quinta-feira, 31 de março de 2011

Bullyng.... Será que acontecerá com Júlia??????

Hoje recebi um link no Facebook que achei muito interessante compartilhar aqui no blog.... Falava sobre o Bullyng e na importância de instruirmos os nossos filhos para que essa prática não ocorra nas escolas (e no dia a dia)....
Dizia o seguinte:
INSTRUAM SEUS FILHOS... A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso. O menino que você chama de burro, quem sabe tenha problemas de aprendizagem. A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que pessoas como você a aceitem. O menino que você provoca e goza na escola, pode receber maus tratos em casa e você só estará contribuindo para destruir sua auto-estima. Se você é contra o BULLYING (violência psicológica) e quiser… Compartilhe!
Mas afinal de contas, O que é Bullyng????
O termo bullying é de origem inglesa é utilizado para descrever atos de violência moral ou física entre estudantes. “Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.”(DREYER,Diogo. 2003, p.13) 


Nunca aconteceu nada relacionado a isso com a Júlia (pelo menos não que eu saiba, ou não que ELA tenha notado), mas nunca tinha parado para pensar o quanto as crianças que tem uma situação especial com a Jujuba estão sujeitas a isso....
Talvez porque na minha época de escola (a cerca de 20 anos) isso se chamava realmente "brincadeira" ou "apelido".... 
E quanto Bullyng inconsciente nós praticávamos naquela época!!!!!! Aff!!! Agora que me dei conta disso!!!!
A gordinha era Bujão, ou rolha de poço, o que usava óculos era "4 ôio" , os que tinham olho grande chamávamos de "bigoião".... rsrsrsrsrsrs...... E isso não era o fim do mundo!!!!! Mas parece que hj isso tomou uma proporção muito maior e passou realmente a incomodar mais as crianças e adolescentes!!!! 

Criança realmente às vezes são cruéis..... Olha só esse depoimento que achei sobre Diabetes e Bullyng:
“Logo que descobri que tinha diabetes, me abri com meus amigos e alguns professores. Mas uma menina popular também ficou sabendo e resolveu usar isso contra mim. Começou pela internet, fazendo um perfil no Orkut chamado A Garota Doente com várias fotos minhas. Ela me humilhava, falava que ninguém poderia sair comigo porque ia passar vergonha, já que eu não poderia comer nada. Com isso, as pessoas se afastaram de mim, não me chamavam mais para nada. Fiquei péssima! O pesadelo só acabou quando o caso chegou a diretoria e eles fizeram a tal garota me pedir desculpas na frente de todos sob ameaça de ser expulsa.” Ana Catarina, 16 anos, São Paulo (Depoimento retirado do blog Todos contra o bullying) 
É!!!! Me Liguei agora que realmente Julia é um alvo fácil ... Sei que vai ser fácil de acontecer.... Não sei quando, nem em que intensidade, mas acho que em algum momento de sua vida isso vai acontecer.... E sei também que precisamos preparar ela e sua cabecinha para saber lidar sem grandes problemas com a situação....

E paro para me questionar.....
- Será por conta disso que tantas pessoas diabética escondem sua condição dos outros???? Já vi por ai muitos adolescentes e Pais que preferem omitir que são diabéticos....
- Quem sabe não pode ser por conta disso que as pessoas tem medo de usar a bomba (já que ela fica aparente 24 horas, diferente da caneta) e abrem mão de um tratamento e um controle muito melhor... Afinal, o que os olhos não veem o coração não sente....
- Como perceber que isso está acontecendo??? Se Julia estiver bem preparada sei que ela mesmo falará.... Mas como prepará-la para isso?????
- Ate que ponto o conhecimento e informação evita que os "ignorantes" pratiquem bullyng no caso dos diabéticos????

Acho realmente que a melhor forma e tentarmos que isso não ocorra com nossos filhos é ser bem aberta (como costumamos ser) em relação à condição de Julia, sempre, sempre informando e fazendo com que todos que estão em sua volta participem do processo... Pelo menos assim evitamos que as pessoas que mais convivem, que são os amiguinhos de sala, possam vir a tirar alguma brincadeira relacionado a isso.....
No caso da Julia, as amiguinhas de turma já entendem (assim como ela) o porquê que ela tira a glicemia e o porquê que ela precisa da insulina ... Engraçado é que todos querem sempre ajudar e participar do processo...
Uma grande amiguinha de Julia, A Lis,  essa semana disse uma coisa que achei lindo demais (relatado pela mãe dela)... "A jujuba é um doce de criança... Até o sangue dela é docinho...." , como se dissesse: Ela é tão meiga que até o sangue dela entrou na onda.... Hehehehehehe....
Hoje mesmo, outra grande amiguinha dela, A Luana,  que estava aqui em casa me pediu: "Tia Lina, posso dar "abelhinha" na Jujuba hoje? " e ainda chegou pra ela e disse: "Se você ficar quietinha Juju, não vai doer...". Julia na hora deitou no sofá e disse  "Aplica então desse lado do Bumbum Lua!!!" Lógico que eu prontamente preparei a caneta e Luana aplicou a insulina na Júlia .... E Julia ainda disse "Nem doeu viu Lua!!!"
É educar informando!!!!! Elas vão crescer assim....... Vai ser normalissimo!!!! Mas nós pais, temos um papel fundamental nisso!!!! E com os amiguinhos de Jujuba, só tenho a agradecer a seus pais por estar sempre explicando e mostrando a eles que Julia é uma criança como qualquer uma outra..........

Júlia, Lis e Luana no Passeio ciclistico da escola...


2 comentários:

  1. Carol,
    Bullyng é muito complexo, o que vai realmente afetar é o grau da auto estima, meu filho mais velho sofreu bulling na escola durante mais ou menos 6 meses, juntos tentamos reagir da melhor maneira possivel, conversava com ele todos os dias e eu o conheço o suficiente pra saber que se a situação não fosse resolvida rapido, ele reagiria agressivamente, fui varias vezes ao colegio, enviei textos sobre o assunto, sugeria debates em turma, mas nada. Um dia fui chamada a escola quando entrei na sala da coordenadora, la estava meu filho assustado e um menino com o nariz quebrado. Juro que na hora senti uma satisfação por ele ter reagido e saí em sua defesa, nem deixei a coordenadora pensar em julga-lo, eu havia avisado que ia acontecer.
    Conversamos muito sobre a reação dele, alguns dias depois a professora foi demitida por justa causa, não pela situação de bulling, mas pelo rolo que se meteu pra fugir da responsabilidade,
    Eu ja havia conversado com ela varias vezes e ela sabia o quanto eu cobraria dela a situação ter chegado ao ponto que chegou dentro da sala de aula, era uma quinta feira, na sexta seria o dia da arvore, ela decretou feriado na turma, na segunda quando todos voltassem, os animos ja estariam mais calmos, isso sem consultar a diretoria.
    E meu filho é lindo, saudavel, inteligente, por que o bulling?
    Pra isso não existe explicação, talvez sua menina nunca encontre colegas de turma maldosos a esse ponto, ou talvez sim.
    Aqui quem comete bulling em relação o diabetes é o proprio Igor, com uns amiguinhos que não gostam de ve-lo furar o dedo, ele fura e vai de proposito mostrar o sangue e ainda chama de medrodo quem não quer olhar, não gosto disso, temos conversado muito a respeito e ja estamos no ponto de punição. Existem regras de convivencia e ele tem que aprender a respeitar.
    Sem duvidas, pra toda criança ou adolescente praticante de bulling existe um adulto permissivo bem proximo, muitas vezes o proprio professor, pai ou mãe, irmão mais velho.
    Graças a Deus existem varias escolas e dou preferencia a escola que se preocupam com a inclusão social.
    Esta semana ajudei o Arthur a fazer um trabalho de informatica sobre Cyber Bullyng, ele lembrou a historia, ele odeia apelidos, nem o nome dele no diminutivo ele gosta.
    Tem muitos pais, tios, avos que praticam bullyng todos os dias, com a justificativa de que são apelidinhos carinhosos, se traz desconforto pra quem recebe o apelido com a melhor das intenções, isso também é bulling.

    ResponderExcluir
  2. Carol
    aqui no Japao acontece muito e se chama IJIME
    as criancas japonezas por serem muito retraidas nao contam para seus pais ... e e triste o que acontece elas se suicidam !O numero de suicidio cresce a cada ano que passa e isso nao acontece somente com criancas e jovens mais tb com adultos eles sofrem IJIME no trabalho e sao humilhados contantemente pelos chefes e ai a muito assasinato a TV relata direto esse tipo de caso os japonezes nao expoem seus pensamentos nao reagem a agrecao pisicologica ,nao mostram seus sentimentos e ai no fim das contas ou matam ou se sucidam !
    Agora sobre a diabetes eu ja fui vitima de agressao pisicologica que me levou a depressao desde o ano 20 ( estamos no ano 23),me tornei diabetica no ano 19 ,hj por consequencia disso tive anorexia ,crise do panico ,disturbio alimentar e bulimia ,passando a tomar anti depressivos desde entao ... so parei de toma los no dia 11 de marco ( dia do grande terremoto ) porque ficamos sobre alerta por duas semanas e caso eu fosse obrigada a ter que fujir de um tremor eles me empediriam por me deixarem com os reflexos lentos ... os primeiros dias foram terriveis ,tive ate uma internacao !
    Gracas a DEUS que eu tenho um marido muito bom e atencioso que sempre me poe no lugar mais alto e me faz sentir a mulher mais amada e protegida do mundo !Com certeza esse amor faz toda diferenca pra quem sofre desse tipo coisa !
    Tenho certeza que a Jujuba vai crescer e se tornar uma mulher forte e confiante em si mesma ,sabendo que ela pode tudo que os outros podem e que nao e mais nem menos que ninguem por ser quem ela e na sua condicao por ter uma familia e amigos que a amam !!!!
    bjim

    ResponderExcluir