segunda-feira, 21 de março de 2011

Diabetes e Oftalmologia

Essa semana, no Portal Alagoas Web estava lendo uma reportagem sobre a importância de se fazer um acompanhamento oftalmológico desde pequenininho... Achei o tema super interessante pois para uma criança diabética esse acompanhamento desde o inicio é muito importante...
Volta as aulas, você já levou seu filho a uma consulta ao oftalmologista? 

Problemas visuais podem afetar o aprendizado

O ideal é que toda criança da partir de 3 anos, mesmo sem sintomas, passe por um exame oftalmológico.
Quando a criança é pequena geralmente ela não tem a noção exata do que seja uma visão perfeita, por isso talvez seja difícil fazer um diagnóstico, mas se você como mãe estiver atenta poderá perceber alguns pequenos sinais que indicarão que seu filho está com alguma dificuldade para enxergar como por exemplo: como dor de cabeça depois da aula, ficar muito próximo de livros ou da televisão, não conseguir ver algo que você aponta a certa distância e olhos irritados. Além disso o rendimento dele na escola pode cair e ele ter dificuldade e até mesmo não gostar de estudar.
A recomendação para crianças com diabetes é fazer esse acompanhamento após os 10 anos e de três a cinco anos após o diagnóstico, mas nós com Julia, estamos procurando fazer um acompanhamento anual...

Achei essa outra reportagem sobre os Cuidados especiais que devem ser observados pelos pacientes diabéticos que achei bem interessante também disponibilizar o link para vocês.



Um comentário:

  1. OI Carolina, meu nome e Fernanda de Brasilia sou mae da Mariana que é DM1 desde 1 ano como a Jujuba, hoje ela esta com 2 anos e 3 meses, ainda estou nessa dúvida da escola, e com muito medo que as professoras não saibam se é birra ou uma hipo. Pelo que li no blog vc faz a contagem e aplica a insulina conforme os carboidratos é isso? Pois com a Mariana ela toma a NPH 2x ao dia e faço pra abaixar se precisar. Ainda não li no blog sobre a consulta com a nutricionista, já fui em várias, mas ainda não vi o que queria! Beeijo!!! Seus post tem sido uma Bíblia pra mim leio todos os dias, e como tem me ajudado!!

    ResponderExcluir