farol que esqueci o nome na praça do Marcelo cursos (na rua da embratel)e tem a erva doce & doce erva... Em todas você encontra produtos diet de ótima qualidade... Mande um e-mail para mim com seus contatos... Beijos!!!

    ResponderExcluir